Um teste interno do Google, que é chamado de Lacros, promete diminuir parte da fragmentação que já começa a dar as caras no Chrome OS, que roda em Chromebooks e alguns tablets. A ideia do gigante das buscas é de separar a atualização que existe sempre alinhada entre o sistema operacional e o navegador Chrome.
Enquanto alguns Chromebooks ainda dão exemplo de longevidade com atualizações garantidas para o Chrome OS por até oito anos, outros modelos param de receber updates em espaço de tempo bem mais curto. Não receber versões novas do sistema operacional significa a mesma coisa em qualquer plataforma: não receber atualizações de segurança e correções de bugs.
Nos Chromebooks isso também significa que o navegador para de receber qualquer patch e novos recursos do Chrome quando o hardware não está mais na lista de atualizações. Para tentar evitar este problema, o Google está testando a separação do sistema operacional, deixando apenas binários do próprio browser e que então pode ser trocado por uma versão mais recente, da mesma forma como acontece no smartphone e no PC.
A alteração permite rodar, por exemplo, o Chrome 85 em um Chromebook, que é a versão mais recente do navegador do Google, enquanto o portátil está com o Chrome OS 84 ou anterior como sistema operacional.
O Lacros ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e não existe previsão de quando o Google fatiará o navegador Chrome do Chrome OS, permitindo a atualização separada de cada parte do sistema. Não sei vocês, mas acredito que colocar o update em um download exclusivo da Play Store poderia resolver também.
Com informações: Android Police.
Nenhum comentário:
Postar um comentário