terça-feira, 11 de agosto de 2020

Google transforma celulares Android em rede de detecção de terremotos | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O Google anunciou, nesta terça (11), os primeiros passos para a criação de uma rede de detecção de terremotos por meio de celulares com Android. A ferramenta utiliza o acelerômetro do smartphone para identificar tremores, e poderá emitir alertas para auxiliar em medidas emergenciais ao redor do mundo.

Celular Android

O projeto de alertas entra em vigor primeiramente na Califórnia, onde já existe uma rede terrestre de sismômetros com mais de 700 medidores instalados. Por lá, o Google conta com o sistema ShakeAlert, que utiliza os sinais coletados desses aparelhos para enviar avisos a smartphones.

De acordo com a empresa, a ideia é “correr na velocidade da luz” para notificar usuários sobre os terremotos antes que eles cheguem efetivamente. Em situações de abalos sísmicos, alguns segundos de antecipação podem ser cruciais para evitar fatalidades.

A rede colaborativa tende a ser ainda mais importante em locais onde não há estruturas tão robustas quanto as do estado norte-americano – como na Indonésia, por exemplo. 

Nesses casos, os sinais são enviados diretamente dos celulares Android para os servidores do Google, junto a uma localização aproximada. Ao combinar as informações de diversos dispositivos, o servidor consegue identificar se há de fato um terremoto acontecendo.

É válido ressaltar que a eficácia desse tipo de sistema está sujeita ao número de pessoas que aceitam compartilhar tais dados com o Google, o que pode resultar em pouca precisão, especialmente em fases iniciais.

A previsão é de que os alertas cheguem a lugares fora da Califórnia no próximo ano, mas já é possível visualizar abalos sísmicos recentes pela Pesquisa Google – basta procurar pelo termo “terremoto” ou “terremoto perto de mim”.

Com informações: Google

O recurso de gravar conversas inadequadas durante as viagens está disponível para todos os passageiros e motoristas da 99

Programa de instalação de câmeras de segurança da 99 chega a outras cidades do Brasil a partir da próxima segunda-feira (20)

WhatsApp coloca botão de lupa em mensagens encaminhadas com frequência para combater fake news; recurso chegou ao Brasil

Códigos do macOS Big Sur fazem referência à câmera TrueDepth, utilizada em iPhones e iPads para reconhecimento facial

Xiaomi vai atualizar mais de 30 smartphones para Android 11 com MIUI 12, incluindo Mi Note 10, Mi 9T, Mi 9 e Redmi Note 9 Pro

O que você precisa considerar ao comprar um smartwatch; confira essas dicas antes de escolher um modelo para usar no dia a dia

Saiba o que chega entre os lançamentos da Netflix em julho de 2020; Cursed, Warrior Nun, Desejo Sombrio e O Crush Perfeito

Objetivo é levar objetos em AR a todo o ecossistema de aplicativos da Apple para iOS

O Smart Lock opera bem no Android, mas é natural que você queira saber como tudo isso funciona na prática

Tutorial ensina como compartilhar a conexão do Windows de um jeito fácil e usando ferramentas gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário