Nem toda rede social se propõe a apagar o conteúdo de uma conta após um período de inatividade — o Twitter faz algumas limpezas regulares, mas não define um prazo limite. Em alguns casos, postagens antigas de alguém pode continuar trazendo dor às famílias; em outros, o perfil continua sendo desrespeitado por outros usuários… Por esses ou outros exemplos, saiba como desativar a conta do Twitter de alguém que faleceu.
Há dois cenários para a solicitação de desativação de uma conta do Twitter: pessoas que faleceram ou que são, comprovadamente, incapazes de continuar gerenciando o perfil. Quem pode solicitar a desativação da conta varia nos casos:
Em ambos os casos, a comprovação do vínculo com o usuário é feita a partir de documentos exigidos pelo Twitter.
O Twitter afirma que esses documentos são tratados com sigilo e serão excluídos após a análise.
Mesmo que o Twitter atenda à solicitação, desativando a conta, a rede social diz que não fornecerá as credenciais de acesso à conta a ninguém, independente do grau de relacionamento com o falecido.
Quando uma conta é desativada, imediatamente o nome de usuário, nome de exibição e perfil público não podem mais ser vistos no Twitter.
Durante 30 dias ainda é possível reativar a conta, caso a pessoa tenha acesso a ela. Após esse período, o perfil é permanentemente desativado e todas as informações são removidas das ferramentas de produção do Twitter.
Passados os 30 dias, o @ (arroba) do usuário ficará livre para outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário