quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Trump restringe WeChat Pay, Alipay e mais apps da China nos EUA | Negócios | Tecnoblog

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou seus últimos dias no comando para avançar ainda mais a guerra comercial com a China: uma ordem executiva foi emitida proibindo transações financeiras com oito aplicativos chineses, incluindo WeChat Pay, Alipay e CamScanner. O governo americano alega que os bloqueios são importantes para proteger a segurança nacional.

WeChat receberá restrições nos Estados Unidos (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Essa é a lista de aplicativos que tiveram o sistema de transações banidos pela ordem executiva de Donald Trump:

A ordem executiva diz, em tradução livre, que “ao acessar dispositivos eletrônicos pessoais como smartphones, tablets e computadores, os softwares chineses podem capturar diversos dados dos usuários, incluindo informações confidenciais ou sensíveis que permitem identificação individual”.

O documento ainda cita que esses dados permitem à China “rastrear a localização de funcionários federais e contratados para criação de dossiê com informações pessoais”. Por esse motivo, o governo diz que é necessário adotar medidas agressivas contra desenvolvedores chineses.

A tarefa de proibição deverá ser conduzida pelo Departamento de Comércio americano em 45 dias, mas a Reuters afirma que o processo deve ocorrer antes do término do mandato de Donald Trump, em 20 de janeiro de 2021.

Além de bloquear as transações financeiras desses apps, o governo Trump tenta restringir o uso de outros serviços chineses. O caso mais marcante é o do TikTok: uma ordem executiva chegou a ser emitida estabelecendo que a empresa deveria vender sua operação nos EUA, mas nenhum negócio foi concretizado e a rede social de vídeos continua funcionando.

Mais restrições foram impostas para empresas de outros setores: e as operadoras China Mobile, China Unicom e China Telecom foram removidas da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

Com informações: MacRumors

Nas ordens executivas, Trump afirmou que TikTok e WeChat "ameaçam a segurança nacional, a política externa e a economia dos EUA"

Para Apple, Disney, Ford e Walmart, banimento do WeChat pelos EUA pode afetar suas vendas na China

Oracle e Walmart ficarão com 20% do TikTok em acordo apoiado por Donald Trump; WeChat também evita bloqueio

Departamento de Comércio dos Estados Unidos sinalizou que TikTok e WeChat serão banidos em 20 de setembro (domingo)

Cartões de débito e crédito da bandeira Elo podem ser usados no Google Pay e Apple Pay para pagamento via celular com NFC

Comentários com a maior pontuação

Aprenda a como ativar e usar o Google Pay para pagar por aproximação e faça suas compras sem usar seu cartão de crédito físico

Saiba com usar o Apple Pay e quais bancos já suportam a tecnologia que permite usar o iPhone em pagamentos com cartão

Veja como usar o Samsung Pay, em quais celulares funciona e quais cartões de débito e crédito são aceitos

Não precisa pagar para usar o Apple Pay; veja quais cartões de crédito sem anuidade são compatíveis com o método de pagamento

Pagamento por aproximação é seguro e ajuda a não ter contato físico com o caixa ou a máquina de cartão; conheça algumas opções

Nenhum comentário:

Postar um comentário