Em 2018, o Swift entrou para a lista das dez linguagens de programação mais populares do mercado. Apesar disso, desenvolvedores que utilizam o Windows não tinham acesso à linguagem na plataforma. Até agora: nesta semana, os recursos do Swift ganharam versões oficiais para Windows 10.
A linguagem foi apresentada pela Apple na WWDC de 2014 para, tanto quanto possível, substituir o Objective-C no desenvolvimento de aplicativos para as plataformas macOS e iOS. No ano seguinte, a companhia transformou a linguagem em um projeto open source, o que contribuiu para aumentar a sua popularidade.
Mais desafiador, porém, foi portar a iniciativa para o ambiente do Windows 10. Esse trabalhou consumiu mais de um ano, simplesmente por não ser uma tarefa fácil: foi preciso garantir que o ecossistema básico do Swift (compilador acompanhado de bibliotecas principais e complementares) funcionasse a contento na plataforma da Microsoft.
Deu certo. “Com as bibliotecas core e a interoperabilidade flexível do Swift com o C, agora é possível desenvolver aplicativos no Windows puramente em Swift aproveitando bibliotecas já disponíveis para a plataforma”, diz Saleem Abdulrasool, membro da equipe de desenvolvimento da linguagem — ele é um dos responsáveis por levar o Swift ao sistema operacional da Microsoft.
Como demonstração, Abdulrasool desenvolveu uma calculadora simples usando as ferramentas do Swift para Windows e recursos do Visual Studio 2019.
Mas note que esse é um trabalho em andamento. Ainda há um longo caminho para o ecossistema do Swift ser amplamente suportado no Windows. No sistema operacional da Microsoft, ainda não é possível trabalhar com a linguagem usando Package Manager, por exemplo.
O importante é que o trabalho mais pesado já foi feito. Interessados em acompanhar ou colaborar com o projeto podem obter informações no fórum do Swift.


Nenhum comentário:
Postar um comentário