terça-feira, 23 de março de 2021

O que é o código Swift? [Transferências internacionais] | Finanças | Tecnoblog

Imagine quantas instituições bancárias não existem espalhadas por todo o mundo. Veja abaixo, o que é o código Swift, por qual motivo eles são solicitados em transferências internacionais e quais as diferenças para o código IBAN, também utilizado para identificação internacional entre bancos. Entenda um pouco mais sobre essa espécie de “CPF” das instituições financeiras e como descobrir tal código.

O que é o código Swift (Imagem: John McArthur/Unsplash)

Resumindo, é um código que identifica instituições financeiras pelo mundo e permite o envio e o recebimento internacional de valores. Este nome um pouco estranho é uma sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais.

O código é apenas uma sequência única para identificação de um banco. Além do código, existe a taxa de Swift, paga pelos bancos para usar a rede internacional. O valor cobrado pelo sistema é fixo em mais ou menos 20 dólares americanos, alguns bancos podem cobrar um valor maior pelo serviço.

O código Swift permite que as contas das instituições financeiras ao redor do mundo se conectem ao mesmo sistema e a transferência de valores aconteça. Além do código Swift é necessário o IBAN, que identifica a conta do cliente que irá receber as transferências internacionais.

O código Swift é utilizado para identificar as instituições bancárias do mundo dentro do sistema para transferências internacionais. O IBAN serve para identificar uma conta específica de um banco dentro do sistema internacional. 

No caso do cliente querer enviar uma remessa de dinheiro para o exterior ou receber, será necessário ter o IBAN, que deve ser solicitado em seu banco.

O código pode ser encontrado no contrato de abertura de conta, extrato bancário ou na seção de transferências internacionais dos sistemas bancários online. Pode-se encontrá-lo no próprio site da Swift (swift.com). As buscas dentro da plataforma precisam do nome do banco, cidade e país para onde o dinheiro será enviado.

Essa ferramenta que é o código Swift, basta efetuar sua pesquisa, estar com o código IBAN nas mãos e realizar suas transferências internacionais. Boa sorte.

Com informação: Swift, Remessa online 1, 2.

Não é só com bancões que se pode movimentar remessas internacionais; saiba como enviar ou receber dinheiro do exterior

Diversos bancos não cobram mensalidade para conta corrente com cartão de débito ou crédito.
Veja quais oferecem transferências, saques, depósito por boleto e até investimentos de graça.

Veja como funciona um código de barras e como criar um pelo PC ou celular

Saiba como ver seu código QR no WhatsApp e compartilhe com amigos e a família para que seja incluído em grupos e agendas

Controle universal; saiba como configurar o controle remoto da Vivo TV, códigos necessários para controlar sua Televisão

Comentários com a maior pontuação

Usuários do Iti Itaú podem realizar transferências grátis e instantâneas para outros bancos e receber dinheiro por QR Code

A transferência feita com Pix funcionou e foi rápida, mas senti que a interface do aplicativo do meu banco é um pouco confusa

Pix transferiu mais de R$ 70 bilhões em janeiro, contra R$ 250 bilhões do TED; pagamento instantâneo é grátis para pessoa física

No primeiro mês de operação plena, Pix ocupa boa parte do espaço que era de opções como TED e DOC

Modalidade de pagamento via QR Code apresenta tendência de crescimento em 2020, ano marcado pela pandemia de COVID-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário