terça-feira, 27 de abril de 2021

Sindicato quer que fábrica de celulares da LG Brasil seja estatizada | Negócios | Tecnoblog

O plano da LG de encerrar sua produção no estado de São Paulo é alvo de manifestações de trabalhadores. Parte deles defende a estatização da fábrica de Taubaté pelo governo federal. Esta é a proposta do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que inclui trabalhadores das fornecedoras da marca sul-coreana.

Fábrica da LG em Taubaté (SP) (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Em assembleia realizada em Caçapava na segunda-feira (26), a entidade decidiu manter a greve contra o fechamento da fábrica. A reunião foi realizada por profissionais, em sua maioria mulheres, de três empresas que prestam serviços para a LG: Sun Tech, de São José dos Campos; Blue Tech e 3C, de Caçapava. Ao todo, as empresas têm 430 funcionários.

A paralisação de trabalhadores das empresas fornecedoras da LG ocorre desde 6 de abril. O grupo defende que, se a empresa seguir com o plano de fechar as portas, a unidade de Taubaté deve ser estatizada pelo governo federal e controlada pelos trabalhadores, que passariam a produzir celulares de marca brasileira.

“Seguimos defendendo a união entre os sindicatos e os trabalhadores da LG e de suas fornecedoras para manter os postos de trabalho em nossa região. Se a companhia mantiver sua postura de encerrar as atividades, precisamos exigir das autoridades que deixem os metalúrgicos produzirem”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Weller Gonçalves.

No início de abril, ele alegou que a medida é plenamente executável. “Possuímos a tecnologia, maquinário e o capital humano com capacitação técnica necessários para desenvolvermos celulares com marca nacional”, apontou.

Trabalhadores de fornecedoras da LG decidiram manter greve (Imagem: Roosevelt Cássio)

As manifestações também envolvem a decisão da LG de não negociar com trabalhadores de suas fornecedoras. Os funcionários afirmam que Sun Tech, Blue Tech e 3C têm suas atividades voltadas para atender às demandas da sul-coreana. Com a decisão de fechar a fábrica de Taubaté, profissionais destas três empresas também seriam prejudicados.

No momento, a LG negocia sua saída somente com funcionários diretos. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), o encerramento da produção levará à demissão de 700 trabalhadores da fábrica. O sindicato tem negociado com a empresa uma indenização aos profissionais, mas não chegou a um acordo.

A LG teve recusadas as propostas apresentadas em 12 e 19 de abril. Na mais recente, a empresa sugeriu pagar, além de verbas rescisórias, uma compensação de R$ 9.350 a R$ 51.000, de acordo com o tempo de serviço do funcionário. A medida previa ainda pontos como PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e plano médico até 31 de janeiro de 2022.

Com a decisão de rejeitar a proposta, os trabalhadores retomaram na segunda-feira (26) a greve feita de forma intercalada desde 26 de março. A LG pretende transferir sua produção de notebooks e monitores para a Zona Franca de Manaus, onde afirma que terá incentivos fiscais.

Com informações: SindMetau, SindMetalSJC.

Depois de anunciar o fim do setor de celulares, LG informa que vai transferir de produção de PCs de Taubaté (SP) para Manaus (AM)

Os detalhes da briga que sacode o setor de ônibus: de um lado, serviços como Buser; do outro, empresas de linhas rodoviárias

De lockers a aviões – destrinchamos as estratégias dos varejistas para acompanhar a alta demanda impulsionada pela pandemia

Sindicato afirma que 400 trabalhadores da divisão de celulares, em Taubaté, podem ser afetados com o fim das operações da LG Mobile

Documentos obtidos pelo The Intercept mostram que Amazon estava ciente sobre fezes e urina deixados em vans e bolsas de entrega

Comentários com a maior pontuação

Eu até entendo o desespero das pessoas, mas vamos manter a razoabilidade né? Não sou contra sindicatos, acho normal que trabalhadores se unam para reivindicar seus interesses, mas essas propostas, e a própria greve numa fábrica que já vai fechar, não tem sentido nenhum.

Comprar gadgets de segunda mão em um leilão da Receita Federal pode ter suas vantagens, mas é preciso prestar atenção em alguns passos

WhatsApp, Signal ou Telegram? Acompanhe o comparativo e saiba como escolher um mensageiro seguro e também fácil de usar

Começar a trabalhar em home office — seja por obrigação ou por opção — requer algum preparo; eu vou te ajudar com isso 👌🏽

Câmeras, lentes, microfones e equipamentos de iluminação: o que comprar para começar o seu canal no YouTube?

Você provavelmente já sabe o que é o AdBlock ; entenda também por que bloqueadores de anúncios são tão polêmicos em toda a internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário