Ethernet é o padrão de conexão de redes cabeadas em roteadores. A diferença entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet é basicamente velocidade. Ambas limitam a conexão, porém com gargalos diferentes. Em nosso guia vamos explicar qual a diferença entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet e como escolher a melhor conexão de internet.
O Fast Ethernet é a conexão que pode ser chamada de 10/100. Tem esse nome pois ela aceita conexão nominal de até 100Mbps. Seu custo é reduzido, encontrada na maioria dos equipamentos existentes no mercado mas encontra limitação em tráfegos mais pesados de dados, como streaming.
A Gigabit Ethernet é uma conexão com suporte para velocidades mais rápidas de dados. O outro nome que recebe é 10/100/1000, pois suporta conexões nominais de até 1000Mbps ou 1Gbps. Os equipamentos com esse perfil de conexão não são populares e tem seu custo mais elevado. Ela suporta tráfegos intensos de dados com altas taxas de transmissão.
Realmente, a principal diferença é custo e velocidade de conexão. O que isso muda na vida de um usuário doméstico? Os padrões indicados para utilizar são influenciados, diretamente, pela velocidade nominal contratada de uma residência.
Caso o seu plano de internet seja com velocidade nominal de até 100MB, o Fast Ethernet irá atender bem o usuário, sem perdas.
Com planos de conexão nominal superior a 100MB, encontrados em alguns fornecedores e bandas muito altas usada por empresas, o indicado é trabalhar com Gigabit Ethernet. O limite ou “gargalo” do Gigabit Ethernet é maior e não existe desperdício.
Não faz diferença ter 150MB ou 200MB de conexão banda larga se o seu padrão de conexão for Fast Ethernet. O cabeamento irá limitar em 100Mbps sua conexão, desperdiçando o restante.
O usuário deve escolher o tipo de padrão que se encaixa em sua conexão nominal. Atualmente, não é tão grande a diferença de investimento nos padrões. Quando for aumentar sua conexão de internet ou substituir seu roteador, leve essas informações em consideração. Lembrando desses pontos o cliente vai se beneficiar em sua totalidade, evitando perdas e frustrações.
Esperamos ter ajudado a tirar dúvidas com nossa explicação.
Mais informações: Howtogeek.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário