Donos do Galaxy Watch Active 2 no Brasil estão recebendo uma atualização com diversos recursos focados em saúde: o aplicativo Samsung Health Monitor é capaz de realizar eletrocardiograma (ECG) e medir sua pressão arterial; o relógio também mede o VO2 max, que indica sua capacidade aeróbica. Além disso, há o detector de quedas que faz ligações de emergência caso necessário.
Em agosto, o app da Samsung para pressão e ECG foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), passo necessário para que esses recursos pudessem ser oferecidos aos usuários. As duas funcionalidades também devem chegar em breve ao Galaxy Watch 3, lançado recentemente por até R$ 2.999; ele é fabricado no Brasil.
Para realizar um ECG, você precisa deixar o relógio firme no pulso e abrir o app Health Monitor. Então sente-se, apoie seu braço em uma superfície plana e coloque a ponta do dedo no botão superior. Isso é capaz de identificar fibrilação atrial (AFib), o tipo mais comum de arritmia cardíaca.
A Samsung avisa que o ECG realizado com relógio “não se destina a usuários com arritmias conhecidas que não sejam fibrilação atrial, ou a usuários com menos de 22 anos de idade”. Além disso, o recurso só funciona se o Watch Active 2 estiver emparelhado com um smartphone Galaxy com Android 7.0 Nougat ou superior.
O procedimento é um pouco diferente para medir a pressão sanguínea. Antes de tudo, é necessário fazer a calibração: você deve usar um esfigmomanômetro tradicional para obter seus valores sistólicos e diastólicos, que deverão ser inseridos no aplicativo. Daí em diante, o relógio conseguirá estimar sua pressão.
Assim como no ECG, o recurso de pressão arterial está disponível somente para relógios pareados com um celular da Samsung que rode Android 7 ou mais recente.
O changelog da atualização também menciona estas novidades:
O Apple Watch ativou o app de eletrocardiograma no Brasil em julho, algum tempo após a aprovação da Anvisa; o recurso é compatível com o Watch Series 4 e posteriores. No entanto, o relógio não consegue estimar a pressão arterial de forma nativa.
A atualização para o Galaxy Watch 2 (via @dxxvgs):
Nenhum comentário:
Postar um comentário