O Google anunciou nesta segunda-feira (1º) uma série de novidades no Workspace (antigo G Suite). A empresa afirma que elas devem ajudar quem adotou um modelo que combina home office com trabalho presencial. Entre as mudanças, estão recursos para melhorar chamadas no Meet e para garantir mais foco durante o trabalho.
O Meet vai suportar mais de um dispositivo por usuário para quem desejar uma experiência de segunda tela. A opção será levada nas próximas semanas para quem usa o Nest Hub Max e outros dispositivos compatíveis. A ideia é usar notebooks e celulares como telas secundárias para facilitar o envio de mensagens, por exemplo
Os usuários que participam das chamadas pelo celular também ganharão novos recursos, como a opção de mostrar mais pessoas na tela e trocar a imagem de fundo. O app também ganhará o modo PiP (picture-in-picture), que permite navegar em outros aplicativos sem deixar de ver o que as outras pessoas na conversa estão falando.
Em seu anúncio, o Google também revelou que vai levar enquetes e áreas de perguntas e respostas para o aplicativo do Meet. Os recursos também serão levados para transmissões ao vivo, que ganharão ainda o recurso legendas ao vivo para cinco idiomas, incluindo o português, como havia sido anunciado em dezembro.
Além das mudanças nas chamadas pelo Meet, os usuários do Workspace poderão adicionar um novo tipo de evento no Google Agenda. Com o Focus Time, como foi chamado, é possível definir um momento do dia para reduzir as notificações e evitar distrações para se concentrar nas tarefas mais urgentes.
O recurso será liberado nas próximas semanas com opções para usuários compartilharem as horas e o local de trabalho com a equipe. As informações serão exibidas no Agenda, no Meet, no Chat e no Gmail para ajudar a definir o melhor horário de uma reunião e a identificar se o colega estará trabalhando de casa ou do escritório.
Para oferecer mais controle sobre o tempo de trabalho, o Workspace terá o Time Insights. O recurso informa quantas horas o funcionário destinou para reuniões na última semana. Ao contrário do que aconteceu por acidente no Microsoft 365, os dados ficarão disponíveis somente para funcionários, e não para seus chefes.
O Workspace também poderá ser usado com o Google Assistente. Com isso, será possível saber o que está na agenda, criar compromissos, se juntar a chamadas de vídeo e enviar e-mails com comandos de voz. A opção será oferecida nas próximas semanas, mas só estará disponível aos funcionários quando for ativada pelas empresas.
O anúncio também inclui uma alternativa do pacote empresarial para trabalhadores da linha de frente na pandemia. O Google Workspace Frontline será lançado nas próximas semanas com aplicativos como Gmail, Chat e Drive, além de recursos úteis para este grupo, em que o Google inclui trabalhadores de enfermagem, mercados e centros de distribuição.
Segundo a companhia, a solução vai facilitar a criação de aplicativos com Google Sheets e Drive. A ideia é permitir que o trabalho seja concluído rapidamente ao digitalizar tarefas como coletar dados, relatar riscos de segurança e gerenciar pedidos de clientes.
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