Apesar de se mostrar cada vez mais simpatizante do open source, a Microsoft não abriu o código-fonte do Windows XP. Porém, o código do sistema tem sido distribuído indevidamente via torrent nos últimos dias. O vazamento também afeta o Windows Server 2003. A Microsoft já investiga o problema.
O responsável pela distribuição afirma ter passado os últimos dois meses montando um pacote de códigos vazados. Não está claro como esse vazamento aconteceu. O que se sabe é que o conjunto foi colocado para download via torrent no 4chan.
São 43 GB de dados. Eles incluem os códigos do Windows XP SP1, do Windows Server 2003 e de outros sistemas operacionais antigos da Microsoft, como o Windows 2000, o Windows NT 4.0 e o DOS 6.0.
Curiosamente, os arquivos também incluem conteúdos com teorias conspiratórias contra Bill Gates. Também está em circulação um pacote menor, com aproximadamente 3 GB, que contém apenas os códigos do Windows XP e do Windows Server 2003.
Outro detalhe que ainda não está claro é se os códigos são completos. De todo, o The Verge sinaliza que o material é legítimo, razão pela qual o vazamento representa um importante problema de segurança.
Primeiro porque os códigos são altamente sigilosos e, por isso, o incidente indica que a vigilância da Microsoft vazou de algum modo. Segundo porque, embora o Windows XP tenha tido o seu suporte descontinuado em 2014, o sistema operacional pode conter códigos que são usados nas versões atuais do Windows, embora o risco de complicações a partir disso seja baixo.
Por ora, a Microsoft informou apenas que está investigando o vazamento. Tudo indica que essa não vai ser uma tarefa fácil: os códigos estão sendo distribuídos agora, mas, aparentemente, hackers estariam compartilhando o material há anos, o que sugere que o vazamento aconteceu há muito tempo e, consequentemente, exigirá uma investigação bastante criteriosa.
Com informações: Bleeping Computer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário