O Google quer testar uma nova forma exibição de URLs no Chrome, mostrando apenas o nome do domínio, em vez do endereço completo na barra do navegador. O objetivo é deixar mais evidente para o usuário quando houver elementos suspeitos no domínio, que podem indicar a tentativa de phishing. O recurso apareceu em caráter experimental na versão 86 do browser, que deve ser lançada entre setembro e outubro de 2020.
Em um estudo realizado pelo Google, mais de 60% dos usuários clicaram em uma URL por engano, apenas por visualizarem o nome de uma marca conhecida ao longo do endereço.
A ideia do experimento no Chrome 86 é chamar a atenção para a parte “mais significativa” da URL, o que poderia contribuir para a identificação de nomes estranhos ou erros de digitação (como “tecnoblogg.net” com dois “g”, o que está incorreto e poderia ser fruto de uma ação maliciosa). Outros navegadores, como o Safari, já utilizam essa solução.
De acordo com o Google, essa forma de exibição aparecerá apenas para um grupo aleatório de usuários do navegador, inicialmente. Caso você seja um dos selecionados, será possível desativar o recurso para voltar a ver a URL completa. Para isso, bastará clicar com o botão direito do mouse no endereço e marcar a opção “Sempre mostrar URLs completas”, como mostra a imagem a seguir (em inglês).
Caso se prove eficaz contra golpes, é possível que a novidade chegue para todos de forma permanente em atualizações futuras do Chrome.
Para testar esse recurso do Chrome 86 agora, você deve baixar o Chrome Canary e acessar chrome://flags – em seguida ative as opções:
Lembre-se que o Canary é uma versão experimental do Chrome, e está sujeito a (muitos) bugs e instabilidade.
Com informações: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário