Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo
O lançamento do iOS 14.5 nesta semana revelou, entre outras novidades, diversos novos emojis, mas a mudança no ícone de seringa chamou a atenção. O emoji, que antes possuía sangue em seu interior, passa a exibir o cilindro vazio, possibilitando uma relação com a vacina contra a Covid-19. A mudança pode ser vista em dispositivos Apple e no Twitter, mas a Emojipedia diz que outras plataformas também tendem a realizar a alteração.
LEIA: Android copia iOS em novas funções vazadas; veja
Além da remoção do líquido, o novo emoji exibe uma agulha menor e o corpo cilíndrico mais alongado, com cores sóbrias em tons de cinza e azul. Segundo a Emojipedia, a mudança foi feita para tornar o emoji mais flexível, tornando ampla a sua variedade de uso e removendo a exclusividade da doação de sangue, sobretudo neste momento em que a vacinação contra a Covid-19 está em curso.
Emoji de seringa deixa de exibir sangue para facilitar uso em mensagens sobre a vacinação da Covid-19 — Foto: Reprodução/Emojipedia
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O emoji de seringa existe desde a primeira versão dos ícones Unicode, sempre com um líquido vermelho no interior, para representar e incentivar a doação de sangue. Nos aparelhos da Apple, a figura ainda apresentava algumas gotas de sangue saindo da agulha, que deixaram de existir na nova versão do desenho.
Segundo a Emojipedia, a mudança também leva em consideração a alta na frequência de utilização do emoji de seringa nos últimos meses, em decorrência do início da vacinação no mundo. Em dezembro de 2020, por exemplo, o ícone teve quase o dobro de utilizações no Twitter, em comparação com o mês de novembro.
Uso do emoji de seringa cresceu no final de 2020 por conta da vacinação da Covid-19 — Foto: Reprodução/Emojipedia
Mesmo com a mudança, os usuários ainda podem usar o emoji de gota de sangue (🩸), lançado em 2019, para incentivar o ato de doar. Além disso, o sangue também pode ser representado pelos quatro ícones de tipo sanguíneo: 🅰️, 🅱️, 🆎 e 🅾️, disponibilizados na seção de “Símbolos” do teclado emoji.
Além da nova seringa, o iOS 14.5 também lançou mais de 200 novos emojis. Entre os novos ícones, estão um coração em chamas, um coração com curativo, um rosto expirando, um rosto nas nuvens, um rosto com olhos espirais, além do emoji de mulher com barba. Os ícones de casal se beijando e casal com coração também evoluíram, e agora podem ser representados por pessoas com tons de pele diferente.
iOS 14.5 tem mais de 200 novos emojis; entre eles, as novas combinações de casais com cor de pele diferente — Foto: Divulgação/Apple
Mudanças nos emojis são comuns
Ao longo do tempo, vários emojis já sofreram mudanças no desenho por conta de diferentes motivações. O ícone de revólver, por exemplo, foi substituído por uma pistola de água em várias plataformas para incentivar novas políticas de desarmamento. O emoji de hambúrguer do Google também foi alvo de polêmica, pois exibia o queijo por baixo da carne, e teve que alterar a ordem de exibição dos itens. Outros itens como cerveja e paella também passaram por redesenhos.
Outras novidades do iOS 14.5
Além dos novos emojis, o iOS 14.5 também traz como novidade a possibilidade de desbloquear o celular usando o Face ID mesmo utilizando máscaras, por meio do Apple Watch, novas opções de voz para a Siri e compatibilidade com os novos rastreadores AirTags. O update também implanta novas políticas anti-rastreamento e de proteção de dados dos usuários, alvo de uma polêmica junto ao Facebook, que se mostrou contrário aos novos recursos.
Com informações de CNet, Washington Post e Emojipedia (1, 2 e 3)
Backup do WhatsApp trava no iPhone (iOS); o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.
Como usar o picture-in-picture (PiP) no iPhone com iOS 14
Nenhum comentário:
Postar um comentário