Cansado de matar, roubar e “tocar o terror” no GTA V? Conheça o universo do GTA RP, uma nova forma de jogar o sucesso da Rockstar, que combina a tradicional jogabilidade de mundo aberto da série com elementos e mecânicas inspirados nos jogos de RPG. Saiba mais sobre o que é GTA Roleplay, como jogar, como encontrar e criar servidores, os termos mais populares e mais.
GTA RP (sigla para Role Playing) é um maneira de jogar GTA V online em servidores personalizados, criados pela comunidade, implementando elementos de jogos de RPG. Os servers de GTA RP geralmente utilizam mods que adicionam mecânicas extras ao jogo, como consumo de combustível nos carros, trabalhos e salários, direitos a propriedades, entre outras coisas.
O diferencial do GTA RP em relação ao GTA Online está na dinâmica: os jogadores devem interpretar seus personagens o tempo todo, como se estivessem na “vida real”. Se o jogador for um entregador de pizza ou um vendedor de carros, por exemplo, ele deve executar suas funções durante o horário de trabalho e ser pago por isso.
O mesmo vale para as funções “clássicas” do game, como criminosos. Ao contrário do jogo original, nem todos os jogadores podem roubar ou cometer crimes em um servidor de GTA RP – e caso o façam sem autorização, podem ser punidos ou até mesmo banidos. Ações que não são comuns na vida real, como saltos com carros e manobras automobilísticas impossíveis, também são proibidas.
Metagaming é a utilização de informações externas para obter vantagens dentro do jogo. Pelas regras, os jogadores devem comportar-se exatamente como fariam na vida real. Por exemplo, ao encontrar alguém que ele conhece fora do jogo mas não dentro do GTA RP, ambos devem agir como se não se realmente conhecessem. Outra forma de metaming é combinar ações em salas privadas ou de bate-papo externo, o que também é proibido.
Por depender de mods e rodar em servidores personalizados, GTA RP só está disponível para PCs. A maioria das comunidades podem ser acessadas pelo FiveM, uma modificação para GTA V que permite conectar e jogar em servidores personalizados.
Outro mod popular é o RAGE.mp, que também permite criar seu próprio servidor de GTA V Online.
Praticamente todos os servidores de GTA RP possuem algum processo seletivo de seus membros. Essa é uma forma que os administradores encontraram de tentar filtrar apenas aqueles usuários que estão realmente interessados em seguir as regras e participar da maneira correta.
Devido ao crescente interesse de grandes streamers, o GTA RP tem conquistado cada vez mais jogadores, o que torna o acesso aos servidores mais famosos bem demorado. Na maioria dos casos, é preciso preencher um questionário enorme, passar por uma entrevista e aguardar pela aprovação de um moderador.
Alguns servidores, como o NoPixel (que é internacional), oferecem a opção de pagar para “furar a fila” – mas isso também não garante a aprovação, apenas que o processo seja um pouco mais rápido.
Alguns dos servidores mais brasileiros mais conhecidos são:
O Cidade Alta é considerado atualmente como a maior comunidade de GTA RP do Brasil. Criado por membros da LOUD, uma das maiores organizações de esports do país, o servidor conta com participações de pessoas conhecidas do universo gamer, e já teve a presença de famosos, como a cantora Anitta.
Não custa nada lembrar que você precisa ter uma cópia de GTA V instalada no seu computador (Steam, Epic ou comprada na loja da Rockstar) e uma boa conexão com a internet.
Após ser aceito em um servidor de GTA RP, a primeira coisa a se fazer é ler (ou reler) as regras. Segui-las é fundamental para manter o bom andamento do jogo e não ter sua conta suspensa.
O começo de sua jornada varia de servidor para servidor. Normalmente, seu personagem começa sem emprego e apenas com as “roupas do corpo”, e deve seguir alguma orientação da comunidade ou do próprio jogo para conseguir seus primeiros trocados. Muitas comunidades também possuem canais no Discord nos quais se reúnem para jogar, organizar a cidade, tomar decisões e orientar os novos cidadãos.
Quanto a jogabilidade, o game ainda é o bom e velho GTA V. No entanto, fique atento às mecânicas adicionadas por mods e que não estão no jogo original, como fome, sede, combustível nos veículos, etc, e não saia matando e roubando tudo o que encontrar pela frente (ao contrário do que normalmente é incentivado a fazer no GTA Online).
Criar um servidor no GTA RP exige um certo conhecimento técnico, pois é preciso lidar com instalações e configurações de diferentes tipos de arquivos. Algumas ferramentas visam facilitar esse processo, como o FiveM e o RAGE.mp.
Caso tenha interesse em criar seu próprio universo no GTA V, acesse o site desses programas, leia a documentação e siga as instruções com cuidado. Os programas são gratuitos, mas hospedar o servidor e disponibilizá-lo na internet pode ter custos.
Além de “RP” e “metagaming”, outros termos fazem parte do vocabulário de quem joga GTA RP, como:
Tanto o GTA V quanto o GTA Online não possuem um chat de voz próprio. No multiplayer original, os jogadores se comunicam pelo chat de texto. No caso do GTA RP, muitos servidores utilizam serviços de bate-papo externos para que seus membros possam conversar. O mais comum é o Discord, mas existem outros, como o TeamSpeak.
Os requisitos para rodar GTA RP são praticamente os mesmos de GTA V, com a diferença de que o FiveM, mod responsável por dar acesso aos servidores, recomenda o Windows 8.1 ou Windows 10, se possível sempre com as últimas atualizações instaladas.
Requisitos mínimos:
Requisitos recomendados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário