domingo, 31 de janeiro de 2021

LBFF 4: Vivo Keyd assume a liderança da competição; FURIA vem logo atrás | Esports | TechTudo

Por Victor de Abreu, para o TechTudo

A Vivo Keyd é a nova líder da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) 4. Apesar de um domingo (31) bastante irregular, a atuação dos guerreiros no sábado (30) foi o suficiente para eles encerrarem a segunda semana no topo da tabela de classificação. No entanto, a FURIA Esports, que também está no Grupo B, buscou uma dobradinha impressionante nas duas últimas quedas da rodada, deu um enorme salto na tabela e ficou com a segunda colocação, apenas um ponto atrás da líder Keyd.

Embora as equipes do Grupo C não tenham jogado neste domingo, vale lembrar que GOD e-Sports e Santos e-Sports dominaram a rodada no sábado. Além disso, mesmo com seis quedas a menos que as equipes do Grupo A e B, ambas permaneceram entre as posições mais altas da tabela de classificação.

Qual o melhor personagem do Free Fire? Veja Alok, Kelly e mais destaques

Vivo Keyd é a nova líder da LBFF 4 — Foto: Divulgação/Garena Free Fire

Três BOOYAHS! para a conta

Assim como a SS e-Sports na primeira semana, a GOD e-Sports fez três BOOYAHS! em uma única rodada. Os deuses abriram a primeira queda com vitória em Purgatório graças a uma estratégia menos agressiva, evitando confrontos diretos, dando valor ao posicionamento e aproveitando combates paralelos de outras equipes para garantir o primeiro BOOYAH! da semana. Tal estratégia também funcionou em Kalahari e no retorno ao Purgatório, dando a eles três BOOYAHS! e a liderança no sábado.

No entanto, vale destacar também a bela apresentação do Santos e-Sports. Foram dois BOOYAHS! para o Peixe, mas, seus 46 abates – cinco a mais que a GOD e 19 apenas na conta do jogador "Ruan" – renderam 98 pontos no sábado, oito a mais que a GOD. Dessa forma, os deuses ficaram na liderança com 157 pontos, enquanto o Santos ficou bem próximo, em terceiro, com 155 pontos. Vale lembrar que ambas as equipes possuem seis quedas a menos que os times dos Grupos A e B, o que as coloca um pouco abaixo na tabela.

God e-Sports conquistou três BOOYAHS! no sábado e voltou a se mostrar como uma das grandes equipes desta etapa — Foto: Divulgação/Garena Free Fire

Segue a Keyd

A Vivo Keyd também foi um dos grandes destaques do sábado (30), sendo a terceira equipe com mais abates (28) e também a terceira com maior pontuação ao final da rodada (71), incluindo seu BOOYAH! conquistado na última queda, em Bermuda. Ao final da rodada, a Vivo Keyd ficou com 156 pontos na segunda colocação e teve a oportunidade de se distanciar ainda mais na classificação neste domingo (31).

Apesar de ser uma da favoritas na rodada, a Keyd não conseguiu repetir a mesma boa apresentação no dia anterior. Com poucos abates e derrotas rápidas nas quedas, os guerreiros começaram a ver a aproximação de outras equipes na tabela, como FURIA e LOUD. A reação veio na penúltima queda, em Kalahari, onde, mesmo sem o BOOYAH!, eles conquistaram muitos abates e juntaram 17 pontos ao final da queda, assegurando a liderança com apenas um ponto de diferença da segunda colocada.

Os guerreiros voltaram a mostrar boa atuação nesta semana e seguem entre as melhores equipes da competição — Foto: Divulgação/Garena Free Fire

Em fúria

A FURIA Esports, que também pertence ao Grupo B, mostrou sua força neste domingo (31). Apesar de ter encerrado o sábado (30) na quinta colocação, a FURIA estava com apenas 109 pontos, quase 50 atrás da então líder GOD e-Sports. Em cada queda na quarta rodada, os panteras foram buscando boas colocações e abates atrás de abates, em especial nas mãos do jogador João Paulo "memgod" Matayoshi, o atual líder de abates de toda LBFF 4 e o MVP da semana dois.

A recompensa chegou na quinta queda, em Kalahari, quando a FURIA finalmente conquistou o BOOYAH! e ainda acumulou 27 pontos para se aproximar de vez da Vivo Keyd. Na última queda, mais um BOOYAH! para fechar a dobradinha ao final da rodada. Tudo indicava que a liderança ficaria com a FURIA, mas a Keyd se segurou e, com diferença de apenas um ponto, ficou na frente dos panteras.

FURIA Esports consegue dobradinha e por pouco não fica com a liderança da LBFF — Foto: Divulgação/Garena Free Fire

Resultados da segunda semana

Sábado (30/01) - Grupos B e C

  • Queda 1 (Purgatório): BOOYAH! da GOD e-Sports
  • Queda 2 (Kalahari): BOOYAH! da GOD e-Sports
  • Queda 3 (Bermuda): BOOYAH! do Santos e-Sports
  • Queda 4 (Purgatório): BOOYAH! da GOD e-Sports
  • Queda 5 (Kalahari): BOOYAH! do Santos e-Sports
  • Queda 6 (Bermuda): BOOYAH! da Vivo Keyd

Domingo (24/01) - Grupos A e B

  • Queda 1 (Purgatório): BOOYAH! do Flamengo Esports
  • Queda 2 (Kalahari): BOOYAH! do Cruzeiro eSports
  • Queda 3 (Bermuda): BOOYAH! do Fluxo
  • Queda 4 (Purgatório): BOOYAH! da LOUD
  • Queda 5 (Kalahari): BOOYAH! da FURIA Esports
  • Queda 6 (Bermuda): BOOYAH! da FURIA Esports

Tabela de classificação

LBFF 4 - Classificação Geral

Com informações de ffesports

Como conseguir o Fusca e outros carros no GTA 5 | Jogos | Tecnoblog

GTA 5 tem uma vasta quantidade de carros para os jogadores pilotarem. Enquanto alguns modelos foram criados para o jogo, outros são inspirados em veículos reais, como Fusca e Ferrari, ou ainda em carros “quase reais”, como o Batmóvel, de Batman, e o DeLorean, de De Volta para o Futuro. Saiba como conseguir esses e outros carros no GTA 5 neste guia.

Todos os carros da lista podem ser comprados nas concessionárias do jogo (Legendary Motors, Southern San Andreas Super Autos ou Warstock Cache & Carry). No entanto, alguns precisam ser desbloqueados ou recebem descontos ao completar determinadas missões. Também foram incluídos carros que se assemelham mais ao veículo original após algumas modificações. Também vale lembrar que a maioria dos modelos só estão disponíveis no GTA Online.

Deluxo (Imagem: Reprodução/Rocsktar Games)

Um dos carros mais famosos do cinema é, sem dúvida, o DeLorean DMC-12, da série De Volta para o Futuro. O automóvel modificado para ser uma máquina do tempo pelo Dr. Emmet Brown ganhou sua própria versão no GTA Online.

O Imponte Deluxo não viaja no tempo, mas é equipado com uma submetralhadora e também pode voar e flutuar sobre a água. O jogador recebe um generoso desconto no valor do carro ao completar uma das missões de preparação do Golpe do Juízo Final.

Preço: GTA$ 4.721.500 (GTA$ 3.550.000 com desconto)

Onde comprar: Warstock Cache & Carry

Grotti Vigilante (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

Outro carro que marcou época no cinema (e nos quadrinhos), o Batmóvel já teve vários modelos. A versão virtual do GTA Online é inspirada no Batmóvel do filme dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton em 1989. O Grotti Vigilante, como é chamado no game, foi adicionado como parte do DLC “Acima da Lei”, lançado em 2017.

Preço: GTA$ 3.750.000

Onde comprar: Warstock Cache & Carry

Nagasaki Shotaro (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

A icônica moto de digital cheia de luzes neon do filme Tron: O Legado também ganhou sua versão em GTA 5. Apresentada no game como Nagasaki Shotaro, ela tem várias opções de cores e também “brilha no escuro”.

No entanto, a Light Cycle do GTA Online só fica disponível para compra após o jogador completar pelo menos um round da corrida de motos do desafio “Rabo Quente”, no Modo Adversário.

Preço: GTA$ 2.225.000

Onde comprar: Legendary Motosport

Ruiner 2000 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

A Super Máquina é uma série de televisão que fez muito sucesso na década de 80. O programa era estrelado por David Hasselhoff, cujo personagem conduzia um carro de alta tecnologia e personalidade própria chamado K.I.T.T.

No GTA Online, o jogador pode ter sua própria versão da “super máquina” comprando o Imponte Ruiner 2000. O carro foi adicionado ao jogo junto da atualização “Importação/Exportação”, lançada em 2016. Jogadores que completarem a missão de importação do Ruiner 2000 ganham um desconto especial.

Preço: GTA$ 5.745.600 (GTA$ 4.320.000 com desconto)

Onde comprar: Warstock Cache & Carry

Declasse Scramjet (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

Quem gosta de alta velocidade pode adquirir sua própria versão do Mach 5, o clássico carro de corrida do desenho Speed Racer. Parte do pacote “Night na Balada” lançado em 2018, a versão básica tem o formato do carro original, mas pode ficar ainda mais similar ao modificá-lo com as cores certas.

O jogador também recebe um desconto no valor do carro ao vencer uma corrida da modalidade Temporada de Caça, no Modo Adversário do GTA Online.

Preço: GTA$ 4.628.400 (GTA$ 3.480.000 com desconto)

Onde comprar: Warstock Cache & Carry

LCC Sanctus (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

Para os fãs de motos, a Sanctus faz referência a uma das motocicletas mais famosas dos quadrinhos e do cinema: a Hell Cycle, pilotada pelo Motoqueiro Fantasma. No GTA 5 ela não pega fogo como a original, mas também tem o mesmo design gótico e cheio de caveiras. Apesar de ser vendida pela loja Southern S.A. Super Autos, ela só fica disponível aos jogadores durante os eventos especiais de Halloween.

Preço: GTA$ 1.995.000

Onde comprar: Southern San Andreas Super Autos

Dewbauchee JB 700 (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

O espião mais famosos dos cinemas também tem alguns de seus carros mais icônicos representados no game. Um deles é o Dewbauchee JB 700, inspirado no Aston Martin DB5 que James Bond dirige no filme 007  – Operação Skyfall.

O próprio nome do veículo é uma homenagem ao espião: JB vem de “James Bond”, e 700 é o código 007 invertido. É o carro mais barato da lista, custando apenas GTA$ 350.000 no GTA Online. No modo campanha, ele fica disponível após a missão “Infiltrado”, cumprida por Franklin Clinton.

Preço: GTA$ 350.000

Onde comprar: Legendary Motorsport

Ocelot Stromgerg (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

Para quem quer mais carros no GTA 5 pilotados por James Bond, há também o Ocelot Stromberg. Adicionado junto da atualização do “Golpe do Juízo Final”, o carro-submarino é inspirado no veículo-anfíbio de nome “Wet Nellie”, dirigido por Bond no filme 007 – O Espião que me Amava. Assim como o carro do filme, o Stromberg também tem o chassi similar ao Lotus Esprit.

O jogador recebe um desconto considerável no valor do carro no GTA Online ao completar a missão de preparação do “Golpe do Juízo Final”, que envolve a utilização de quatro Strombergs em um assalto cinematográfico.

Preço: GTA$ 3.185.350 (GTA$ 2.395.000 com desconto)

Onde comprar: Warstock Cache & Carry

Vapid Apocalpyse Imperator (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

Outro filme com grande destaque para carros é Mad Max. Nele, o personagem de Mel Gibson dirige um Ford V8 “Special Porsuit” Interceptor pelo futuro desértico e pós-apocalíptico da saga.

No GTA Online, o jogador pode ter sua própria versão da máquina ao comprar o Vapid Apocalypse Imperator, que foi adicionado ao jogo junto da atualização “Arena de Guerra”, lançada em 2018. O carro é altamente personalizável, podendo ser utilizado tanto nas ruas de Los Santos quanto nas batalhas do modo Arena de Guerra.

Preço: GTA$ 2.284.940

Onde comprar: ArenaWar.tv

BF Weevil (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

O carro mais recente da lista é talvez um dos mais famosos no Brasil. Inspirado pelo adorado Fusca, o BF Weevil foi adicionado como parte do pacote do “O Golpe de Cayo Perico” em janeiro de 2021. É um dos dois carros da lista que também pode ser obtido de graça.

Em sua versão padrão, ele remete apenas à carroceria de um dos carros mais vendidos do mundo, mas com as customizações certas na Los Santos Customs, você pode transformá-lo em uma bela homenagem ao famoso “Herbie”, o inteligente e carismático “fusquinha” do clássico Se Meu Fusca Falasse.

Preço: GTA$ 870.000 (GTA$ 652.500 com desconto)

Onde comprar: Southern San Andrea Super Autos

Annis Elegy RH8 (Imagem: Reprodução / Rockstar Games)

Em uma lista de carros icônicos, é claro que não podem faltar veículos da série Velozes e Furiosos. Há vários deles representados no GTA Online, mas o mais clássico e reconhecível de todos é o Nissan Skyline de Bryan O’Conner, personagem interpretado por Paul Walker.

No game, o jogador pode modificar um Annis Elegy RH8 na Benny’s Original Motors Works para deixá-lo praticamente idêntico ao veículo original. O carro pode ser obtido de graça no site da Legendary Motors ao vincular uma conta Rockstar ao jogo, custando apenas o valor da customização para transformá-lo no Nissan Skyline GT-R R34 do filme.

Preço: $95,000 (ou gratuito) / Customização: GTA$ 904.000

Onde comprar: Legendary Motors / Benny’s Original Motor Works

Bravado Youga Classic (Imagem: Reprodução/Rockstar Games)

Outro automóvel que pode ser modificado para ficar parecido a um carro famoso dos cinemas é a van Bravado Youga Classic. O carro pode ser comprado tanto na Southern San Andreas Auto quanto na Benny’s Original Motor Works, e depois pintado com a estampa “Surfista”, que remete à clássica “Mistery Machine” dirigida pelo grupo de detetives da série Scooby-Doo.

Preço: $195,000 / Customização: GTA$ 25.000

Onde Comprar: Southern San Andreas Super Autos, Benny’s Original Motor Works / Pintura: Los Santos Customs

E você, conhece mais alguns carros no GTA 5 que são inspirados ou fazem referências a outros veículos famosos do cinema e da TV? Compartilhe nos comentários!

Com informações: GTAWiki, GTABase

Procurando emoção e adrenalina? Saiba qual é o carro mais rápido do GTA 5 e pise fundo pelas ruas e pistas de Los Santos

Sabia que Need for Speed: Payback tem carros secretos? Veja como liberar os carros abandonados do game e facilite suas corridas

Os códigos de GTA Vice City estão organizados por tipo de trapaça, como "veículos", e por plataforma: PS2 e PS3, Xbox, PC e mobile

Os códigos de GTA 5 (ou cheats, macetes... chame como preferir) estão organizados por tipo de trapaça como "carros" e "dinheiro"

Descubra o que é Roleplay de GTA, o mod que transforma GTA V em um jogo de RPG, e como acessa-lo através do servidor NoPixel

Comentários com a maior pontuação

Epic Games Store vai oferecer Grand Theft Auto V (5) de graça para Windows até 21 de maio de 2020; saiba como baixar

GTA 4 (IV) será vendido novamente no Steam em 19 de março; Rockstar removeu Games for Windows Live e modo multiplayer

GTA 5 está em promoção para PS4, com pacotes cheios de benefícios e dinheiro para quem joga no modo GTA Online

Epic Games Store comemora os números de 2020 e soma milhões de jogos grátis baixados; loja divulgou também outros números

Rockstar revelou como os jogos antigos rodarão no PS5, Xbox Series X e S, incluindo possíveis melhorias e tempo de carregamento

Editor de vídeo online: como usar o InVideo de graça | Edição e criação | TechTudo

Por Raquel Freire, para o TechTudo

Editar vídeos online é possível com o InVideo, editor online pensado para as redes sociais. A plataforma permite criar filmes nos formatos 9:16, usado nos Stories do Instagram e Facebook; 1:1, do feed do Instagram; e 16:9, comum no YouTube e em outros sites de vídeo. O programa conta com mais de 3,5 mil modelos prontos, mas também possibilita iniciar projetos do zero, sendo uma boa opção tanto para usuários inexperientes quanto avançados.

