quinta-feira, 29 de abril de 2021

Facebook tem alta no faturamento de anúncios em meio a disputa com a Apple | Negócios | Tecnoblog

O faturamento do Facebook com anúncios cresceu no primeiro trimestre de 2021. Ele ficou em US$ 25,4 bilhões, o que representa uma alta de 46% em relação ao mesmo período de 2020. Apesar disso, a empresa projeta taxas de crescimento menores nos próximos meses por vários motivos, incluindo a mudança de privacidade feita pela Apple no iOS 14.5.

Ícone do Facebook (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

A declaração foi feita pelo diretor financeiro do Facebook, Dave Wehner. O executivo afirma que, no segundo trimestre, a empresa deverá ter um crescimento mais modesto na receita. Para o terceiro e quarto trimestre de 2021, a expectativa é de que as taxas de crescimento desacelerem significativamente em relação ao ano anterior.

“Continuamos a esperar um aumento nos ventos contrários à segmentação de anúncios em 2021 com as mudanças regulatórias e de plataforma, notadamente a atualização do iOS 14.5 lançada recentemente, que esperamos começar a ter um impacto no segundo trimestre. Isso é levado em consideração em nossa perspectiva”, afirmou Wehner.

A mudança no iOS 14.5 pode afetar o Facebook porque oferece mais controle aos usuários sobre o rastreamento. Agora, aplicativos devem pedir permissão para coletar dados sobre a navegação em outros apps e sites. A empresa de Mark Zuckerberg é uma das principais críticas e afirmou que, como muitos usuários devem impedir o acesso a seus dados, a medida poderá derrubar seu faturamento em mais de 50%.

“Estamos trabalhando muito para nos prepararmos. Estamos trabalhando com nossos clientes para implementar a API da Apple e nossa própria API de medição de eventos agregados para mitigar o impacto das alterações do iOS 14. Estamos reconstruindo elementos significativos de nossa tecnologia de anúncios para que nosso sistema continue a funcionar quando tivermos acesso a menos dados no futuro”, apontou Sandberg.

O Facebook afirma que outro fator que leva a projeções de um ritmo de crescimento menor é o resultado acima do previsto em 2020, que vai impor dificuldades para ser superado. A companhia afirma ainda que a pressão de reguladores, principalmente na União Europeia, pode afetar o faturamento com anúncios.

Segundo Wehner, o Facebook tem lidado com “incertezas contínuas sobre a viabilidade das transferências de dados transatlânticas à luz dos recentes desenvolvimentos regulatórios europeus”. A empresa teme que regras aprovadas na Europa possam restringir o uso de dados da navegação dos usuários para direcionar anúncios.

Apesar disso, a empresa também continua crescendo em outros fatores. O Facebook teve alta de 10% no número de usuários mensais e chegou a 2,85 bilhões ao fim do primeiro trimestre. Considerando a família de apps (Instagram, WhatsApp e Messenger), a empresa cresceu 15% e chegou a 3,45 bilhões de usuários.

Com informações: Facebook, The Verge, ZDNet.

Nova campanha do Facebook critica indiretamente medida de privacidade que entra em vigor com a chegada do iOS 14.5

Para conter "ameaça existencial" no mercado de anúncios online, Google teria feito uma série de concessões ao Facebook

Mudança do iOS 14, que dá mais controle ao usuário sobre coleta de dados, pode favorecer Facebook, afirma Mark Zuckerberg

Mudança da Apple no iOS 14 oferece mais controle aos usuários sobre a coleta de dados feita por apps como o Facebook

Declaração de Mark Zuckerberg ocorreu após Tim Cook criticar Facebook no escândalo Cambridge Analytica

Você provavelmente já sabe o que é o AdBlock ; entenda também por que bloqueadores de anúncios são tão polêmicos em toda a internet

Para todos; pesquise na Biblioteca de Anúncios do Facebook, antes de acreditar que tudo é orgânico, verdade ou inofensivo

Se o ad for gerenciado por outras pessoas ou empresas, o ideal é criar uma nova conta de anúncios e não usar a sua pessoal

Saiba o que é, como funciona e como abrir disputa no AliExpress para reembolso do dinheiro em pedidos com problemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário