terça-feira, 23 de março de 2021

Correios reduzem prazos de entrega e diminuem preços de Sedex e PAC | Brasil | Tecnoblog

Os Correios reduziram os prazos de entrega de encomendas em todo o território nacional para atender à demanda das lojas online, principalmente as operadas por pequenas e médias empresas em regiões distantes dos grandes centros urbanos. A empresa também diminuiu o custo de envio via Sedex e PAC para clientes com contrato em até 38%, conforme números divulgados pela estatal ao Tecnoblog.

Caminhão de entrega dos Correios (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A redução nos prazos de entrega ocorreu nas últimas semanas e teve como foco as pequenas cidades, como forma de contribuir para a “interiorização do comércio eletrônico brasileiro”. Os Correios exemplificam ao Tecnoblog que um pedido de Nova Lima (MG) para Santana do Paraíso (MG), a 270 km, era entregue em até seis dias. Desde 10 de março, com a otimização da malha logística, o prazo caiu para um dia.

Grandes cidades também foram beneficiadas, mas em menor escala. Entre Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), o prazo de entrega caiu de dois para um dia. O mesmo aconteceu em outros trechos, como São Paulo (SP) a Salvador (BA); Belo Horizonte (MG) a Campinas (SP); e Sorocaba (SP) a Rio de Janeiro (RJ). A redução nos prazos afetou mais de 10 mil trechos nacionais e internacionais; estes são alguns exemplos:

O custo para enviar uma encomenda via Sedex ou PAC também ficou mais baixo, com quedas de até 38%.

É importante notar que você não perceberá a queda de preço nas agências: ao Tecnoblog, os Correios explicam que “a redução se aplica somente para clientes de contrato e as condições específicas podem ser verificadas com o representante comercial”. Ou seja, a medida deve beneficiar inicialmente as empresas menores que, diferente das gigantes do varejo, não costumam ter estrutura própria de logística.

Os novos valores estão sendo praticados pelos Correios desde fevereiro.

Tecnocast 183 – Os desafios de logística na pandemia (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

2020 foi um ano completamente atípico e antecipou a adoção de tecnologias em várias áreas. Um dos segmentos que mais sentiu essa mudança foi o de comércio online, que registrou um crescimento expressivo em volume de vendas. Batemos um papo com Luiz Vergueiro, diretor logístico da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) que nos conta os desafios enfrentados pelo setor.

Colaborou: Felipe Ventura.

Correios aumentam preços do Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex 12 e PAC; reajuste no frete é mais que o triplo da inflação no período

Segundo Procon, lojas que não informarem sobre restrição dos Correios na entrega violam Código de Defesa do Consumidor

Correios tiveram queda de 37% no lucro e alta de 41% em encomendas internacionais; estatal está em processo de privatização

Correios anunciam reajuste no valor dos fretes: eles ficarão 8,03% mais caros, em média, a partir de 6 de março

Entrega no Vizinho dos Correios permite indicar casa ao lado como destinatário alternativo

Comentários com a maior pontuação

Os Correios são a prova de que a ineficiência estatal gera uma resposta do mercado. Há 3 anos a empresa era responsável por 95% das entregas do Mercado Livre e hoje este percentual é de 5%. Moro numa cidade pequena, num bairro não coberto pela entrega domiciliar dos Correios, mas grandes varejistas deixam as encomendas na minha porta. Até o argumento do preço não está servindo mais aos que são contra a privatização da empresa.

Já passou da hora de melhorar. Compro na Amazon/ML e às vezes chega no outro dia, no máximo 2 dias, Correios demora 7, 8 dias pra entregar algo de SP pra MG. É muito discrepante a diferença.

Dizem que diminuíram o tempo, mas na prática o serviço continua horrível e demorado.
Fiz uma encomenda de SP para Niteroi/RJ em 2 dias estava no centro de Distribuição do Rio, agora fazem 17 dias que está em trânsito entre o Rio de Janeiro e o CDD de Niterói, coisa de 20km de distância. Deve estar vindo no lombo de uma cobra, só pode.

Pelo visto só reduziu preços e prazos no papel. Moro em Fortaleza e estou esperando uma encomenda do Shopee que foi postada em Belo Horizonte no dia 5 desse mês. Só compro na loja porque ela tem dado desconto no frete, pois não sou louco de pagar valor integral pra estatal prestar um serviço tão ruim e caro.

Em resumo: Não mudou p… nenhuma pro consumidor final, né?

Só no nosso!

Moro numa cidade pequena, num bairro não coberto pelo pela entrega domiciliar dos Correios, mas grandes varejistas deixam as encomendas na minha porta.

E ainda tem quem repita a ladainha de que “só os Correios entregam em todo o território nacional”. Não, não entregam.

Meus pedidos da Shopee geralmente demoram 2 semanas pra entregar, mesmo alguns vindo do estado vizinho. Já tive pacote que foi parar no CDD da cidade errada também.

Engraçado como o jogo virou, agora as transportadoras que entregam em todo o lugar hahuahuahua. Daqui a pouco os correios estarão tão defasados que ngm vai querer comprar e vai falir.

Tem tempo que não recebo uma encomenda dos correios, todas as ultimas compras online que fiz chegaram por empresas particulares, acho que sentiram

NA TEORIA, pelo menos, estão restabelecendo prazos que eram praticados anos atrás, antes do início do sucateamento da empresa.

Na prática: moro em uma cidade em que os Correios tem o centro de distribuição principal na cidade vizinha (cidades separadas por um rio). Tudo que é relacionado à empresa chega e sai nesse centro. Daí o trâmite da encomenda é: chega na cidade vizinha, vai para um centro menor na minha cidade, vai pra outro centro menor ainda E daí se eles não resolverem passear mais com a encomenda entregam. Tive uma encomenda recente que mudou de lugar 4 vezes dentro da cidade antes de ser entregue. Foram só 8 dias de encomenda passeando.

Correios só pra carta. Isso porque não tem outro jeito. E privatização esquece, não vai ocorrer nunca. Se não for 100%, não vai ter interessado. Tanto que tentaram tornar a empresa economia mista e os interessados desapareceram.

ESPERA… Agora o frete ficou mais barato?! Como? Não foi aumentado com a desculpa que o preço era insuficiente para cobrir os custo de transporte e eles estavam tendo prejuizo milhonário? Como assim? Se era tudo verdade, como eles são irresponsáveis ao nível de fazer isso?

Sério… esses Correios são uma piada de mal gosto. Agora querem diminuir a lucratividade para desincentivar quem esteja interessado em comprar os Correios…

Como empresa pública não pode falir, vão trabalhar no prejuízo e você como bom pagador de imposto é quem vai cobrir o rombo. Como a privatização de fato não vai sair e a “privatização parcial” (tornar a empresa economia mista) fez os interessados desaparecerem igual pum no vento, só sobrou isso.

No BR quem leva no orifício é sempre a população. Pra eles vai continuar tudo do mesmo jeito. O salário dos “apadrinhados” vai sair em dia, o serviço vai continuar a mesma porcaria e as empresas vão continuar cada vez mais investindo em logística própria.

Daqui a pouco os correios estarão tão defasados que ngm vai querer comprar e vai falir.

Enquanto for estatal, não vai falir, já que basta o governo tirar dinheiro do bolso do conttibuinte para manter a empresa.

Ou seja, eles estão tentando de tudo para evitar a privatização. Até mesmo ficar no prejuizo e prejudicar a população… como toda greve dos Correios… Meus parabéns pros Correios.

Vão correr atrás do prejuizo? Pois eu mesmo, sempre fui um defensor dos Correios, mesmo com todos os seus problemas, mas depois que recebi coisa pela JadLog com uma rapidez absurda, virei cadelinha deles em dois tempos!

Sério… esses Correios são uma piada de mal gosto. Agora querem diminuir a lucratividade para desincentivar quem esteja interessado em comprar os Correios…

Pelo contrario, tem de dar bastante prejuízo em 2021 para o governo dizer que não tem como bancar a empresa no meio de uma pandemia e precisa vender ela rápido e muiiiiito barato.

Isso se eles quiserem ser privatizados, mas acho que querem mostrar que não é lucrativo.

Correios sentiu.

queria entender a logística dos correios em que uma entrega de PE para PI (do lado) precisa ir pra SP pra depois seguir para o PI.

Se os Correios sobem preço/prazo o povo reclama, se diminuem preço/prazo o povo reclama… O ódio se sobrepõe à razão quando sai qualquer notícia que envolve os Correios rsrsrs

Só sei que moro no interior de MG e, para o meu endereço, a melhor entrega é a própria do Mercado Livre, 1 ou 2 dias no máximo. Excepcional! Correios demoram normalmente 1 semana e Total Express consegue ser pior ainda. Amazon normalmente envia pela Sequoia, eles fazem metade do trecho e depois postam via Correios.

Dificilmente tenho problema com encomenda vindo de SP ou PR, mas quando chega na minha cidade que dá ruim. Minha última encomenda demorou 6 dias para vir da China e quase 2 dias para chegar do PR, mas ficou 6 dias passeando dentro da minha cidade e ainda tive que ir buscar a encomenda na agência do meu bairro, o que nunca aconteceu antes.

Sobre a entrega própria dos serviços, o infeliz que trouxe minha encomenda da Amazon jogou um SSD no tapete da minha porta, que por pouco não pisei; nunca ocorreria isso com os Correios. Além disso, recebem bem pouco por entrega, então duvido que compense financeiramente ser “Uber de Amazon”. Já as transportadoras, como Jadlog, vão te fazer sentir falta dos Correios.

Amazon normalmente envia pela Sequoia, eles fazem metade do trecho e depois postam via Correios.

isso me da muita raiva, se fosse pra receber pelos correios não escolhia uma transportadora.

Minha última encomenda demorou 6 dias para vir da China e quase 2 dias para chegar do PR, mas ficou 6 dias passeando dentro da minha cidade e ainda tive que ir buscar a encomenda na agência do meu bairro,

Minha suspeita é o desbalanceamento de funcionários em alguns lugares (faz séculos que não rola concurso pra repor a mão de obra que sai), notei que tá vindo mais rápido as entregas pra mim no interior do que pro meu amigo na capital do estado, isso por conta da agencia responsável da região dele entregar, que recebe a encomenda e leva dias até sair pra entregar, aqui chegou na agencia num dia no outro de manhã saem pra entregar, a ultima foi entregue antes das 9 da manhã.

Tudo o que é possível; saiba como enviar algo pelos Correios, sejam cartas, caixas ou documentos e qual é o procedimento

Sem surpresas na hora do envio na agência; saiba como calcular o frete e ver a estimativa de preço dada pelos Correios na internet

Apps de rastreamento de pacotes, enviados pelos Correios oferecem uma série de recursos extras; conheça os mais populares

Como saber se os Correios entregam na minha casa? Você pode checar no site se o pacote vai para o endereço ou para a agência

Saiba o que fazer para pagar a taxa de despacho postal dos Correios para compras internacionais, e liberar a entrega de encomendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário