O Google se manifestou novamente contra cookies de terceiros no navegador e deu mais detalhes sobre a alternativa que pretende promover. A empresa afirmou que o atual modelo de rastreamento de usuários, que busca informações individuais, pode ser substituído por um método baseado em interesses, o que ofereceria mais privacidade.
A companhia defendeu um modelo batizado de Aprendizado Federado de Coortes (FLoC, na sigla em inglês). A ideia é reunir informações de usuários com interesses comuns em grandes grupos. As empresas, por sua vez, poderiam definir quais grupos são seus clientes em potencial para exibir anúncios.
Os anúncios baseados em FLoC farão parte de testes públicos do Chrome previstos para março. Os testes com anunciantes no Google Ads começarão no segundo trimestre.
“O maior objetivo da Privacy Sandbox é desenvolver tecnologias que protejam as pessoas de técnicas ocultas ou pouco transparentes — que compartilham dados sobre usuários individuais e permitem que essas pessoas sejam rastreadas sem saber”, afirmou a empresa.
Os cookies de terceiros, usados para rastrear a navegação de usuários, são analisados pelo Google há bastante tempo. A empresa anunciou que deseja encerrar o suporte a eles no Chrome até 2022 para garantir mais privacidade. O objetivo da empresa é adotar os padrões da Privacy Sandbox.
Porém, os planos se tornaram alvo de uma investigação antitruste no Reino Unido. A CMA (Competition and Markets Authority), entidade reguladora britânica, quer saber se o fim do suporte aos cookies de terceiro vai resultar em mais concentração de renda entre produtos do Google.
Com informações: TechCrunch.
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