O InVideo oferece os planos gratuito e premium, que custa US$ 10 por mês (cerca de R$ 55) ou US$ 30 (R$ 165). No tutorial abaixo, confira como usar as principais ferramentas da versão grátis, que inclui inserção de imagem, som e texto, efeitos de transição, corte, opções de filtros e mais. A seguir, saiba como editar vídeos online sem precisar baixar programas no PC.

Editor de vídeo online gratuito: como usar as funções do InVideo — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como editar vídeos online no InVideo

Passo 1. Acesse o site do InVideo (invideo.io) e clique no botão "Try now - It's free". Depois, faça o login usando seu e-mail ou contas do Facebook ou Google;

Página inicial do InVideo, editor de vídeo online — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Selecione o modelo de vídeo ("Pre-made template" para modelos prontos, "Text to video" para vídeos apenas com texto e "Blank canvas" para começar do zero, a partir de uma tela em branco). Depois escolha o formato e aperte o botão "Make a video". Neste exemplo, escolhemos a proporção 1:1;

Escolha do modelo e formato do vídeo no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. O modelo em branco traz, por padrão, texto e o logo na tela. Para retirar esses elementos, clique sobre eles e aperte a tecla "Delete" no seu teclado;

Retirada de elementos gráficos inseridos por padrão no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Para adicionar um vídeo do computador, entre no menu "Uploads", pressione o botão "Upload Media" e então selecione o arquivo desejado;

Caminho para inclusão de vídeo do computador no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 5. O InVideo leva alguns segundos para fazer o upload do arquivo. Quando ele for concluído, a miniatura do vídeo aparecerá na área em destaque. Navegue pela linha do tempo para cortar o filme ou adicionar uma seção ("Add Section"). Para mudar a velocidade, navegue pela barra "Playback Speed", na parte inferior da tela. Ao terminar estas edições, clique em "Done";

Corte de vídeo inserido do computador no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 6. Para rotacionar o vídeo, dê um clique sobre o círculo em destaque na imagem abaixo e arraste-o até deixar a imagem na posição desejada. Redimensione o filme arrastando os demais círculos para fora ou para dentro;

Rotação e redimensionamento de vídeo no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 7. Por padrão, o InVideo adiciona um áudio com a duração do clipe. Se quiser removê-lo, selecione a faixa em destaque, clique no botão "Edit" e aperte "Delete";

Remoção de faixa de áudio inserida por padrão pelo editor InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 8. O InVideo permite alterar a cor de fundo do vídeo, caso o clipe tenha uma borda visível. Clique no frame do vídeo e, no menu "Layers", selecione "Background";

Seleção do plano de fundo para edição de cor no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 9. Com o "Background" selecionado, clique no botão "Edit" e mude a cor do fundo em "Colors". Você também pode ajustar a opacidade da cor e aplicar animações, como efeito de zoom, fazer com que o plano de fundo venha da direita ou da esquerda e mais;

Mudança da cor do fundo do vídeo no editor online InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 10. Você pode sobrepor uma imagem estática e criar um efeito com ela. Para isso, entre no menu "Image" e localize uma foto usando o campo de busca (é preciso escrever em inglês) ou fazendo o upload de um arquivo, por meio do botão azul com uma seta. Clique na figura para inseri-la e, então, redimensione e rotacione até posicioná-la conforme o desejado;

Inserção de imagem estática no InVideo, editor de vídeo online — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 11. Você pode editar a imagem de diversas formas. Selecione-a e aperte o botão "Edit" para verificar as ferramentas. É possível cortar a imagem, enevoar, aplicar filtros, inserir animações na entrada, ao longo do vídeo e na saída, entre outros recursos. Sempre que quiser visualizar a cena, aperte o botão "Play Scene";

Inclusão de animação em imagem estática no editor de vídeo online InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 12. Se quiser incluir outro vídeo no filme, clique no botão "Add Scene" na parte inferior da tela, ao lado da cena que você já tem. Agora, clique no botão "Add Scene" que aparece à esquerda;

Incluindo uma cena com novo vídeo no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 13. Vá até o menu "Video" para adicionar o novo clipe. Clique no botão de upload para incluir um vídeo seu ou use algum da galeria do InVideo. Os clipes marcados com uma coroa são liberados apenas para a versão premium, que é paga;

Inserção de vídeo gratuito da galeria do InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 14. Dê um clique sobre o quadrado entre as cenas para adicionar uma transição. Posicione o mouse sobre as opções para ter uma prévia de como é a animação. Quando escolher alguma, clique nela para aplicá-la. Para visualizar todas as cenas juntas, clique em "Play All Scenes";

Adição de efeito de transição entre cenas no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 15. Para incluir um áudio externo, entre no menu "Music". Faça upload do seu som ou escolha um entre as categorias do InVideo. Clique sobre o áudio para ouvi-lo e, para adicionar ao vídeo, aperte o botão de "+";

Inclusão de faixa de áudio no vídeo do InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 16. Quando o filme estiver pronto, pressione o botão "Export" para salvá-lo;

Destaque para botão de exportar vídeo no InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 17. O InVideo leva alguns instantes para gerar o vídeo. Quando o arquivo estiver pronto, você poderá salvá-lo com marca d'água, na versão gratuita, ou sem, caso faça o upgrade para a versão paga.

Download de vídeo editado na plataforma online InVideo — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Aproveite as dicas para criar e editar vídeos com o editor de vídeo online InVideo.

Veja também: Como baixar vídeos do YouTube com o Videoder pelo PC

Como baixar vídeos do YouTube com o Videoder pelo PC

Quais os melhores programas de edição de vídeo? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Como mandar mensagem para todos os contatos do WhatsApp | Redes sociais | TechTudo

Por Marvin Costa, para o TechTudo

O WhatsApp permite enviar uma única mensagem para todos os contatos simultaneamente. Através das listas de transmissão, usuários do aplicativo no iPhone (iOS) e Android podem selecionar diversas pessoas para enviar mensagens de uma só vez no WhatsApp. Diferente dos grupos, as listas de transmissão não criam um único chat em que todos podem conversar e ler o que foi enviado. Neste caso, cada contato receberá o conteúdo uma conversa individual, sem que saiba que aquela mensagem foi enviada através de uma lista.

LEIA: Mudança polêmica no WhatsApp desagrada países no mundo; entenda o caso

É possível criar quantas listas de transmissões quiser com, no máximo, 250 usuários e, no mínimo, dois contatos adicionados. Vale salientar que o encaminhamento massivo de mensagens é combatido pelo WhatsApp. A plataforma já prometeu, inclusive, processar quem realiza esse procedimento acima dos limites do termo de uso do serviço. Confira, a seguir, como criar uma lista de transmissão, editar e apagar as informações adicionadas para mandar mensagem para todos os contatos do WhatsApp.

Tutorial ensina como enviar mensagem para todos os contatos do WhatsApp — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como criar uma lista de transmissão e enviar mensagem para todos os contatos do WhatsApp

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque sobre a opção "Listas de transmissão". Em seguida, pressione o botão "Nova lista";

Ação para iniciar a criação de uma lista de transmissão no WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Selecione todos os contatos desejados e toque na opção "Criar". Na janela seguinte, digite a mensagem que será enviada para todos os contatos e toque sobre o ícone de seta para efetivar a ação.

Enviar mensagem para todos os contatos do WhatsApp de uma só vez é possível com a lista de transmissão — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como editar o nome de uma lista de transmissão e excluir contatos

Passo 1. Acesse a tela com as listas que criou e toque sobre o ícone "i" ao lado da que deseja editar. Em seguida, toque sobre "Nome da lista";

Ação para iniciar a edição do nome de uma lista de reprodução no WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Digite um nome para sua lista e pressione o botão "Concluído" no teclado virtual do smartphone. Você também pode excluir contatos da lista. Para isso, arraste o nome da pessoa para o lado esquerdo da tela. Em seguida, toque em "Apagar".

Ação para alterar o nome de uma lista de reprodução e excluir membros no WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como deletar uma lista de transmissão criada no WhatsApp

Passo 1. Na página com as listas de reprodução, clique sobre a opção "Editar". Em seguida, toque sobre o ícone "-" ao lado da lista que deseja deletar;

Ação para iniciar o procedimento para deletar uma lista de transmissão no WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Arraste a lista a ser deletada para esquerda da tela e toque em "Apagar" para finalizar o procedimento.

Ação para deletar uma lista de reprodução do WhatsApp — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Use os recursos para enviar uma única mensagem para todos os contatos do WhatsApp.

WhatsApp: como falar com alguém sem adicionar aos contatos? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Função do WhatsApp destrói conversas íntimas em até 7 dias: saiba ativar

Câmera de segurança lembra GoPro, filma em 2K e pode reconhecer pessoas | Câmera | TechTudo

Por Victor Toledo, para o TechTudo

A câmera de segurança HeimVision Assure é uma opção compacta que filma em 2K e lembra bastante uma GoPro, passando despercebida em casa. O produto conta com reconhecimento facial, ângulo de visão de 130º e certificação IP65, sendo resistente à chuva – algo importante para instalações externas. Além disso, é possível acompanhar as imagens gravadas diretamente no celular via app.

O dispositivo bateu a meta de financiamento coletivo no Indiegogo e está disponível por a partir de US$ 79 (R$ 425, em conversão direta). O envio está previsto para março de 2021 e o frete para o Brasil é grátis.

Projetor portátil tem Alexa integrada e exibe imagens de até 120 polegadas

Heimvision Assure é compacta e também pode ser fixada na parede — Foto: Divulgação/Heimvision

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além da promessa de gravar em 2K com alta qualidade, a HeimVision Assure funciona como uma espécie de hub, apresentando diferentes recursos em um só aparelho. Por conta disso, o dispositivo permite parear até quatro câmeras sem fio, enviando as imagens a um aparelho central onde os dados podem ser gravados em um cartão microSD.

Dessa forma, ao instalar o aplicativo da marca, o usuário pode acompanhar ao vivo como andam as gravações e se há algo de estranho acontecendo na sua casa. Segundo a fabricante, a câmera de segurança possui um campo de visão de 130º, traz um sensor de movimento e oferece imagens noturnas coloridas, algo que não é comum para câmeras desse segmento.

Hub central da Heimvision Assure conecta até quatro câmeras e possui suporte para cartão microSD — Foto: Divulgação/Heimvision

Com design minimalista e moderno, a HeimVision Assure pesa cerca de 180 gramas e pode funcionar por até 12 meses com uma única carga. Para armazenar as imagens gravadas, a fabricante oferece três meses grátis de serviço na nuvem.

A câmera de segurança conta ainda com suporte a painel solar para quem já é adepto da tecnologia, o que permite carregar o dispositivo mesmo sem ter uma tomada por perto.

O produto funciona via Wi-Fi e também é compatível com a Alexa, a assistente da Amazon, o que facilita a integração junto a outros aparelhos de casa conectada e até mesmo o controle via comandos de voz.

Com informações: Indiegogo

GoPro Hero7 Black faz imagens incríveis? Testamos a câmera de ação

O cursor do meu mouse está invisível, o que fazer? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo

O que é e como baixar o LibreOffice [Suite Office Livre] | Aplicativos e Software | Tecnoblog

Um conjunto enorme de funções e aplicações para escritório. Veja abaixo, o que é e como baixar o LibreOffice, quais necessidades atendem, vantagens sobre os concorrentes, todos os aspectos úteis que somados ao fato de ser Freeware (grátis) o tornam uma verdadeira opção para usuários que precisam manter a produtividade sem custos adicionais.

A comunidade de colaboradores criou e mantém o LibreOffice (Imagem: LibreOffice Facebook/Divulgação)

O LibreOffice é uma suíte de escritório. Possui uma interface limpa e intuitiva que auxilia os trabalhos de criatividade e otimizam a produtividade. O conjunto de softwares é livre e de código aberto, reduz o gasto com as aplicações que podem ser incrementadas com extensões disponíveis pela organização. Os softwares que compõem a suíte são:

Uma das grandes vantagens do LibreOffice, sem dúvidas, é ser grátis. O que não seria nada caso não fosse funcional, os programas da suíte abrem diversos tipos de documento de outras plataformas, podendo integrá-las. Constantemente, atualizações grátis são disponibilizadas, seja resolvendo problemas ou incluindo novos formatos.

A forma mais segura de baixar o LibreOffice é fazendo o download, diretamente, no site oficial da organização. Alguns requisitos mínimos são colocados para melhor funcionamento da suíte de escritório. O software está disponível para Windows, Mac OS e GNU/Linux que, normalmente, já vem instalado sendo integrado com o sistema operacional.

Página oficial LibreOffice para download (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Pré-requisitos de software e de hardware para instalar o LibreOffice em um sistema Windows:

Pré-requisitos de software e de hardware para instalar o LibreOffice em um sistema Apple:

Caso esteja executando o Mac OS X 10.8 (Mountain Lion), você pode se deparar com um problema com o novo Gatekeeper da Apple.

Podemos encontrar alguns problemas nesse sistema operacional se a versão que já estiver instalada do LibreOffice não for a da comunidade, mas sim uma versão “nativa” daquele sistema. 

Pode-se instalar a versão da comunidade ao lado da versão “nativa”. Porém, é recomendado remover a versão já instalada antes de inserir a versão da comunidade.

É preciso garantir que tenha espaço suficiente disponível e que permissões de leitura, escrita e execução estejam liberadas.

Agora, os pré-requisitos de software e de hardware para instalar o LibreOffice em um sistema GNU/Linux:

Por ser meu sistema operacional Windows, vamos usá-lo como referência para a instalação do LibreOffice na máquina.

Salve o instalador em um diretório de sua escolha. Sua área de trabalho é um local perfeitamente aceitável, por exemplo. Navegue até o diretório escolhido e clique duas vezes no instalador. Uma caixa de diálogo de boas-vindas é aberta, informando que o processo de instalação está prestes a ser iniciado. Clique em “Next”.

Iniciando a instalação do LibreOffice (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Ambas as opções são facultativas, o mais importante nessa parte é escolher se todos os usuários em seu computador devem ter acesso a esta instalação do LibreOffice (esta é a escolha padrão). Faça a escolha e pressione “Next”.

Agora, escolha se deseja uma instalação padrão ou se deseja escolher locais e componentes especiais. Se quiser uma instalação padrão, basta clicar em “Avançar”. Se quiser fazer escolhas especiais, clique em “Personalizar” e depois em “Avançar”.

Os componentes podem ser módulos, filtros adicionais, mas também pacotes de idiomas. Na verdade, esse é o ponto, escolher os pacotes de idiomas que deseja instalar. Inglês e o idioma do seu sistema operacional são selecionados por padrão. 

Customizando instalação do LibreOffice (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Além disso, todos os dicionários são selecionados por padrão. Você pode querer selecionar apenas aqueles de que realmente precisa. Você também pode desmarcar extensões indesejadas. Faça suas seleções e pressione “Avançar”.

A escolha é sua, caso deseje que o LibreOffice faça abertura de todos os documentos da Microsoft ou quais são interessantes para isso. 

A partir desse ponto, o usuário irá criar um atalho para o LibreOffice na sua área de trabalho, a instalação irá prosseguir e após ser finalizada, o LibreOffice está pronto para ser utilizado.

Criar o atalho é o último passo antes da instalação do LibreOffice (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

A suíte de aplicações para escritório do LibreOffice é bem intuitiva, não precisando de muita adaptação no caso de migração, além de ser grátis e atualizada por uma imensa comunidade de software livre. Tendo isso em mente, faça sua escolha e bons trabalhos.

Com informações: LibreOffice 1, 2, 3

Saiba como baixar e usar o Microsoft Office totalmente grátis, seja através do seu computador ou dos seus dispositivos móveis

Saiba como ativar o Office, o pacote de produtividade da Microsoft em qualquer uma das suas versões: 2019, 2016, 2013 ou 365

Saiba quais são as semelhanças e as diferenças entre o Office 365 e o Office tradicional, as duas versões da suíte da Microsoft

Usuários do Ubuntu já não precisam mais passar pelo penoso processo de baixar os arquivos do LibreOffice direto do site oficial do projeto a cada atualização. Recentemente foram criados repositórios […]

Saiba como cancelar conta no Mercado Livre e o que acontece com sua conta e as pendências no Mercado Pago

Comentários com a maior pontuação

Versão final do LibreOffice 6.4 está disponível para Linux, macOS e Windows

Office 365 Personal e Office 365 Home custariam até R$ 37/mês ou R$ 369/ano; pacote da Microsoft tem Word, Excel e Outlook

O Microsoft Office para Macs com Apple M1 roda com base no Rosetta 2 e a promessa é de mesmo desempenho de outras versões

Microsoft libera Microsoft Office com suporte nativo a Macs com Apple Silicon; Teams ainda será atualizado para Apple M1

Microsoft Edge permite transformar sites em web apps, mas Windows 10 forçou a mudança para programas como Word e Excel

Como migrar as conversas do WhatsApp para o Telegram | Aplicativos e Software | Tecnoblog

A disputa continua: uma atualização do Telegram passou a permitir que os usuários importem o histórico de mensagens do WhatsApp, a partir do arquivo ZIP criado na ferramenta de exportação do mensageiro do Facebook. Função disponível no iPhone (iOS) e Android, simboliza uma barreira a menos para a troca dos aplicativos. Confira como migrar as conversas do WhatsApp para o Telegram.

Migrar para o Telegram (Imagem: Divulgação/Telegram)

Todo o histórico de uma conversa, incluindo imagens, áudios, vídeos e documentos trocados (desde que ainda estejam salvos no aparelho), de chats privados (com uma pessoa) ou de grupos.

A partir do momento que os contatos estão no Telegram, a conversa já pode ser iniciada por lá e a migração ser feita. Com essa possibilidade, para trocar do WhatsApp para o Telegram, resta querer.

O processo para transferir as conversas entre um aplicativo e outro é bem simples:

Transferir conversas do WhatsApp para o Telegram (Imagem: Reprodução/WhatsApp/Telegram)

Todas as mensagens trazidas do WhatsApp terão a etiqueta “Importada”. Ao tocar nessa classificação, o Telegram exibe o informativo “A mensagem foi importada de outro aplicativo. Não podemos garantir que seja real”.

Ao transferir todo o histórico, o Telegram garante que as mídias não ocuparão espaço extra, não serão duplicadas, comprometendo o armazenamento do telefone.

Os aplicativos mais antigos fazem com que você armazene todos os dados em seu dispositivo — mas o Telegram pode usar praticamente nenhum espaço enquanto permite que você acesse todas as suas mensagens, fotos e vídeos sempre que precisar.

Como as conversas ficam salvas na nuvem do Telegram, o usuário pode definir para que elas sejam removidas do aparelho se não forem acessadas em um período. Exemplo: mídias não vistas há uma semana são apagadas do aparelho, mas podem ser revistas a qualquer momento, sendo preciso fazer o download de novo, quando houver necessidade.

Esse controle é feito nas configurações do Telegram > Dados e Armazenamento > Uso do Armazenamento.

Com informações: Telegram.

WhatsApp, Signal ou Telegram? Acompanhe o comparativo e saiba como escolher um mensageiro seguro e também fácil de usar

O que é (e como funciona) o Telegram? Podemos dizer que é um mensageiro bem parecido e bem diferente do WhatsApp

Saiba como enviar mensagens e fotos do Telegram para o WhatsApp; esse processo pode ser feito pelo aplicativo e na versão web

Saiba como usar o Telegram no PC, seja via Telegram Web, no navegador, quanto em apps de desktop para Windows, macOS e Linux

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Comentários com a maior pontuação

Novos termos de privacidade geram polêmica para WhatsApp; Facebook tenta se explicar, mas abre caminho para Telegram e Signal

Para Will Cathcart, presidente global do WhatsApp, falta de criptografia no chat comum do Telegram é desvantagem

Pavel Durov revela que o mensageiro é alvo de bots propagadores de fake news em redes sociais e faz acusações ao Facebook

Telegram libera nova ferramenta que importa conversas do WhatsApp, sejam elas de texto ou não, para Android e iPhone (iOS)

A atualização do Telegram também entrega contorno de adesivos e possibilidade de ler mensagens com a Siri nos fones de ouvido

sábado, 30 de janeiro de 2021

10 melhores séries de investigação criminal na Netflix | Cultura | Tecnoblog

Muitas vezes baseadas em fatos reais, as séries de investigação criminal costumam instigar os telespectadores, usando de reviravoltas e altas doses de mistério para contar a sua história. Para quem está à procura de tramas do gênero, rankeamos as 10 melhores séries de investigação criminal da Netflix de acordo com a crítica do Rotten Tomatoes. Confira e corra dar o play!

Manhunt: Unabomber (Imagem: Divulgação / Netflix)

Suspense colombiano, Frontera Verde se passa na Floresta Amazônica, nos limites entre Colômbia e Brasil. Abordando fatos históricos reais, a minissérie acompanha uma detetive de Bogotá que é chamada para investigar alguns feminicídios do local e se depara com macabros experimentos.

The Confession Tapes (Imagem: Divulgação / Netflix)

The Confession Tapes é uma série documental de true crime que se debruça sobre condenados por assassinato que tiveram possíveis confissões falsas. Através de especialistas e imagens de arquivo, a produção reconstrói os casos e as ações tomadas pela polícia durante as investigações.

O Assassino Confesso (Imagem: Divulgação / Netflix)

Outra série documental de true crime bastante popular, O Assassino Confesso conta a história de Henry Lee Lucas, famoso serial killer. Através de análises, depoimentos e imagens de arquivo, a série põe em xeque as confissões que ele fez e a forma como foi tratado pela polícia e imprensa.

Baseada em fatos reais, Inacreditável deu a Toni Collette o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie no Critics Choice Television Award. Na trama, após fazer uma denúncia de estupro, uma garota é pressionada a voltar atrás de sua acusação, apenas sendo levada a sério anos depois devido a insistência de duas detetives.

Considerada uma das melhores séries de investigação criminal da Netflix, Mindhunter se passa no final dos anos 70. Baseada em acontecimentos verídicos, o show mostra o trabalho realizado por dois agentes do FBI que entrevistaram assassinos em série, procurando estudar seus atos através da psicologia. 

Mais uma série documental que se baseia em uma história real, The Keepers traz à tona o assassinato não solucionado da freira Cathy Cesnik, em Baltimore, nos anos 70. Na produção, são expostas pistas que a freira teria descoberto relacionadas a um escandaloso e criminoso caso da Igreja.

The Staircase (Imagem: Divulgação / Netflix)

Considerada pelo Metacritic a melhor série da Netflix, The Staircase é uma produção documental sobre o julgamento do escritor Michael Peterson, após ele ser acusado de assassinar sua mulher. O show estreou com oito episódios, mas ganhou outros cinco ao longo dos próximos 14 anos, todos disponíveis na Netflix e com atualizações do caso.

Manhunt: Unabomber (Imagem: Divulgação / Netflix)

Primeira minissérie de uma franquia, Manhunt: Unabomber é recheada de momentos de tensão. A produção é uma dramatização de um caso real em que acompanhamos a caçada desesperada do FBI por Ted Kaczynski, terrorista que enviava bombas pelo correio para suas vítimas.

Crimes em Déli é uma série que dramatiza um famoso caso de violência que chocou a Índia em 2012: um estupro coletivo ocorrido na cidade de Nova Delhi, a capital do país. A produção tem como protagonista a adjunta da polícia responsável pela investigação e mostra sua turbulenta caçada para achar os culpados.

Criminal: Reino Unido (Imagem: Divulgação / Netflix)

Produção antológica, Criminal: Reino Unido faz parte de uma franquia de séries que também contam com edições na Espanha, França e Alemanha. Esta produção se passa toda em uma sala de interrogatório e seus arredores, onde, a cada episódio, observamos o desenrolar de um testemunho, sem saber detalhes prévios sobre o crime.  

Boa maratona!

As notas deste texto foram coletadas em 28/01/2020.

Saiba como usar códigos na Netflix para desbloquear categorias ocultas com filmes e séries diferentes do que você está acostumado

A Coreia entrou de vez no radar do streaming! Selecionamos 15 séries coreanas na Netflix para você curtir no catálogo de assinantes

Dessa vez não é tecnologia, é feitiçaria mesmo! Confira 10 séries de bruxas na Netflix que são queridinhas entre o público

Um dos gêneros mais famosos da literatura, os romances policiais também estão no audiovisual e fazem bonito na Netflix

As produções da Turquia invadiram a plataforma e tiveram uma grande audiência do público brasileiro em 2020

Comentários com a maior pontuação

Visualizações da série Bridgerton e do filme Pequenos Grandes Heróis também foram destacadas pela Netflix

Usuários da Netflix no Brasil assistiram a mais reality shows e se interessaram mais por produções de Coreia do Sul e Turquia

Baseada em livro homônimo de 1983, O Gambito da Rainha se tornou a minissérie mais assistida de todos os tempos na Netflix

Netflix contrata atores da Globo e cogita produzir novela em 2021 para adicionar ao catálogo de streaming

Friends, Gossip Girl e Um Maluco no Pedaço saíram da Netflix para HBO Max nos EUA; streaming deve chegar ao Brasil em 2021

Casa inteligente: um conceito ainda em alta? | Inteligência Artificial | Tecnoblog

Casa inteligente: um conceito ainda em alta? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Foi-se o tempo em que casa inteligente era sinônimo de luxo, sofisticação e coisa de filme de ficção científica. Embora pareça estar caminhando a passos lentos, focando apenas em gadgets como lâmpadas e smart speakers, o conceito de smart home vem movimentando a economia e despertando o interesse de muita gente, no Brasil e no resto do mundo.

Atento à tendência nos Estados Unidos, onde, em 2017, 18% das residências já eram automatizadas, como revelou a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), o influenciador Gabe Simas, 32, não quis perder tempo e começou a deixar sua casa mais esperta. A experiência foi tão positiva que, hoje, o objetivo dele é desenvolver uma residência smart do zero, outra tendência entre as construtoras.

Em conversa com o Tecnoblog, Gabe diz ser um entusiasta da tecnologia. A curiosidade, principal motivador de muitos consumidores, fez o jovem apostar no conceito. Ele começou com as lâmpadas Philips Hue e controle por voz com o Google Assistente, há cerca de seis anos, quando 92% dos brasileiros já sabiam o que era casa inteligente e quase 60% acreditavam que essa tendência impactaria suas vidas no futuro, revelou um levantamento do GfK.

Gabe Simas é dono de uma casa inteligente (Imagem: Reprodução/Twitter)

Eu sempre achei tudo muito mágico. Quando eu comecei a entender que não era um bicho de sete cabeças, que era algo viável, bastava uma tomada, o Wi-Fi, uma lâmpada e o celular, eu comecei a pensar: vamos ver o que dentro da minha casa, da minha realidade no Brasil, eu consigo fazer. Eu fui encontrando maneiras de deixar a casa mais legal [, mas] todo mundo fala “não poupa o tempo, você pode ir lá e acender uma luz”. Mas é além disso, [é] o poder de você controlar pela voz, de [definir] rotinas. Todo dia, 6 da tarde, ou quando o sol se põe, às vezes eu mudo essa programação, as luzes da minha sala se acendem com uma cor do pôr do sol, a luz da escada se acende mais forte para iluminar o caminho para a cozinha, a minha câmera, quando estou em casa, desliga, quando eu saio, ela liga automaticamente.

Gabe Simas, influenciador digital.

Especialistas ouvidos pelo Tecnoblog explicam que muitas pessoas começam com produtos acessíveis e dividir a experiência de uso com conhecidos próximos tem impulsionado a adesão desses equipamentos no país. José Roberto Muratori, diretor-executivo da Aureside, elenca alguns motivos que ainda impedem a adoção mais ampla da smart home no Brasil hoje.

A usabilidade é a principal barreira atualmente; depois vem a ideia de custo elevado que, na visão dele, é um mito, já que muitas empresas nacionais e internacionais entraram nesse mercado nos últimos anos e conseguiram desenvolver dispositivos com custo-benefício atraente, a exemplo da Positivo que começou no mercado com lâmpadas e, atualmente, vem se destacando no setor.

O custo, na verdade, vem caindo, mas existe um mito, as pessoas ainda acham que casa inteligente é algo caro, fora da sua possibilidade… E esse mito está sendo diminuído […], mas é um dos maiores obstáculos. Primeiro vem a usabilidade: ‘será que eu vou saber usar?’, ‘será que eu preciso, realmente?’. Quando [a pessoa] compra uma roupa, ela já adquiriu outra anteriormente […], quando [o cliente] vai adquirir uma [outra peça], ele já tem a experiência e quer melhorar ou repetir. Na automação, não, as pessoas não têm essa vivência, isso dificulta muito, porque vai ser uma coisa nova e você entra naquela curva de aceitação da tecnologia.

José Roberto Muratori, diretor-executivo da Aureside.

Casa inteligente (Imagem: Freepik)

Em 2019 e no começo de 2020, a gente teve uma boa adoção, mas foi muito focada naquela […] pessoa que é aficionada pela tecnologia, que está a fim de comprar, testar e ver se funciona […] O conceito começou a entrar no Brasil pelos [entusiastas], mas ficou restrito para esse pessoal […]. Quando começou a pandemia, nós sentimos o impacto a princípio negativo […], teve um hiato muito grande que a gente consegue medir tanto em nível de vendas quanto em números de ativação. Passadas as quatro primeiras semanas, […] o consumidor brasileiro percebeu essa jornada de trabalhar e passar mais tempo em casa, e por conta disso, nosso ecossistema todo tem que ser mais sustentável, confortável […], aí a adoção cresceu e muito rápido.

José Ricardo Tobias, head da Positivo Casa Inteligente

Iluminação inteligente (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)

Eu comecei com as lâmpadas e com o controle por voz, e usava muito para pedir música, uma informação do trânsito, hoje em dia eu já peço para ler a minha agenda assim que acordo, [ouço] as principais notícias do dia… A tecnologia já me ajuda nisso, eu não preciso pegar o celular para entender como vai ser o meu dia.

Gabe Simas, influenciador digital.

Dados da Strategy Analytics revelam que, globalmente, os alto-falantes inteligentes chegaram a muitos lares durante a pandemia. Empresas como Amazon e Google, com produtos relativamente baratos, estão surfando tranquilamente nesse boom. Um estudo divulgado pelo Business Wire mostra que 30 milhões de smart speakes foram vendidos durante o segundo trimestre de 2020.

Alto-falante inteligente Google Nest Mini (Imagem: Linus Rogge/Unsplash)

No Brasil, as lâmpadas inteligentes têm chegado depressa aos lares. A Positivo Casa Inteligente é líder de vendas no setor com a sua Smart Lâmpada Wi-Fi e, junto de outros produtos que pertencem à divisão, a companhia viu os seus lucros crescerem. O Tecnoblog checou que a curitibana obteve um faturamento de R$ 12,3 milhões na divisão de smart home só no 3º trimestre de 2020, um crescimento de 271% em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante o Amazon Prime Day, um evento anual de ofertas da gigante do e-commerce, a Positivo vendeu 45 mil lâmpadas.

A gente acredita que, além da lâmpada, o conceito de iluminação inteligente tem pegado o brasileiro. E ele tem gostado da ‘brincadeira’, tem se interessado e visto valor nesse benefício. A gente acredita que a iluminação inteligente vai ser um grande driver da categoria em 2021. E [com isso], as outras vertentes do casa inteligente acabam vindo junto.

José Ricardo Tobias, head da Positivo Casa Inteligente

Com a popularização da tecnologia, agora são as construtoras que querem aproveitar o auge da Internet das Coisas (IoT) com projetos residenciais inteligentes. A boa notícia é que a inovação tem chegado a outros segmentos, deixando de ser uma exclusividade de empreendimentos luxuosos.

Casa inteligente (Imagem: R ARCHITECTURE/Unsplash)

A Trend Investimentos, uma incorporadora baseada em Porto Alegre, foi além e desenvolveu um empreendimento com o conceito HTML que, nesse caso, significa High Tech Millennial Lifestyle. A experiência tecnológica começa na apresentação do decorado por realidade virtual e termina ao entregar o condomínio integrado e sustentável. Para o CEO, o objetivo é automatizar a vida de quem está lá dentro.

A gente fez algumas adaptações no empreendimento, desde a parte de construção física, sendo o primeiro residencial em aço de Porto Alegre no milênio, até a questão de fachada, que é autolimpante […], a medida que o tempo passa, você não precisa pintar ela, apenas limpar com água e sabão e está renovada.

Rafael Severo, CEO da Trend Investimentos

Com cafeteria e espaço coworking, que pode ser alugado tanto por moradores quanto por pessoas externas, o Studio Trend conta com um aplicativo dedicado para agilizar esse e outros processos internos, além de reduzir custos.

A vida do empreendimento, quando ele estiver em uso, converge para o aplicativo, enquanto gestão […]. A ideia é facilitar o acesso dos usuários para que eles não tenham que recorrer a síndico etc. Ele [o morador/investidor] entra no app, vê a disponibilidade [de áreas do condomínio], agenda o que ele quer utilizar e segue a vida normal […].

Rafael Severo, CEO da Trend Investimentos

Fechadura Inteligente (Imagem: Sebastian Scholz/Unsplash)

Em Campinas (SP), a construtora MRV lançou o seu primeiro residencial automatizado. Em parceria com a Positivo, a empresa afirma ter equipado os apartamentos com assistente de voz, além de interruptor smart na sala e nos quartos, fechadura inteligente e um controle universal capaz de comandar a TV, o home theater, o ar-condicionado e a TV a cabo.

Embora as construtoras estejam adotando a automação residencial, o consumidor precisa ficar atento às promessas que podem não ser cumpridas. Nessa circunstância, o projeto de automação residencial pode ficar nas mãos da administradora do condomínio ou até mesmo com o morador.

A construção civil é uma das áreas mais conservadoras no Brasil. As construtoras, no geral, estão pensando de duas formas: nas áreas comuns, existe uma procura por transformar essa parte automatizada, embora muito limitada. Muitas construtoras dizem que vão fazer, mas não fazem, infelizmente, ou se é feito o projeto, nem tudo é implementado. Depois fica na mão da gestão do condomínio. Por outro lado, nas unidades habitacionais, existem duas tendências: 1) não fazer nada e deixar por conta do morador; 2) e a outra de oferecer pacotes (ou kits) durante a construção.

José Roberto Muratori, diretor-executivo da Aureside.

Amazon Echo Dot (4ª geração) (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Brasil já deu um importante passo para popularizar o conceito de casa conectada. Já está em vigor, desde 1º de janeiro, a lei que concede benefícios para a Internet das Coisas pelos próximos cinco anos. Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro passado, o projeto visa tornar a tecnologia mais em conta, trazendo novos investimentos para o país e a geração de mais de 10 milhões de empregos.

Entre outros benefícios, a nova Lei zera alguns tributos e, de acordo o Ministério das Comunicações, o objetivo é fazer com que o Brasil “seja uma das grandes potências globais no mercado de Internet das Coisas”.

Para 2021, existe uma expectativa de crescimento global de 14%. Dados do Statista mostram que existem 221,7 milhões de casas inteligentes; esse número deve subir para 258,7 milhões até o final deste ano.

WikiRota: como calcular pedágio e gasolina de uma rota | Mapas e localização | TechTudo

Por Helito Beggiora, para o TechTudo

O WikiRota é um aplicativo gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) que permite calcular pedágio e combustível em viagem. Para isso, o usuário deve fornecer informações como os pontos de origem e destino, preço da gasolina e dados do automóvel, como autonomia em quilômetros por litro (km/l) e tipo de veículo. Dessa forma, o app calcula a distância a ser percorrida e chega ao custo de viagem.

LEIA: Instagram traz novidades em Stories antigos; veja como usar

No tutorial a seguir, confira como usar o app WikiRota para calcular gasolina e pedágio de uma rota. O procedimento foi realizado em um iPhone XR com o iOS 14, mas as dicas também valem para usuários de celulares com o sistema do Google.

Saiba como calcular pedágio e combustível de uma viagem com o WikiRota — Foto: Luana Marfim/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como usar o calculador de pedágios WikiRota

Passo 1. Baixe e instale o app WikiRota em seu celular. Ao abri-lo pela primeira vez, aceite a política de privacidade e permita que o aplicativo acesse a sua localização. Feito isso, pressione "OK" para fechar as novidades;

Configuração inicial do WikiRota, app de mapas e rotas para calcular custo de viagem — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 2. No primeiro campo, adicione o seu local de partida pesquisando pelo nome da rua e tocando sobre o endereço logo abaixo. Caso queira usar a sua localização atual, toque sobre o ícone azul à esquerda. Nos campos abaixo, adicione as cidades de destino;

Adicione o ponto de saída e destino para que o app mostre a distância entre cidades com pedagio — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 3. Nos campos abaixo, informe o valor do combustível e autonomia do seu carro. Também é importante definir o tipo de veículo e número de eixos para calcular corretamente o valor dos pedágios, se houver. Após preencher todas as informações toque em "Quanto vai custar?" para calcular os custos de viagem;

Adicione informações sobre o seu carro e combustível — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Passo 4. O WikiRota vai traçar a rota entre cidades, o tempo estimado de viagem e os valores gastos com combustível e pedágio, bem como a despesa total. Para ver o valor de uma praça de pedágio individual, toque sobre ela no mapa. Por fim, toque em "Iniciar Rota" para começar a viagem usando seu app de navegação preferido.

Visualizando custos da viagem e iniciando rota — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Pronto! Aproveite as dicas de como usar o app WikiRota para calcular pedágio e combustível, e saber os custos de uma viagem.

Qual é o melhor app concorrente do Google Maps e Waze? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Waze funciona offline? 5 perguntas e respostas sobre o aplicativo de GPS

Como limpar histórico de navegação do iPhone (iOS) | Produtividade | TechTudo

Por Marvin Costa, para o TechTudo

O iPhone permite que usuários limpem o histórico de navegação na web dos usuários. O recurso é ideal para pessoas que não querem deixar rastros dos sites que visita na Internet e pode ajudar aqueles que compartilham um smartphone a ter mais privacidade. O procedimento pode ser realizado no navegador nativo do iOS, o Safari, e também no Chromeaplicativo muito usado para acessar a web em celulares da Apple.

LEIA: Navegador gamer é melhor que o Google Chrome? Compare

Para ajudar os leitores, o TechTudo preparou um tutorial com os procedimentos para limpar o histórico de navegação no iPhone (iOS). A seguir, confira como deletar a lista de sites visitados no Safari ou no Chrome.

Saiba como limpar o histórico de navegação no iPhone no Safari e no Google Chrome — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como limpar o histórico de navegação do Safari

Passo 1. Siga até os ajustes do sistema e acesse a opção "Safari";

Ação para acessar as configurações do Safari no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Toque na opção "Limar Histórico e Dados dos Sites". Feito isso, confirme a ação ao pressionar "Limpar tudo".

Como limpar dados de navegação no iPhone: os ajustes do iOS permitem limpar histórico — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Como limpar o histórico de navegação do Chrome no iPhone

Passo 1. Abra o Google Chrome e toque no ícone de três pontos no canto inferior direito da tela. Em seguida, acesse "Configurações";

Ação para acessar as configurações do Google Chrome no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2. Acesse "Privacidade" e pressione a opção "Limpar dados de navegação", como mostra a imagem abaixo;

Ação para acessar a ferramenta para limpar o histórico do Google Chrome no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3. Confirme a ação pressionando a opção "Limpar dados de navegação".

Ação para limpar dados de navegação do Google Chrome no iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Pronto. Use as dicas para manter sua privacidade ao usar navegadores em seu iPhone.

Resultados de pesquisas do Google mudando: como resolver? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Como usar o picture-in-picture (PiP) no iPhone com iOS 14

PS4 vs PS5: veja o que muda em Dirt 5 nos gráficos da nova geração | Jogos de corrida | TechTudo

Por Murilo Molina, para o TechTudo

Dirt 5 é a nova versão do tradicional jogo de corridas off-road, desenvolvido e publicado pela CodeMasters para os consoles da nova geração (PS5 e Xbox Series X/S), para os antigos PlayStation 4 (PS4) e Xbox One e para PC. Enquanto no PS5 aparece com gráficos mais aprimorados, no PS4, o título é bem mais modesto. Um dos destaques na nova plataforma da Sony é a qualidade de seus três modos gráficos, que podem gerar visuais mais detalhados, resoluções mais altas ou maior desempenho em frames por segundo. Confira, a seguir, a comparação de Dirt 5 rodando no PS5 e no PS4.

Leia a análise completa de Forza Horizon 4 no TechTudo

PS4 x PS5: o que muda em Dirt 5 na nova geração — Foto: Divulgação/Codemasters

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Resolução

Resoluções dinâmicas se tornaram bastante frequentes desde a última geração de consoles, e Dirt 5 utiliza tecnologia para equilibrar sua carga com o hardware dos consoles. No PS5, o jogo mira em 4K (3840 x 2160), mas a resolução pode variar de acordo com o número de elementos na tela, chegando a 1440P (2560 x 1440). Uma das alternativas para quando isso acontece é selecionar o "Modo Resolução" nas opções do jogo, que desliga alguns dos detalhes gráficos para priorizar o aspecto do game. A configuração funciona bem, fazendo com que Dirt 5 rode praticamente "cravado" em 4K.

Já no PlayStation 4, o alvo é 1080p (1920 x 1080), com a resolução variando até a casa dos 900p (1600 × 900). No PS4 Pro, o modo que prioriza a qualidade, que também está disponível para os consoles de antiga geração, a resolução varia entre 1800p (3200 x 1800) e 1440p (2560 x 1440), mas tem queda no FPS.

Versão para PS5 de Dirt roda em 4K, com opções ajustáveis de gráficos — Foto: Reprodução/YouTube Cycu1

Detalhamento gráfico

A principal diferença entre as versões de Dirt 5 está no detalhamento gráfico do jogo, que é muito superior no PlayStation 5. Desde os efeitos de chuva e iluminação até as texturas dos carros e dos terrenos, tudo é mais caprichado no PS5. Além disso, os aspectos podem ficar ainda melhores de acordo com o modo de qualidade habilitado, que sacrifica performance para tornar o game mais bonito.

No PS4, além da ausência de alguns efeitos, há elementos que são completamente removidos dos cenários, como pequenas árvores, poças e regiões com grama. Carros e outros objetos têm mais serrilhados também, e a geometria de partes das pistas foram simplificadas para permitir que o título rode bem no antigo aparelho.

Dirt 5 no PS5 tem mais detalhes e efeitos comparado ao PS4 — Foto: Reprodução/YouTube Cycu1

Ray Tracing

Assim como diversos outros jogos da nova geração, Dirt 5 tem a tecnologia de Ray Tracing aplicada às suas versões para PS5, Xbox Series X/S e PC. Os efeitos podem ser vistos com clareza nas poças espalhadas pelo terreno acidentado das pistas, que acumulam água em diversos pontos, e na própria lataria dos veículos e seus vidros também.

O efeito é discreto, mas garante uma experiência visual mais agradável para os jogadores. Quando comparado lado a lado com a versão da antiga geração, fica claro o impacto dos reflexos com a tecnologia, que cria gráficos mais realistas e competentes para o game de corrida.

Ray tracing afeta reflexos e iluminação de Dirt 5 no PS5 — Foto: Reprodução/YouTube Cycu1

Desempenho

No PlayStation 5, nos modos de resolução e qualidade, Dirt 5 roda a 60 frames por segundo. Especialmente na segunda modalidade, em que diversos efeitos são ressaltados para deixar o jogo mais bonito, é possível perceber quedas na taxa de quadros, que acontecem quando há vários carros na tela ou quando o jogador está em áreas com muitos reflexos e iluminação.

Uma segunda alternativa é a de 120 frames por segundo, que exige uma TV ou monitor compatível com 120hz. Dessa forma, o game da CodeMasters abandona boa parte de seus caprichos gráficos para entregar máxima fluidez. O modo é ideal para jogadores mais competitivos, que não abrem mão de uma taxa de atualização comparável à vista nos PCs.

Dirt 5 no PS5 chega a rodar em 120 frames por segundo, contra 60/30 da última geração — Foto: Reprodução/YouTube Cycu1

Como era de se esperar, o PlayStation 4 sofre um pouco quando o quesito é performance. Suas opções variadas, no entanto, são uma boa para os donos do console. É possível optar por gráficos (ainda) mais simples e uma taxa de 60 frames por segundo, ou manter o jogo travado em 30 quadros para deixá-lo mais bonito. O mesmo funciona para o PS4 Pro, que consegue segurar o FPS com mais facilidade do que a versão base.

Tempo de carregamento

Uma das mudanças "garantidas" em jogos disponíveis nas duas gerações são os tempos de carregamento, que muito se beneficiam do veloz SSD do PlayStation 5. Embora não chegue a impressionar, como é o caso em jogos como Spider-Man: Miles Morales ou FIFA 21, o jogo da CodeMasters é mais rápido no PS5 do que no PS4.

Até o menu principal, são pouco mais de 30 segundos no novo console, enquanto no PS4 pode demorar cerca de um minuto. Início de corridas variam de acordo com a complexidade da pista, mas também levam boa vantagem no PS5, que, além disso, carrega texturas com mais facilidade do que o antigo aparelho.

Carregamento mais veloz é vantagem do PS5 em Dirt 5 — Foto: Reprodução/YouTube Cycu1

Com informações de Digital Foundry e Cycu1

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Valorant Challengers Brazil: calendário, formato e onde assistir ao vivo | Campeonatos | TechTudo

Por Victor de Abreu, para o TechTudo

A primeira fase do Valorant Challengers Brazil já tem suas oito equipes participantes definidas. Depois da Qualificatória Aberta, FURIA Esports, Galaxy Carrots, SLICK, DELIRAWOWZK, Team Vikings, S5, Vorax e Imperial Esports sobreviveram na classificação e superaram as favoritas Gamelanders e paiN Gaming, finalistas do First Strike. Agora, os times estão disputando pela maior parte da premiação total de R$ 50 mil, além da classificação direta para a segunda fase da competição.

O Valorant Challengers Brazil terá suas primeiras rodadas acontecendo a partir das 19h, neste sábado (30) e domingo (31). As partidas têm transmissão nos canais oficiais do Valorant nas plataformas Twitch TV e YouTube.

CBLOL: datas dos jogos e como assistir ao CB Academy 2021 ao vivo

Primeira fase do Valorant Challengers Brazil começa no sábado (30) — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Riot Games dividiu as equipes em dois grupos com quatro integrantes cada. Ambos os grupos funcionam no formato de eliminação dupla: quem perder duas séries está eliminado. Na primeira rodada, as equipes se enfrentam em uma série melhor de uma partida (MD1). Ja nas outras rodadas são realizadas séries melhores de três partidas (MD3). Vale destacar que a distribuição dos grupos foi definida de acordo com o ranking do portal Liquipedia. As equipes que não aparecem no ranking foram distribuídas aleatoriamente.

A competição se encerra quando as duas melhores equipes de cada grupo forem definidas. As quatro ganham suas respectivas fatias da premiação de R$ 50 mil e ficam com vaga assegurada na segunda fase da Valorant Challengers Brazil, que dá uma vaga para o Valorant Masters, a final regional do circuito que acontece no mês de março.

Na tabela abaixo, veja como ficou a divisão dos grupos:

Valorant Challengers Brazil (1° Fase) - Grupos

A seguir, você vê as datas, no horário oficial de Brasília, de cada um dos confrontos dessa primeira etapa:

  • Semifinal 1 (Grupo A) - Vorax x SLICK - 30 de janeiro às 19h
  • Semifinal 2 (Grupo A) - Galaxy Carrots x FURIA Esports - 30 de janeiro às 20h
  • Semifinal 1 (Grupo B) - DELIRAWOWZK x S5 - 30 de janeiro às 21h
  • Semifinal 2 (Grupo B) - Imperial Esports x Team Viking - 30 de janeiro às 22h
  • Round 1 da Lower Bracket (Grupo A) - Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2 - 31 de Janeiro às 19h
  • Round 1 da Lower Bracket (Grupo B) - Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2 - 31 de Janeiro às 22h
  • Final da Upper Bracket (Grupo A) - Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2 - 6 de fevereiro às 19h
  • Final da Upper Bracket (Grupo B) - Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2 - 6 de fevereiro às 22h
  • Final da Lower Bracket (Grupo A) - Vencedor do Round 1 da Lower x Perdedor da Final da Upper - 7 de fevereiro às 19h
  • Final da Lower Bracket (Grupo B) - Vencedor do Round 1 da Lower x Perdedor da Final da Upper - 7 de fevereiro às 22h

Via PlayValorant e Liquipedia

Valorant: veja 13 personagens e suas habilidades