terça-feira, 23 de março de 2021

Bancos são autorizados a integrar lista de contatos com o Pix | Finanças | Tecnoblog

Na quinta-feira (18), o Banco Central promoveu uma alteração no regulamento do Pix que pode facilitar a realização de transferências de dinheiro por meio de celulares: a partir de agora, bancos, fintechs e outras instituições financeiras poderão integrar seus aplicativos à lista de contatos existente no celular do usuário.

Pix em aplicativo de banco (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A razão é um tanto óbvia: como muita gente cadastra número de celular e e-mail como chaves para o Pix, permitir que aplicativos financeiros acessem a lista de contatos do usuário pode permitir que a pessoa a receber uma transferência ou pagamento seja localizada mais facilmente.

Note que esse não é um “liberou geral”. A autorização concedida pelo Banco Central não implica em adoção imediata ou automática da funcionalidade. Caberá a cada instituição decidir pela adesão à ideia.

Presumivelmente, o usuário que não quiser que os apps financeiros consultem a sua lista de contatos poderá recusar o recurso, até porque esse tipo de acesso precisa ser autorizado, tanto no Android quanto no iOS.

No mesmo comunicado, o Banco Central anunciou que usuários finais (pessoa física) e organizações poderão solicitar alteração de nome em uma chave Pix.

Com isso, pessoas que mudarem de nome por conta de casamento ou empresas que trocarem de nome fantasia, por exemplo, não precisarão excluir chaves e, depois, recriá-las com os novos dados.

Ainda de acordo com o Banco Central, o regulamento foi atualizado para proibir as instituições participantes de limitar o número de transações recebidas ou enviadas pelo clientes. “Essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento”, finaliza o órgão.

No Tecnocast 182 fizemos um balanço sobre os primeiros meses do Pix e explicamos como se proteger dos principais golpes. Dá o play e vem com a gente:

A transferência feita com Pix funcionou e foi rápida, mas senti que a interface do aplicativo do meu banco é um pouco confusa

Banco Central faz nova exigência sobre anotações via Pix, mas ainda libera código HTML; recurso é usado por quem é "pixsexual"

DOC, TED e boleto serão coisa do passado com a chegada do Pix, mas como fica a situação do dinheiro em papel?

BC libera Pix com transferências instantâneas entre 734 bancos e fintechs usando chave como CPF, e-mail ou número de celular

Usuários do Iti Itaú podem realizar transferências grátis e instantâneas para outros bancos e receber dinheiro por QR Code

Comentários com a maior pontuação

Saiba como fazer uma transferência pelo Pix usando as chaves de identificação, seja por bancos ou fintechs

Escolha cadastrar as chaves do Pix pelo aplicativo do banco, para evitar fraudes relacionadas ao novo sistema de pagamentos

Essa é nossa seleção de dúvidas sobre o Pix: como funciona, datas, chaves, como pagar e receber; veja o que sabemos até agora

Saiba como sincronizar contatos do Android e aprenda a remover entradas duplicadas de uma mesma pessoa

Confira 6 maneiras de transferir contatos de um celular para outro, seja utilizando um programa ou funções do próprio aparelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário