O endereço MAC é a mais básica identificação de uma placa de rede ou dispositivo. Cada placa possui um endereço único. Em nosso artigo sobre o que é endereço MAC vamos ver como funciona essa identificação e qual a importância para as conexões Ethernet.
É o endereço base de todos os dispositivos de rede, existe apenas um endereço MAC para cada paca produzida. Quando pacotes são enviados ou recebidos, os dispositivos fazem uma comparação de endereços MAC, do destino com o próprio adaptador, se forem os mesmos, o pacote é processado. Quando são diferentes, a informação é descartada.
O MAC ou Media Acess Control adress, é um número de série de 48 bits que serve para identificar aquele dispositivo de rede Ethernet ou Wi-Fi globalmente. Mesmo a identificação sendo única, alguns dispositivos permitem a configuração de seu MAC, a chance de termos endereços MAC iguais é possível.
As conexões funcionam com dois protocolos, o endereço IP e o MAC. O endereço IP é de uma camada acima da Ethernet, sendo a primeira opção para envio de pacotes. Se o destino não está no mesma rede IP do remetente, é necessário enviar para o roteador configurado. A Ethernet utiliza os endereços MAC para esses envios.
O Protocolo ARP, Adress Resolution Protocol, é utilizado para recuperar o endereço MAC do destino. Com o endereço recuperado, o remetente grava o endereço MAC no pacote e envia, sendo recebido e processado no endereço final.
No aparelho Xiaomi Mi 9 SE
Esperamos ter ajudado a entender um pouquinho sobre o que é o endereço MAC e o quanto é importante para conexões entre dispositivos. Endereço MAC é a identidade do hardware para conexões.
Mais informações: howtogeek, PCmag, Searchnetworking

Nenhum comentário:
Postar um comentário