A briga entre Epic Games e Apple está longe de acabar: a desenvolvedora anunciou nesta quarta-feira (26) que a próxima temporada de Fortnite não estará disponível para iPhone, iPad e Mac. Além disso, o jogo de battle royale não terá mais crossplay com usuários de outras plataformas.
A Epic atualizou sua seção de perguntas e repostas sobre a campanha #FreeFortnite. Ela diz que a Apple está bloqueando atualizações e novas instalações do jogo na App Store; e que sua conta de desenvolvedor será encerrada.
“Como resultado, a mais recente atualização do Fortnite, o Capítulo 2: Temporada 4 (v.14.00), não será lançada no iOS ou no macOS em 27 de agosto”, explica a empresa. Há rumores de que esse update terá um tema baseado em personagens da Marvel.
Pior: a Epic confirmou ao The Verge que o iPhone, iPad e Mac vão perder o crossplay com plataformas não-Apple no modo multiplayer. Ou seja, jogadores de Fortnite no iOS, iPadOS e macOS só poderão disputar entre si; enquanto usuários do PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Android poderão ser pareados tal como antes.
Vale lembrar que Fortnite também foi retirado da Google Play Store. Para ter acesso à versão mais recente, é necessário instalar a loja da Epic Games ou usar a Galaxy Store em dispositivos Samsung.
A Apple proibiu a Epic de atualizar Fortnite, e impediu a instalação por novos usuários, porque a desenvolvedora violou uma das regras da App Store: ela passou a oferecer compras in-app através de um método próprio, que não paga a taxa de 30% da loja. O mesmo aconteceu na Play Store.
Fortnite pode voltar à App Store se remover essa forma alternativa de compras in-app, mas a Epic não vai fazer isso: ela quer pressionar a Apple a não cobrar taxa por essas transações. A disputa foi parar na Justiça: uma juíza decidiu que o jogo pode ser bloqueado, mas não a Unreal Engine usada por vários desenvolvedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário