terça-feira, 2 de março de 2021

Twitter vai banir quem postar mais de cinco fake news sobre COVID-19 | Internet | Tecnoblog

O Twitter divulgou, nesta segunda-feira (1), que vai passar a punir contas que publicarem tweets com informações falsas sobre as vacinas da COVID-19. Os posts com fake news serão marcados como enganosos, e os usuários podem até ser suspensos da plataforma, dependendo do número de violações das regras.

Twitter vai incluir avisos em tweets com fake news sobre as vacinas da COVID-19 (Imagem: Reprodução/Twitter Blog)

Desde dezembro de 2020, o Twitter passou a remover tweets com fake news sobre a vacinação da COVID-19, mas não punia os autores das postagens. A partir de agora, os usuários que compartilharem conteúdos enganosos sobre o assunto terão os tweets sinalizados e podem até perder a conta, caso quebrem as regras cinco vezes.

Segundo a rede social, a apuração inicial será feita pela equipe interna da empresa. No futuro, a ideia é treinar a inteligência artificial da plataforma para ajudar a encontrar tweets sobre informações falsas com mais agilidade e precisão.

Quem publicar fake news sobre a vacina da COVID-19 pode receber as seguintes punições:

Segundo o Twitter, os usuários que compartilharem informações falsas serão notificados diretamente pela plataforma quando “um aviso ou a solicitação de remoção de um Tweet resultar em uma aplicação adicional de medidas na conta”.

Com o uso do sistema de progressão de penalidades, que determina quando é necessário aplicar outras medidas corretivas, esperamos educar as pessoas sobre por que certos conteúdos violam nossas regras e, assim, tenham a oportunidade de refletir melhor sobre seu comportamento e impacto na conversa pública.

Twitter, em comunicado oficial.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, o Twitter ocultou um post de Jair Bolsonaro no qual havia informações sem comprovação científica sobre o uso de medicamentos no tratamento da COVID-19.

Com informações: Twitter

A CPMI das fake news tem quatro requerimentos ao Facebook após exclusão de contas de funcionários da família Bolsonaro e membros do PSL

O Twitter passou a rotular tweets duvidosos de Donald Trump e a medida desencadeou um debate sobre censura nas redes sociais; especialistas comentam

Google vai começar a mostrar informações para mais usuários à medida em que outros países aprovarem vacinas

Facebook e WhatsApp geram maior preocupação sobre fake news no Brasil; redes sociais e apps de mensagens ultrapassam TV

Facebook afirma que exclusão de posts faz parte de sua política contra desinformação que pode causar danos físicos aos usuários

Comentários com a maior pontuação

Uh… Capitão Cloroquina que se prepare… hahaha

Um ótimo momento pra eu voltar pro Twitter

Não dão conta de banir os milhões de bots, imagina contar 5 fake news de cada conta.

Tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um vídeo, o Deep Fake está tirando o sono de todo mundo

Viu algum perfil que imita você ou alguém? Veja como avisar o Facebook

O Facebook só permite que os usuários postem arquivos .pdf em grupos ou situações específicas, mas você pode contornar isso

Saiba como postar foto no Instagram pelo PC, sem usar apps adicionais ou baixando alguns gerenciadores de redes sociais

Suspeita que um Facebook é fake? Veja como denunciar o perfil e se proteger

Nenhum comentário:

Postar um comentário