Um bug encontrado já na primeira versão pública do iOS 14 faz a escolha de navegador ou cliente de e-mail padrão retorne aos apps da própria Apple. O problema acontece quando o usuário escolhe qual é o aplicativo terceiro quer como padrão do sistema e depois reinicia o iPhone, iPod Touch ou iPad.
Uma das novidades do iOS 14, junto da nova interface da tela inicial com widgets, é a possibilidade de, pela primeira vez, trocar o navegador ou cliente de e-mail padrão do sistema. Isso significa que se o usuário prefere o Chrome no lugar do Safari, basta entrar nos ajustes do Chrome e escolher este como o browser que vai abrir sempre que um link for tocado.
Em navegadores é possível, neste momento, substituir o Safari pelo Microsoft Edge e o Google Chrome. Em clientes de e-mail o mesmo pode ser feito com o Microsoft Outlook ou o Spark.
A ideia é interessante, vale tanto para os pequenos iPhones e iPods Touch, quanto para o iPadOS que está nos tablets da maçã. O problema é que nem bem o iOS 14 saiu do estágio de testes do beta e ele já apresentou um bug que acontece nesta área. A escolha do app pode ser feita e é respeitada durante o uso, mas basta o aparelho ser reiniciado para que tudo volte a ser como antes – com o Safari e Mail como aplicativos para navegar e ler e-mails.
Reiniciar o gadget pode ser raro, eu mesmo passo meses sem fazer isso, mas é só o aparelho ficar sem bateria e ele será desligado de forma forçada, perdendo o ajuste configurado. Eu testei aqui no meu iPhone e o bug está presente exatamente da mesma forma.
A solução para este bug pode vir em pouco tempo em uma atualização, já que a Apple vem enfrentando acusações de antitruste de todos os lados. Um erro de software que inverte a seleção do usuário pode ser mais uma pedra no sapato de Tim Cook neste momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário