Por Filipe Garret, para o TechTudo
Framework é um notebook com tela de 13,5 polegadas completamente modular. Composto por uma base de alumínio, o aparelho permite a troca de tela, placa-mãe com processador, memória, SSD, bateria e até mesmo das portas e interfaces. Criado pela startup de mesmo nome, o laptop permite escolher componentes de acordo com a necessidade, trocar peças quebradas com facilidade e fazer upgrades com o tempo. O Framework deve chegar ao mercado norte-americano na metade do ano, mas seu preço ainda não foi revelado – e tampouco há previsão de chegada ao Brasil.
Como escolher um notebook em 2021? Veja o que buscar em um novo modelo
Framework é um notebook modular que permite a troca de todos os componentes — Foto: Divulgação/Framework
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A ideia por trás do Framework é a criação de um laptop que permita ao consumidor decidir a combinação ideal de componentes. O usuário pode, assim, escolher Wi-Fi 6E, HDMI e USB-C para a máquina, enquanto seleciona o processador ideal da 11ª geração da Intel e define a quantidade de RAM e SSD.
Além de permitir atualizações de hardware, a iniciativa tem o benefício de facilitar reparos. Se algo quebrar no notebook, é possível substituir apenas o componente com defeito, sem precisar descartar o laptop todo – ou pagar caro em algum concerto mais elaborado.
O Framework vem com tela de 2256 x 1504 pixels (aspecto 3:2) e pesa 1,3 kg. No cardápio de opções de processador, o consumidor encontra as opções Core i5 1135G7, Core i7 1165G7 ou o Core i7 1185G7, todos acompanhados com placas gráficas Intel Xe Graphics.
Os processadores vão soldados na placa, que é de fácil remoção, e permite que o consumidor compre o laptop com Core i5, mas faça upgrade para Core i7 no futuro, por exemplo. No restante das especificações, será possível montar o notebook com até 64 GB de memória RAM e 4 TB de SSD NVMe (Gen4).
Notebook permite a troca das interfaces conforme a necessidade do usuário — Foto: Divulgação/Framework
Uma solução engenhosa da Framework é a maneira pela qual o consumidor pode alterar a seleção de interfaces do computador. Usando a tecnologia que a fabricante chama de Expansion Cards é possível escolher a combinação ideal de interfaces que são instaladas no computador. As opções englobam USB convencional, USB-C, HDMI e Ethernet, DisplayPort, leitor de microSD, SSD extra, ou mesmo um amplificador para fones de ouvido.
A intenção da Framework é colocar o notebook no mercado na metade do ano, mas os preços do laptop em si e seus acessórios ainda não foram divulgados.
Com informações: Framework, Engadget e Ars Technica
Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário