A Amazon apresentou os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2021 com mais um crescimento expressivo. A empresa registrou US$ 108,5 bilhões em faturamento, uma alta de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o maior crescimento em um trimestre desde 2011.
O desempenho foi alcançado principalmente porque muitos consumidores se voltaram para o comércio eletrônico em meio à pandemia. Nesse cenário, o lucro da Amazon também foi recorde, chegando a US$ 8,1 bilhões. O resultado representa uma alta de 224% em relação aos três primeiros meses de 2020.
Com o resultado, o lucro da Amazon nos últimos doze meses foi maior do que o registrado na soma dos três anos anteriores. Entre abril de 2020 e março de 2021, a companhia teve US$ 26,9 bilhões em lucro. Enquanto isso, o lucro registrado entre 2017 e 2019 ficou em US$ 24,7 bilhões.
No balanço, a empresa divulgou que o Amazon Prime alcançou a marca de 200 milhões de assinantes e registrou crescimento de 33% em sua base de usuários desde o último trimestre de 2019. O Amazon Web Services, por sua vez, registrou alta de 32% no faturamento, chegando a US$ 13,5 bilhões. O serviço representa 12% da receita total da companhia.
Para o segundo trimestre de 2021, a Amazon espera ter faturamento de US$ 110 bilhões a US$ 116 bilhões. O resultado representaria um crescimento entre 24% e 30% sobre o mesmo período de 2020. A empresa também planeja reduzir despesas no combate ao coronavírus, passando de US$ 4 bilhões no segundo trimestre de 2020 para US$ 1,5 bilhão.
Junto ao crescimento nas vendas, a Amazon também deve enfrentar uma pressão maior de reguladores que pretendem aumentar a tributação sobre companhias gigantes. Nos EUA, a empresa também é processada sob a acusação de não oferecer condições de trabalho adequadas para seus funcionários.
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