Facebook, Instagram, Twitter permitem que algum familiar solicite a desativação do perfil quando uma pessoa morre, no Google (para Gmail e outros produtos) é possível configurar o que acontece com a conta. O e-mail da Microsoft trabalha com uma regra de inatividade por tempo: entenda como é feita a desativação da conta do Outlook de um falecido.
Na verdade, não é possível solicitar a desativação de uma conta do Outlook. A Microsoft explica que isso acaba sendo um processo automático: se a conta ficar inativa, sem uso por dois anos, ela será fechada automaticamente.
Dessa forma, a necessidade de entrar em contato com a empresa é descartada. Porém, é preciso prestar atenção a alguns pontos:
Antes do encerramento total de dois anos, os produtos Outlook e OneDrive são congelados após um ano de inatividade e todas as mensagens de e-mail e arquivos na nuvem são excluídos em seguida — a Conta Microsoft permanece ativa por mais um ano, mas o conteúdo é apagado.
Por outro lado, se outra pessoa ainda continua usando esse e-mail, seja no celular ou pelo computador, o prazo de dois anos nunca será atingido e a conta não será apagada.
A Microsoft cita que, se outra pessoa tiver as credenciais de acesso (login e senha) do falecido, ela mesma pode apagar a conta.
Não. Por questões de privacidade, a Microsoft não fornece nenhum dado de contas do Outlook para outras pessoas, independente de ser um familiar direto ou não. Confira o posicionamento da empresa:
Entendemos que esse pode ser um momento difícil para quem busca ter acesso aos emails ou às contas de armazenamento de seus entes queridos. Contudo, por questões de privacidade e por outras razões legais, não é possível fornecer informações sobre nenhuma das contas em questão.
Contudo, ainda é possível recorrer a uma ordem judicial para solicitar a liberação das informações de uma pessoa que faleceu ou está incapacitada de gerenciar a conta, se for necessário.
A Microsoft responderá apenas às intimações não criminais e aos pedidos judiciais encaminhados ao agente registrado da Microsoft na região ou no estado da parte solicitante e não poderá responder a solicitações enviadas por email ou fax referentes a tais assuntos.
Contas da Microsoft (Outlook) também são usadas para assinaturas de serviços, como o Office 365. Para esses casos, a Microsoft sugere a pessoa responsável informe o banco ou instituição financeira, seja cancelamento o cartão de crédito ou fechando as contas de débito, para interromper as cobranças.
Com informações: Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário