segunda-feira, 3 de agosto de 2020

WhatsApp ganha botão Pesquisar para checar fatos no Google | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O WhatsApp está adicionando um botão de lupa ao lado de mensagens encaminhadas com frequência: ao tocar nele, o usuário é levado para uma busca no Google que mostrará se a informação é verdadeira ou fake news. A novidade será testada a partir desta segunda-feira (3) em países como o Brasil, EUA e Reino Unido no app para iPhone, Android e web.

WhatsApp e botão Pesquisar no Google

As mensagens encaminhadas com frequência têm uma seta dupla e só podem ser repassadas para uma conversa por vez; no caso de outros tipos de mensagem, esse limite é maior (5 contatos ou grupos).

A seta dupla é um indicador de mensagens que viralizam no WhatsApp. No entanto, como o conteúdo é protegido por criptografia de ponta a ponta, a empresa não sabe o que está sendo dito — o que dificulta a detecção de fake news.

Em vez disso, o usuário deverá conferir isso por conta própria ao tocar no botão Pesquisar que acompanha as mensagens encaminhadas com frequência. Surge o seguinte aviso: “Deseja pesquisar sobre esse assunto na internet? A mensagem será carregada para o Google”. A busca na web será realizada ao tocar em “Pesquisar na internet”.

“Esse recurso permite que os usuários carreguem a mensagem diretamente pelo navegador do celular ou do computador sem que o WhatsApp tenha acesso ao conteúdo da mensagem”, explica a empresa. O botão de lupa estava sendo preparado desde março, quando o WABetaInfo o encontrou em uma versão beta do aplicativo.

A opção Pesquisar está disponível para usuários no Brasil, Espanha, EUA, Irlanda, Itália, México e Reino Unido. Ele aparece somente ao lado de mensagens com seta dupla (encaminhadas com frequência), e apenas nas versões mais recentes do WhatsApp para Android, iOS, web e desktop; talvez seja necessário atualizar o app.

“Ao fornecer uma maneira simples de pesquisar na internet sobre o conteúdo desse tipo de mensagem, podemos ajudar nossos usuários a encontrar notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido”, afirma o WhatsApp.

WhatsApp e botão Pesquisar no Google

Em um esforço contra a manipulação de informação, Facebook proíbe deepfakes que são capazes de enganar um "usuário médio"

Bot ainda fala apenas inglês, mas já conta com quatro agências de verificação de fatos no Brasil e em breve falará português

WhatsApp também criou página com informações confiáveis sobre coronavírus (Covid-19)

Assim como o Facebook, o Instagram vai sinalizar para todos as publicações que apresentam informações falsas

Google indexou 5,5 mil números de celular do Brasil; WhatsApp solicitou remoção de resultados da busca

Tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um vídeo, o Deep Fake está tirando o sono de todo mundo

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Alguns truques básicos, mas totalmente essenciais, podem melhorar os seus resultados de busca no computador e no celular

Viu algum perfil que imita você ou alguém? Veja como avisar o Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário