O iFood anunciou nesta quinta-feira (25) um plano chamado iFood Regenera, com objetivo de zerar emissões de carbono para a entrega de alimentos e mercadorias pelo aplicativo. O plano envolve planejamento para que até 2025 os parceiros utilizem veículos elétricos, junto de novos materiais para diminuir a dependência do plástico para toda a operação logística até o consumidor final.
A primeira etapa para o movimento criado pela empresa é incentivar o menor uso de plástico pelos restaurantes, focando este argumento para o consumidor. Para chegar neste objetivo, o iFood quer fomentar convencer o cliente a escolher não receber um talher de plástico, ou então algum item descartável. Junto disso, restaurantes que adotam boas práticas ambientais receberão um selo, parecido com o alerta para estabelecimento com boas notas e que já está presente no app.
“Nos primeiros testes que fizemos, 90% dos consumidores utilizaram o recurso, o que resultou na redução de dezenas de milhares de talheres e mostra o desejo do usuário em receber menos resíduos nas suas casas,” diz Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis no iFood.
Além de talheres, a empresa pretende impulsionar um uso cada vez maior de embalagens criadas com fontes renováveis, como o papel. O iFood também investirá em cooperativas de reciclagem para aumentar a quantidade de materiais recicláveis que são realmente reciclados. Este apoio será composto por maquinário novo, com exemplo para São Paulo que receberá um sistema semi-mecanizado para fazer este trabalho – o iFood promete que este sistema não diminuirá a renda das pessoas que trabalham nestes locais.
Outro ponto importante da iniciativa está na parceria do iFood com a Voltz, empresa brasileira que já criou algumas motocicletas elétricas, indo desde motos tradicionais com capacidade para curtas viagens, até scooters voltadas para o perímetro urbano.
O início dos primeiros frutos da parceria acontecerá a partir de abril deste ano, com 30 motos elétricas da Voltz sendo enviadas para alguns entregadores do iFood. Se tudo correr como o esperado, o passo seguinte envolverá a chegada de mais 10 mil veículos idênticos nos próximos 12 meses.
O app de entrega quer criar uma linha de crédito especial para esses entregadores, em um esquema semelhante ao que a empresa brasileira já faz com a Tembici para oferecer aluguel de bicicletas elétricas com um custo reduzido. Esta parceria voltada para a pedalada já está acontecendo desde outubro do ano passado e é chamada de iFood Pedal.
Neste momento a empresa conta com mais de dois mil entregadores cadastrados nesta campanha, com 1 mil bikes espalhadas e compartilhadas dentro das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
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