O emote “PogChamp”, um dos mais clássicos do Twitch, foi removido da plataforma nesta quarta (6). No Twitter, a plataforma explicou o motivo para a remoção: comentários feitos por Ryan “Gootecks” Gutierrez, que é o homem que aparece no emote, sobre as manifestações que ocorreram nos EUA.
O emote PogChamp foi removido do Twitch (Imagem: Reprodução/Twitch)
Ryan Gutierrez é um conhecido nome da comunidade de jogos de luta, tendo participado de diversos torneios oficiais de Street Fighter – e também uma das grandes personalidades do Twitch desde muito tempo.
Gootecks publicou em seu Twitter comentários em apoio a uma apoiadora de Donald Trump e ao movimento “MAGA” (Make America Great Again), que teria sido morta durante o confronto na invasão ao congresso norte-americano.
Na mensagem, Gootecks trata a mulher como mártir e cobra atitudes das pessoas que estavam no local, informando ainda que um vídeo seria publicado em breve.
Tweet de Gootecks (Imagem: Reprodução/Twitter)
A manifestação foi condenada por diversos órgãos da imprensa e sociedade, considerada uma atitude terrorista e antidemocrática, pois visava questionar a legitimidade do sistema eleitoral norte-americano e a eleição de Joe Biden, que sucederá Donald Trump.
Não é a primeira vez que Gootecks se envolve em questões polêmicas: o Kotaku já havia publicado uma matéria, em maio de 2020, informando que ele era um dos streamers, entre outros, que publicavam teorias da conspiração em seu canal.
O Polygon relata que muitas personalidades do Twitch comentaram que baniriam o uso do PogChamp em seus canais, por Gootecks ter incitado mais violência em prol de uma causa questionável.
Além de ter suspendido o emote por completo, o Twitch informou ainda que está desenvolvendo um substituto para ser usado.
Com informações: Polygon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário