segunda-feira, 17 de agosto de 2020

O que é o Grindr? | Aplicativos e Software | Tecnoblog

Grindr é uma rede social exclusiva para pessoas gays, bi, trans e queer. Ela é mais popular entre homens e está disponível nos dispositivos Android e iOS, além de contar com uma versão para navegadores web. Saiba mais sobre o que é o Grindr.

O que é o Grindr? / Reprodução / Felipe Vinha

Lançado em 2009, e similar ao Tinder ou Happn, por exemplo, o Grindr tem como objetivo promover o encontro de novas pessoas e/ou com foco em paqueras e relacionamentos. Seu principal diferencial é o público-alvo.

Também de maneira parecida com os concorrentes, ele é gratuito, mas com opções pagas – aqui chamadas de Grindr XTRA ou Grindr Unlimited.

Quem usa pode se cadastrar sem pagar nada por meio de identificação da Apple ou Google, além do Facebook e número de celular. O perfil funciona de maneira bem simples: envie suas fotos, preencha nome, idade, além de gênero e identidade sexual.

Hoje o Grindr já conta com milhões de usuários no mundo todo, inclusive no Brasil, com aplicativo disponível em português.

O funcionamento do Grindr é parecido com o de seus concorrentes, mas há diferenças notáveis. Em vez de mostrar um perfil por vez, ele exibe uma grade com várias pessoas, de maneira limitada, e os usuários podem escolher o que ver.

Quando um perfil é aberto é possível enviar uma conexão ou mandar mensagem. Caso o outro usuário decida responder, os dois podem iniciar uma conversa em texto, mostrar localização exata, enviar fotos ou bate-papo em vídeo.

Grindr

Ele também usa a localização do usuário para definir e mostrar quem está por perto, o que é igualmente configurável dentro do aplicativo. Caso prefira, o usuário pode ainda filtrar perfis por preferência ou bloquear indesejados.

Com o Grindr EXTRA, que custa R$ 37 mensais, os usuários têm acesso a algumas facilidades.

Entre elas:

Já o Grindr Unlimited, com preço de R$ 74 mensais, além de todos os benefícios acima, conta ainda com:

O Grindr oferece ferramentas de segurança e privacidade, como definir quem pode ver seu perfil ou denunciar pessoas que estejam fazendo mau uso da rede.

Curiosamente, o cadastro Grindr permite que o usuário, se desejar, comunique no app se é HIV positivo ou se possui qualquer outra DST – doença sexualmente transmissível. Foi por conta desta funcionalidade que o Grindr encarou problemas em 2018.

Na ocasião, o aplicativo foi acusado pela ONG SINTEF, da Noruega, de compartilhar este tipo de dado sensível com empresas. O perfil do usuário era compartilhado, na verdade, incluindo qualquer informação ligada a doenças.

O que é o Grindr? / Reprodução / Felipe Vinha

O Grindr confirmou o fato na ocasião, informando que compartilhava as informações com empresas como Apptimize e Localytics, alegando que era uma prática normal para empresas de aplicativos, em prol de desenvolvimento de novas tecnologias.

Ao mesmo tempo, a empresa informou que havia parado com este tipo de repasse de informações e alegou que elas não eram vendidas.

Hoje este tipo de problema parece ter sido superado e o aplicativo ainda é normalmente oferecido nas lojas online da Apple e Google.

Com informações: BBC

O Happn Premium é a versão paga do aplicativo de encontros. Saiba o que muda ao fazer a assinatura e veja se vale a pena para você

Entenda o que é e saiba como usar o Tinder, o app de relacionamentos que combina pessoas através de características em comum

Grindr, Hornet, Her, Femme, G Encontros e diversos outros aplicativos são uma alternativa ao Tinder para LGBTQs

Happn e Tinder são concorrentes, mas operam de maneiras diferentes. Entenda como funciona o Happn

Ao excluir uma conta do Happn você perderá todos os seus dados, incluindo todos os "Ois" enviados, Crushes e as conversas

Grindr pertence à chinesa Beijing Kunlun, mas governo dos EUA disse que isso representa "ameaça à segurança nacional"

Tinder Concierge está em testes e promete, por U$ 20 ou até U$ 50, aumentar o seu potencial de matches na plataforma

Versão mais leve do Tinder promete diminuir gasto de dados móveis em 20%

Swipe Night é a série interativa do Tinder que vai fazer você trocar a Netflix pelo aplicativo de relacionamentos por pelo menos 5 min

Quanto custa o Tinder Gold ou o Tinder Plus? Tinder não revela os critérios para a diferenciação do preço

Nenhum comentário:

Postar um comentário