Usuários das barcas do Rio de Janeiro já podem pagar passagens com o celular ou cartão contactless. A Visa anunciou, nesta segunda-feira (3), um projeto piloto em parceria com a CCR Barcas para levar o pagamento por aproximação via NFC às catracas das estações Araribóia, em Niterói, e Praça XV, na capital fluminense.
A parceria entre as empresas pretende agilizar e facilitar a vida dos passageiros, já que não precisam mais encarar filas para comprar bilhetes ou recarregar o Bilhete Único. Agora, basta aproximar dispositivos compatíveis com a tecnologia nos validadores indicados e embarcar. A cobrança será debitada diretamente na fatura do cartão.
A iniciativa é possível graças ao Visa Secure Access Module (SAM), que, segundo a Visa, “permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores das roletas”. A transação não gera custos e taxas adicionais aos clientes.
Esta é mais uma ação para levar pagamentos via NFC (Near Field Communication) ao transporte público do Rio de Janeiro. Em abril de 2019, a MetrôRio, concessionária do metrô carioca, habilitou as transações por aproximação em todas as estações da cidade. Em fevereiro, as catracas do modal começaram a aceitar cartões Mastercard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário