O Google está dificultando a possibilidade de que aplicativos utilizem apps de câmeras terceiros no Android 11. A novidade apareceu na versão beta mais recente do sistema operacional móvel do gigante das buscas e pode ser um problema para os amantes da G Cam.
O Android sempre foi um sistema aberto para a escolha do usuário, mas na versão de testes mais recente do Android 11 uma parte dessa liberdade foi removida dos usuários. A mudança acontece dentro de um aplicativo que pode acessar a câmera do aparelho, que até então permite ao dono do gadget escolher qual app quer abrir – se o nativo do fabricante ou um terceiro e instalado manualmente.
No Android 11 o sistema escolhe automaticamente o aplicativo nativo do aparelho e ignora qualquer outro que esteja disponível. Isso não quer dizer que a pessoa não pode mais instalar outro programa para tirar fotos, mas garante que o trabalho será dobrado quando, por exemplo, ela estiver dentro de um app de venda e quer tirar a foto de um produto com outro app que não o pré-instalado.
Se quiser continuar fazendo isso, será necessário abrir primeiro o app escolhido para câmera, fazer a foto e depois mudar para o aplicativo de vendas para pegar a imagem a partir da galeria de fotos.
A mudança não deve atingir de forma negativa a maioria dos usuários que fica com o app de câmera nativo por todo o tempo que está com o celular, mas pode ser ruim para os amantes de modificações e principalmente para quem corre para ter uma versão da G Cam a qualquer custo.
O Google afirma que a alteração faz parte de mudanças necessárias para garantir a segurança do usuário. O gigante das buscas também garante que existe um método para poder abrir outro app de câmera por parte do desenvolvedor, que é escrevendo o nome interno do aplicativo de câmera dentro do código de seu programa. Dá trabalho escrever nome por nome de forma manual e certamente isso não vai acontecer.
Com informações: Android Police.
Nenhum comentário:
Postar um comentário