O Auxílio Doença do INSS é um benefício pago pelo Governo federal para os trabalhadores que estão temporariamente impedidos de realizarem seus trabalhos presenciais. Veja qual o valor do Auxílio Doença pelo INSS e como é feito o cálculo do valor a ser pago.
Tem direito ao benefício todo o trabalhador que tenha o status de segurado. Alguns outros requisitos precisam ser preenchidos para ter acesso ao benefício:
O valor é de 91% do salário de benefício. Existe um cálculo feito pelo órgão para definir o valor do salário benefício. Para a conta são utilizadas duas regras, a Geral e a Transitória. Vamos ver como é feito o cálculo.
A regra geral define o pagamento por recolhimentos à partir de 1999. Nesse caso, o sistema verificará quantos meses existem de contribuição, irá separar 80% dessas contribuições, de valores mais altos, e fará uma média aritmética simples para definir o salário de benefício.
Para a regra transitória os recolhimentos utilizados contam a partir de 1994. Em seguida, o sistema faz a verificação de quantos meses tiveram contribuição, separando 80% dos maiores salários do período. Uma média aritmética simples definirá o valor do salário de benefício.
Exemplo:
Após a definição do salário de benefício, o INSS faz uma última conta para definir a Renda Mensal Inicial, que nada mais é que o valor do próprio benefício a ser pago.
Desde 2015, o valor do salário benefício não pode ultrapassar a média aritmética simples dos 12 últimos salários-de-contribuição, SC do segurado.
Exemplo sem limitação
Exemplo com limitação
Essas são as fórmulas para o cálculo da quantia que será paga no Auxílio Doença pelo INSS. Esperamos ter tirado as dúvidas sobre o valor do pagamento para os segurados do INSS, no caso de afastamento temporário do serviço. Caso o trabalhador precise, já poderá conferir se existiram erros de cálculo em seu benefício.
Mais informaçôes: inss.gov.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário