segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Microsoft confirma que quer comprar TikTok com aval de Trump | Negócios | Tecnoblog

A essa altura, é provável que você já saiba que o TikTok pode ser banido nos Estados Unidos. Para evitar uma decisão tão drástica, a chinesa ByteDance, empresa responsável pela plataforma, considera vender as operações do serviço. Depois de alguns rumores, a Microsoft reconheceu que pode ser a compradora.

O que é TikTok / Unsplash / Kon Karampelas

O TikTok é um fenômeno global, principalmente entre os jovens. Mas o sucesso da plataforma vem sendo observado de perto pelo governo dos Estados Unidos (e de outros países). O próprio presidente Donald Trump já declarou que vê o aplicativo como um risco à segurança do país. A alegação é a de que o TikTok serve de ferramenta de espionagem para o governo chinês.

Apesar de a ByteDance sempre ter negado as acusações e contratado um CEO americano para apaziguar os ânimos, a administração Trump vem fechando o cerco contra o TikTok. No final de 2019, o aplicativo foi banido pela Marinha dos Estados Unidos, por exemplo. No último fim de semana, Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, foi mais longe ao declarar que o serviço deve ser vendido ou bloqueado.

Neste ponto, a Microsoft entra na história. Os rumores de que o TikTok será vendido para evitar o seu bloqueio pelos Estados Unidos ganharam força no final de julho e, no último domingo (2), a companhia reconheceu que o CEO Satya Nadella e o presidente Trump conversaram sobre a Microsoft assumir o controle da plataforma.

Não seria uma compra total. A proposta preliminar determina que a Microsoft assuma as operações do TikTok nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A ByteDance continuaria com um pé no negócio, portanto.

Microsoft

É provável que, mesmo localizada, a presença da Microsoft tenha efeitos sobre o TikTok em escala global, afinal, a companhia terá que revisar a plataforma para que ela se adapte aos requisitos de segurança esperados pelo governo dos Estados Unidos.

As possíveis mudanças incluem adição de mecanismos de privacidade e políticas de transparência para supervisão de segurança pelos governos de diversos países. A Microsoft também se comprometeu a transferir dados de usuários americanos no TikTok para servidores nos Estados Unidos.

Mas a própria companhia alerta: nenhuma decisão foi tomada ainda. As negociações estão em andamento e não existe garantia de que a Microsoft conseguirá, de fato, adquirir as operações do TikTok.

Por causa disso, a empresa informou que não pretende se pronunciar sobre o assunto até que haja algo concreto para ser noticiado. A previsão é a de que as conversas com a ByteDance durem até 15 de setembro.

Com informações: TechCrunch.

Ainda em estágio inicial, a conversa sobre a separação do TikTok de sua controladora é defendida por um grupo de investidores

Custos da Apple devem aumentar com novas tarifas dos EUA sobre importações chinesas

Funcionários da Amazon não precisam remover app do TikTok de seus smartphones para ter acesso a serviço de email corporativo

Após liderar a criação do serviço de streaming da Disney, Kevin Mayer comandará a rede social de vídeos curtos

Huawei poderá ter acesso ao Android do Google e aos processadores da Intel e Qualcomm, beneficiando celulares e PCs

Se você não sabe o que é TikTok, apresentamos as principais características dessa rede social e tentamos explicar porque é tão popular

Saiba como aumentar o tempo de gravação no TikTok e poste vídeos que duram entre 15 e 60 segundos na rede social

Aprenda a como baixar vídeos do TikTok, os seus ou criados por outros usuários, usando o próprio app ou serviços de terceiros

Entenda como o TikTok recomenda vídeos no For You; saiba como a rede social se baseia em fatores óbvios e outros nem tanto

Aprenda como usar o TikTok, o app musical para iPhone e Android que é uma das maiores sensações entre os jovens no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário