A Apple começou a disponibilizar nesta quinta-feira (6) a versão de testes públicos do macOS Big Sur. A versão mais recente do sistema operacional que roda nos Macs traz novidades na parte visual, como ícones redesenhados e que caminham para os mesmos que existem no iOS e iPadOS.
Antes de continuar com o texto deste artigo, é necessário ter em mente que tudo que é beta é beta e isso significa que o sistema ainda está em testes, com falhas que podem ser graves e que ainda serão corrigidas – até programas que rodam bem no macOS Catalina, mas não funcionam ainda no Big Sur. Agora que você foi bem avisado e já sabe dos riscos de ter um software beta, vamos lá.
O que mais chama atenção neste novo sistema operacional é a parte visual, que fica mais alinhada ao que existe lá no iOS e no iPadOS. A central de controle da barra de notificações mudou e está quase idêntica ao que existe nos iPhones e iPads, os ícones de apps também. Até mesmo as notificações aparecem em cards separados com prévia de mais dados, exatamente como no sistema mobile.
O Safari também está na lista de novidades, com prévia das abas ao passar o ponteiro do mouse por cima dela e os favicons que ficam visíveis por padrão – neste momento, no macOS Catalina, é necessário ativar o favicon nos ajustes. A página inicial do browser também está diferente e agora permite uma imagem personalizada pelo usuário.
Dois pontos que também mudam, só que podem afetar um número menor de usuários, está na reformulação visual do app Mensagens e que também está mais próximo do que existe no iOS 14, o que inclui até mesmo as animações. O Mapas passa a exibir o Look Around, que é o Street View da Apple e que está presente apenas em cidades dos Estados Unidos e algumas poucas do Japão.
Estes serão os Macs que podem rodar macOS Big Sur:
Para baixar o beta publico do macOS Big Sur, basta seguir os passos (em inglês) deste link.
Com informações: The Verge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário