A Vivo anunciou a chegada da conta digital Vivo Pay, com a promessa de inclusão financeira para clientes e não-clientes da empresa. Com suporte a pagamento de boletos, transferências via Pix e cartão virtual pré-pago, a carteira digital dá bônus de internet para as linhas do pré-pago da operadora.
Em dezembro de 2020, o Tecnoblog revelou a conta digital Vivo Recarga: o nome dava a entender que se trata de um aplicativo para colocar créditos no pré-pago, mas na prática era possível utilizar serviços financeiros.
O Vivo Pay é basicamente o Vivo Recarga atualizado; a diferença é que o novo aplicativo suporta Pix e diferentes formas de obter bônus de internet para o celular pré-pago. Além disso, a nova carteira digital também pode ser utilizada no iOS, enquanto a versão passada era limitada ao Android.
Assim como o antigo Vivo Recarga, o Vivo Pay também cobra por alguns serviços básicos que outros bancos oferecem gratuitamente: quem quiser depositar através de boleto terá que pagar R$ 2,00 para cada compensação; já os usuários que optarem por TED e DOC em vez do Pix precisam pagar R$ 3,50 para cada transferência.
Quem recarregar um pré-pago da Vivo pela carteira digital receberá bônus de internet. A franquia extra do Vivo Pay é menor que a do antigo Vivo Recarga:
Além disso, a Vivo informa que a conta digital possui o Gigaback (no aplicativo o termo é Megaback). É possível conseguir até 20 GB de bônus ao cumprir missões:
Apesar do Vivo Pay ter a funcionalidade de recarga para outras operadoras, apenas números do Vivo Pré recebem o bônus de internet do Gigaback. A operadora informa que outras funcionalidades vão gerar gigas de dados ao longo do tempo.
A Vivo não é a única operadora que se aventura no mercado financeiro:
Disponível desde abril de 2021, o Claro Pay é uma carteira digital gratuita que tem suporte a Pix, recarga de celular com bônus para clientes Claro Pré e saque em espécie nos caixas do Banco24Horas. A fintech está disponível para usuários de qualquer operadora.
Uma desvantagem do Claro Pay é a ausência de um cartão pré-pago virtual ou físico, o que dificulta pagar por compras e serviços. É possível receber dinheiro através de TED, Pix ou boletos, sem cobrança pela emissão.
A TIM não tem sua conta digital própria, mas mantém uma parceria com o C6 Bank. Quem paga a fatura de telefonia ou recarrega o celular usando o banco digital tem direito a bônus de internet móvel, além de benefícios na anuidade do cartão de crédito e melhores taxas de investimentos.
A Oi lançou uma conta digital em parceria com o Conta Zap. O serviço não possui aplicativo e todo o gerenciamento é feito através de interações pelo WhatsApp.
Disponível para usuários de qualquer operadora, o serviço suporta transferências via Pix, recarga do pré-pago com 10% de cashback e pagamento de boletos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário