quarta-feira, 28 de abril de 2021

Vazamento do Descomplica expõe dados de 4,8 milhões de contas | Antivírus e Segurança | Tecnoblog

Dados vazados de usuários do Descomplica estão sendo distribuídos gratuitamente na internet. Nesta quarta-feira (28), a ferramenta Have I Been Pwned notificou a exposição de quase 4,8 milhões de contas da plataforma. Entre as informações comprometidas, estão endereços de e-mail e números parciais de 1,4 milhão de cartões de crédito.

Descomplica (Imagem: Reprodução/Descomplica)

Os dados partem de um vazamento ocorrido após uma ataque em 14 de março de 2021. Na época, o Descomplica informou o incidente em sua central de ajuda. A ocasião, segundo a companhia, “impactou dados diferentes, para diferentes segmentos de estudantes”, como ENEM, graduação, pós-graduação, cursos livres, entre outros.

“Mantendo nossa postura de total transparência, destacamos que é possível que informações como o seu e-mail, CPF, histórico acadêmico e telefone, potencialmente, tenham vazado”, diz o Descomplica em sua central de ajuda.

E-mails no vazamento do Descomplica (Imagem: Reprodução)

Conforme apurou o Tecnoblog, os dados estão sendo distribuídos gratuitamente em um fórum conhecido de vazamentos. Na base com os dados expostos, é possível encontrar 4.850.589 endereços de e-mail.

Há, também, 1.424.693 números parciais de cartão de crédito, incluindo os seis primeiros e os quatro últimos dígitos. No entanto, os responsáveis pela plataforma disseram que a senha e os dados financeiros, como cartão de crédito e CVV, não foram comprometidos.

Ainda na publicação, o vazador afirma que possui todos os repositórios privados do GitHub da plataforma. Em seguida, ele questiona se deve publicá-los também.

Vazamento do Descomplica tem números parciais de cartão (Imagem: Reprodução)

“Estamos tomando as medidas necessárias, desde segurança até medidas criminais perante a DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática)”, disseram em sua central de ajuda. O Descomplica também aproveitou a ocasião para recomendar a troca periódica da senha como uma “boa prática”.

Outro aviso é em relação aos riscos de golpes, caso os usuários recebam e-mails ou mensagens pedindo dados bancários, como os números do cartão e senha. A empresa alertou que nunca envia comunicações por e-mail, SMS e WhatsApp solicitando estes dados. A plataforma ainda afirma que não armazena nenhuma destas informações.

Ainda na mesma página de ajuda, o Descomplica disponibilizou canais para tirar dúvidas sobre o incidente. Para isto, basta acessar a Central de Felicidade do Aluno (atendimento.descomplica.com.br) ou enviar um e-mail para descomplica@descomplica.com.br.

Vazamento traz dados de endereço, telefone, score de crédito, renda, INSS e mais; hacker vende 40 lotes por US$ 750 cada

Arquivo inclui dados de veículos como placa, marca, modelo e chassi; outro vazamento expôs 220 milhões de brasileiros

Após vazamento revelado em janeiro, outra base com informações de milhões de brasileiros é colocada à venda na internet

Procon-SP notificou empresas em busca de informações sobre vazamento de 100 milhões de números de celular

Reguladores querem que Facebook explique o vazamento de informações como nome, celular e e-mail de usuários

Todos os anos, a rede social divulga um somatório de milhões de contas de Facebook falso removidos; mas o que são eles?

Autoridades são quem deve cuidar de casos de vazamento de dados; pessoas precisam redobrar a atenção para evitar golpes

Fazer a portabilidade telefônica pode ser a melhor solução para quem procura melhores serviços e planos com mais vantagens

Descubra o que é Mettzer, o editor de textos acadêmicos preparado para criar artigos e teses em acordo com as normas da ABNT

Saiba o que fazer se algum e-mail ou senha vazou na Internet e como se proteger em caso de violações

Nenhum comentário:

Postar um comentário