terça-feira, 1 de setembro de 2020

Android e iOS 13.7 trazem monitoramento de COVID-19 embutido | Aplicativos e Software | Tecnoblog

A Apple lançou nesta terça-feira (1º) o iOS 13.7 para incluir o sistema Notificação de Exposição Expressa desenvolvido em parceria com o Google: dessa forma, será possível fazer o rastreamento de contato da COVID-19 sem precisar desenvolver um app separado. O Android vai receber esse mesmo recurso em setembro, nas versões 6.0 e posterior, através de uma atualização do Play Services.

Notificação de Exposição Expressa

O rastreamento de contato (contact tracing) permite saber se você passou perto de alguém diagnosticado com COVID-19, caso a pessoa escolha participar. Essa informação é repassada de forma anônima para dispositivos próximos através de Bluetooth.

O monitoramento do novo coronavírus está sendo integrado de forma direta ao sistema operacional para que autoridades de saúde pública não precisem desenvolver um app próprio, diminuindo a barreira de entrada.

Em vez de criarem um aplicativo, as autoridades de saúde deverão fornecer alguns dados para Apple e Google informarem aos usuários:

Notificação de Exposição Expressa

No iPhone, o usuário terá que instalar um perfil de provisionamento se quiser participar do rastreamento de contato; é possível saber mais indo em Ajustes > Notificações de Exposição. Enquanto isso, no Android, será necessário instalar um app criado de forma automática com os dados fornecidos pela autoridade de saúde.

Apple e Google dizem que os estados americanos de Maryland, Nevada e Virgínia devem ser os primeiros a implementar a Notificação de Exposição Expressa (Exposure Notifications Express), assim como o Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.

Em maio, o iOS e o Android ganharam uma API chamada Notificação de Exposição: ela é usada por aplicativos para fazer o rastreamento de contato da COVID-19, e foi integrada ao Coronavírus-SUS no final de julho. 20 países adotaram essa API, assim como seis estados americanos. A nova Notificação de Exposição Expressa complementa a API, em vez de substituí-la.

E quanto à privacidade? A Notificação de Exposição Expressa não coleta o local do usuário; e o dispositivo de quem for diagnosticado com COVID-19 compartilha via Bluetooth apenas um código de identificação que muda a cada período entre 10 e 20 minutos. Esse código é associado a uma chave de rastreamento que fica guardada em um servidor central protegido.

Com informações: TechCrunch, Android Police.

LastPass anuncia serviço de monitoramento de dark web para detectar vazamentos de dados e novo Painel de Segurança

Monitor de Pressão Arterial e ECG já têm autorização para funcionar em smartwatches compatíveis, como o novo Galaxy Watch 3

Apple e Google atualizam iOS e Google Play Services (Android) com API de Notificação de Exposição para rastrear novo coronavírus

As novidades valem para uso corporativo do aplicativo do Gmail que está em dispositivos moveis como Android e também nos iPhones

Programa de instalação de câmeras de segurança da 99 chega a outras cidades do Brasil a partir da próxima segunda-feira (20)

Saiba como conectar um fone de ouvido Bluetooth no celular e ouvir as suas músicas preferidas sem se preocupar com fios

Veja como instalar drivers Bluetooth no Windows 10, de forma automática ou manual, e resolva problemas de conexão

Mi Band e Mi Smart Band são dois acessórios da Xiaomi perfeitos para quem pratica esportes; saiba diferenciá-los

Saiba mais sobre o que é Bluetooth e como a tecnologia de comunicação sem fio funciona

Aprenda como ligar o Bluetooth de um notebook com Windows, tanto pelo sistema operacional quanto por teclas

Nenhum comentário:

Postar um comentário