sábado, 12 de setembro de 2020

20 perguntas e respostas sobre o Pix | Finanças | Tecnoblog

O Pix foi criado pelo Banco Central, com a promessa de facilitar pagamentos e transferências entre pessoas e empresas. A proposta foi apresentada em fevereiro de 2020 e poderá ser usada em novembro do mesmo ano. Separamos uma lista de 20 perguntas e respostas acerca do novo sistema de pagamentos que pode dar fim ao TED, DOC e boletos bancários.

PIX / Foto de William Iven / Unsplash

Já explicamos em mais detalhes sobre o que é o Pix em outro artigo. Basicamente, o sistema de pagamentos permitirá transferências a qualquer hora ou dia (mesmo durante a virada de Ano Novo) para pessoas, empresas ou entidades governamentais. É como enviar uma mensagem de texto, só que dinheiro.

Para isso, será preciso saber apenas uma das chaves do recebedor, escanear o QR Code ou usar o NFC para pagamentos sem contato.

As chaves poderão ser cadastradas a partir de 5 de outubro de 2020. O meio de pagamento só funcionará a partir de 16 de novembro. É uma janela de pouco mais de um mês para que esteja tudo certo antes do início das operações.

Para pessoas físicas não há custo para usar o Pix — no entanto, instituições bancárias podem cobrar pelo serviço. Para empresas (pessoas jurídicas) há uma taxa nas transações.

Não, o Pix é um sistema que será integrado aos demais aplicativos de pagamentos ou bancos.

Chaves funcionam como apelidos (dá para comparar como o nome de usuário em uma rede social) para facilitar a transferência ou pagamento por meio do Pix. Ao invés de memorizar e digitar código do banco, agência, número da conta e CPF/CNPJ, o pagador só precisa informar uma chave de quem vai receber a ordem.

Essa chave pode ser:

Note que uma chave já vinculada a uma conta bancária não poderá ser usada em outra instituição financeira. Chaves também não são obrigatórias, os pagamentos podem ser feitos ao informar os dados da conta do recebedor, no entanto o Banco Central diz que pode demorar mais que ao usar as chaves.

Sim. Haverá possibilidade de fazer a portabilidade da chave. A alteração das chaves só funcionará das 8h às 20h, de qualquer dia. Diferente dos pagamentos, que podem ser feitos a qualquer momento.

Será preciso cadastrar esses endereços como novas chaves e excluir as anteriores no gerenciador de chaves da instituição financeira que usa.

É possível fazer a reivindicação da chave, no aplicativo da instituição que deseja cadastrar, desde que seja comprovada a titularidade daquele endereço. O mesmo vale para outros tipos de chave (telefone e CPF).

Para pessoas físicas, até cinco chaves podem ser cadastradas em uma conta. Pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves por conta.

Para isso há a sequência aleatória como possibilidade de chave para o Pix. Será um conjunto de números, letras e símbolos que identificará a conta recebedora. Pode-se ter mais privacidade ao não entregar dados pessoais, por outro lado, é mais suscetível a erros no momento do pagamento.

Os bancos e fintechs precisam implementar o Pix no próprio aplicativo, para habilitar o pagamento ou transferência. Empresas com mais de 500 mil clientes são obrigados a adotar esse sistema.

No aplicativo, bastará informar uma das chaves do contato, informar o valor e completar a transferência.

Também será possível pagar por QR Code (apontando a câmera do celular para leitura do código) ou por NFC, para aparelhos que têm a tecnologia. Mas, claro, vai depender a implementação das empresas.

Desde que o recebedor aceite o Pix, sim.

Não. O Pix vai funcionar também com fintechs como o PicPay ou Mercado Pago, as chamadas carteiras digitais. Dessa forma, quem tem conta em banco pode enviar para alguém no PicPay ou vice-versa.

O pagador deverá conferir os dados (valor e destinatário) antes de confirmar a operação. Depois que a transação for efetivada, não poderá ser estornada ou cancelada. A solução é negociar com o recebedor e pedir a devolução.

Após a confirmação, não há como cancelar ou solicitar estorno do valor. A menos que o recebedor aceite devolver os valores.

Não, mas com o Pix, TED e DOC se tornam ainda mais obsoletos. Tanto pela demora e limitações na operação quanto na usabilidade, em ter que inserir várias informações do recebedor.

A partir de 2021 será possível fazer saques até mesmo em estabelecimentos comerciais, como uma loja de roupas. O atendente gera um QR Code, o usuário faz o pagamento e retira o dinheiro em espécie.

Sim. As informações são protegidas pelo sigilo bancário, assim como as transferências via TED e DOC, e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As transações também serão criptografadas.

O Pix facilitará o pagamento para quem recebe ou paga, por ser um meio de pagamento instantâneo, prático, gratuito (espera-se) e obrigatório em todas instituições financeiras com mais de 500 mil clientes.

Com informações: Banco Central.

Saiba o que é Pix, o sistema de pagamentos do Banco Central que deve substituir as transferências (TED e DOC) e boletos bancários

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Desde que o recebedor aceite o Pix (tenha uma conta com uma chave cadastrada), sim.

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_pixpagtoinstantaneo

Item 7.3 - Sou obrigado a cadastrar uma chave Pix para poder utilizar o Pix?
Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix.

No entanto, o cadastramento da chave é altamente recomendável para receber um Pix. Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix.

Eu tenho uma dúvida que ainda não vi sobre: o PIX é só para terceiros? Tipo, eu vou poder fazer movimentação pra outras contas de mesma titularidade usando o pix ou vai ter q ser TED?

Parece um TED/DOC hahaha sem ter a chave. Obrigado, vou pontuar isso.

O Pix vai integrar ao app do seu banco. Aparentemente, é só selecionar esse método e transferir pra qualquer lugar, inclusive outras contas suas

Isso explica o porque das empresas estarem querendo fazer o seu pré cadastro usando telefone/email/cpf

Vai fazer com que seus documentos principais fiquem vinculado àquela instituição financeira e ela passe a controlar mais seu fluxo de dinheiro, o que é bom pra eles.

Agora entendi o porque o nubank queria que eu ativasse o pix por eles

Após a confirmação, não há como cancelar ou solicitar estorno do valor. A menos que o recebedor aceite devolver os valores.

Rapaz, isso vai dar uma dor de cabeça. Já é o primeiro ponto a se pensar em melhorias uma vez que o sistema esteja operando.

É verdade, por mais que você ache que tem certeza da transação, uma hora você vai precisar cancelar, aí vai dar ruim hein rs

Se tu pudesse cancelar, o que ia te impedir de comprar algo, sair da loja com a mercadoria e cancelar o pagamento?

Ser decente.

Pelo que eu entendi, pessoa física tem direito a 5 chaves, então pode-se cadastrar cada uma dessas chaves nas diversas contas que tiver, por exemplo: Chave 1 - CPF - Banco A, Chave 2 Nº Celular - Banco B, Chave 3 - E-mail - Banco 3 e assim por diante. Caso queira passar de uma conta para a outra é só apontar para a chave de destino. Bom, pelo menos foi isso que eu entendi.

Pelo que eu entendi, pessoa física tem direito a 5 chaves

São 5 chaves por conta, mas uma mesma pessoa pode ter inúmeras chaves.

Ser decente.

Pode acordar pra realidade.

Falando sério, eu concordo que não deve poder cancelar mesmo não.
Se a pessoa for descuidada, problema dela.

Pessoal, alguem pode me esclarecer uma dúvida: Hoje com o tanto de contas e carteiras digitais que temos por ai, como Pic Pay, Recarga Pay, Nubank, etc… como vamos fazer para cadastrar um email alternativo pois quase todo mundo deve ter mais de um email (gmail, hotmail, yahoo, etc) e gostaria de usar.

Digo isso porque hoje recebi uma notificação do Nubank pra fazer o pré-cadastro da minha chave mas ele já deu as 3 opções de chaves já pre estabelecidas, ou seja, ele me mandou tocar em qual chave eu queria, no meu email xxxxxxxxxxxx, no meu tel yyyyyyyyy ou no meu cpf wwwwwwwwwwwww ou seja, ele não me deu opção para digitar um outro email que eu quisesse usar. Por exemplo, no Nubank eu cadastrei o Gmail mas e se eu quiser usar como chave um email do Hotmail ???

Alguem sabe como vai funcionar isso ??

Você saberia me responder o seguinte: Hoje apareceu notificação pra mim do Nubank pra fazer o pré-cadastro de uma chave mas ele já me deu 3 possiveis opções de chaves, creio que com base no meu cadastro, meu cpf, meu email (do gmail) e meu celular, mas ai pergunto: E se eu quiser usar outro email, do hotmail por exemplo ??? pois ele não me deu opção de digitar o que eu queria como chave (as 3 opções eram clicaveis).

Digo isso porque hoje recebi uma notificação do Nubank pra fazer o pré-cadastro da minha chave mas ele já deu as 3 opções de chaves já pre estabelecidas

Provavelmente isso é apenas durante o pré-cadastro. As instituições querem “pra si” as melhores chaves dos clientes.
No entanto, quando o sistema já estiver rodando, muito provavelmente vai aparecer o campo digitável, tanto em e-mail quanto em telefone.

Para pessoas físicas não há custo para usar o Pix — no entanto, instituições bancárias podem cobrar pelo serviço.

Não entendi exatamente o que tentaram dizer aqui. No próprio Tecnoblog, foi noticiado que o Pix será 100% gratuito para PF.

O Bacen disse, inicialmente, que não haviam restrições sobre a cobrança de tarifas pelos bancos e iria fiscalizar para evitar abusos, mas acabou voltando atrás e tornou gratuito.

Existirá mesmo possibilidade de tarifa para uso do Pix por PF?

Fonte: https://tecnoblog.net/347489/pix-sera-gratis-para-pessoas-fisicas-e-tera-saque-de-dinheiro-em-lojas/

O que te faz querer cancelar um pagamento? Não conferir os dados? Mandar 500 reais no lugar de 5?

Acho que tudo é questão de conferir, ainda mais se tratando de dinheiro.
Certeza que vai aparecer os dados e não só ***** nos dados e valores.

Exatamente! Mesma coisa…

Certeza que vai aparecer os dados e não só ***** nos dados e valores.

Pelo que vi, irá aparecer o nome do destinatário e o CPF no seguinte formato: 123..-89
A pessoa tem que conferir pelo menos o nome completo do destinatário, pelo amor!

Você troca o email atrelado a aquela conta. As opções que o Nubank te deu são o email e o telefone que tá no seu cadastro. Se você mudar algum dos dois, pode mudar a chave.

Não há custo pro banco, não pro cliente.

Transferências para pessoas físicas não terão custo nenhum pro banco. Transferências para PJ será cobrado R$0,01 a cada 10 transações.

Mas a instituição pode decidir livremente se cobra ou não nos dois casos.

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