segunda-feira, 3 de agosto de 2020

WhatsApp ganha recurso para pesquisar mensagens no Google | Redes sociais | TechTudo

Por Rubens Achilles, do home office

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (3) uma nova função ao aplicativo. Um recurso de busca agora permite pesquisar no Google o conteúdo de mensagens muito encaminhadas. Disponível no Android e iPhone (iOS) e no WhatsApp Web, a medida tem como objetivo frear a disseminação de fake news e outras informações imprecisas no mensageiro. O recurso está em testes na versão mais recente do serviço disponível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido.

Ao receber uma mensagem de texto com a seta dupla que indica que foi encaminhada muitas vezes, o WhatsApp exibe uma lupa para fazer a pesquisa. Ao tocar sobre ela, o usuário é direcionado ao Google, que deve exibir resultados que permitam checar a veracidade do conteúdo compartilhado.

Selo de "encaminhada" é uma das medidas do WhatsApp em combate a fake news — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A novidade é mais uma medida tomada pelo WhatsApp que ajuda no combate às fake news. No período que antecedeu as Eleições de 2018, o aplicativo passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo é repassado. Além disso, durante a pandemia do novo coronavírus, o WhatsApp passou a restringir para apenas um contato o encaminhamento de mensagens muito compartilhadas.

Ferramenta de busca de mensagens está em testes no Brasil — Foto: Divulgação/WhatsApp

Como pesquisar mensagens do WhatsApp no Google?

Para pesquisar mensagens do WhatsApp no Google, basta clicar na lupa ao lado do texto encaminhado muitas vezes. O aplicativo exibirá um alerta na tela do celular para confirmar se você deseja buscar por aquele conteúdo na web. Basta confirmar e visualizar os resultados pelo navegador do celular.

Via WhatsApp

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Opine no Fórum do TechTudo.

Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário