quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Banco Central institui PIX, sistema de pagamentos que chega em novembro | Brasil | Tecnoblog

O Banco Central aprovou nesta quarta-feira (12) a regulamentação do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos que permitirá transferir dinheiro sem restrição de horário e em qualquer dia da semana. Os primeiros cadastros serão aceitos a partir de outubro, enquanto a operação plena da nova ferramenta está marcada para 16 de novembro.

Pix / Banco Central

O PIX é uma nova modalidade de transferência de recursos que elimina algumas limitações dos sistemas utilizados atualmente pelos bancos. A TED (Transferência Eletrônica Disponível), por exemplo, funciona apenas entre 6h30 e 16h59, somente em dias úteis, sendo que o dinheiro fica disponível na conta do destinatário “no mesmo dia” (na maioria dos casos, o processo já acontece em questão de minutos).

Já o PIX funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todos os dias do ano, inclusive feriados, enquanto a disponibilidade dos recursos ocorrerá “em tempo real”, de acordo com o Banco Central. Os custos serão menores para as instituições financeiras (R$ 0,01 a cada dez transações) e a transferência entre pessoas físicas será grátis.

PIX - Banco Central

O pagamento via PIX pode ser realizado de diferentes formas, sendo que o mais comum será por meio do QR Code, como já acontece com aplicativos de carteiras digitais. Você poderá utilizar um código estático, que é reaproveitado em diferentes transações, ou um dinâmico, que é gerado uma única vez e descartado após a compra.

Será possível transferir dinheiro para um amigo, pagar um serviço ou comprar um produto com o PIX. A ideia é que a tecnologia funcione em lojas online, como uma alternativa ao cartão de crédito ou boleto bancário; esteja disponível em contas de consumo, como água ou luz; e seja utilizado pelo governo para o pagamento de impostos e taxas.

O Banco Central diz que o PIX é mais prático e rápido que os sistemas de transferência de recursos atuais e possui maior potencial de inclusão financeira, devido aos menores custos de iniciação e aceitação do sistema.

Novas empresas poderão entrar no mercado de pagamentos com maior facilidade, já que houve redução no capital mínimo requerido e, na adesão ao PIX, a companhia passa a integrar automaticamente o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). “Esse movimento reduz ainda mais as barreiras à entrada, fomentando a participação e a competição”, diz o Bacen.

As instituições financeiras poderão cadastrar as Chaves PIX dos usuários (número de celular, CPF, CNPJ ou e-mail) a partir de 5 de outubro. O início da operação plena está marcado oficialmente para 16 de novembro, quando o PIX poderá ser utilizado por meio do aplicativo das empresas participantes.

PIX deve tornar transferências rápidas, pagamentos instantâneos e transações por QR Code comuns no Brasil

Banco Central quer colocar PIX em funcionamento até novembro

PIX deverá permitir inclusive pagamentos via QR Code e NFC, diz Banco Central

Mesmo com a decisão do Cade, a operação do WhatsApp Pagamentos segue suspenso por determinação do Banco Central

Sistema de pagamentos instantâneos PIX vai ser lançado em novembro pelo Banco Central

As novidades do Amazon Prime Video em novembro trazem cinco séries originais e 4ª temporada de "O Homem do Castelo Alto"

Saiba como enviar dinheiro pelo WhatsApp ou fazer pagamentos em estabelecimentos usando o cartão de débito ou crédito

Caixa define novo calendário de pagamento e quando sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial; confira alternativas para saque

Diversos bancos não cobram mensalidade para conta corrente com cartão de débito ou crédito.
Veja quais oferecem transferências, saques, depósito por boleto e até investimentos de graça.

WhatsApp diz que pagamentos por vendas deve ser feitos pela conta Business; contas pessoais estão sujeitas a bloqueio

Nenhum comentário:

Postar um comentário