terça-feira, 23 de novembro de 2021

Como proteger seu portfólio de investimentos contra o avanço da inflação - InfoMoney

Escalada de preços global ajuda a promover caos no mercado de capitais, mas também traz oportunidades de investimento

A ruptura econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus teve como umas das maiores consequências o reaparecimento de sinais inflacionários em diversos países, quase dois anos após o fechamento inicial das fronteiras.

Entre outros problemas, é possível citar a escassez na oferta de semicondutores, por conta da diminuição da capacidade produtiva e de escoamento em vários locais, e também o choque nos preços dos combustíveis, graças a uma aceleração da demanda desacompanhada de um necessário aumento na produção.

No Brasil, que já tem episódios mais e menos recentes de descontrole nos preços, o problema foi ainda exacerbado por questões locais, como a crise hídrica, que fez com que os preços da energia elétrica saltassem em todos os estágios da cadeia e afetassem principalmente o consumidor final.

Com isso, o ambiente de investimentos, que era positivo apesar de volátil, passou a ter viés fortemente negativo. Não por acaso, o Ibovespa, principal índice da bolsa nacional, despencou dos 130 mil pontos para 102 mil pontos num intervalo de cinco meses, aumentando os desafios para o investidor local.

Para aqueles mais novatos no meio, é natural que a piora no sentimento (e nos ativos) afete a disponibilidade em tomar riscos. Mas, para investidores experientes, trata-se de um momento propício para realizar novas alocações estratégicas, explorando ativos que se beneficiem da alta nos preços para maximizar seus ganhos.

Nessa linha, Pablo Spyer, economista, sócio da XP e CEO da Vai Tourinho SA, preparou uma aula totalmente gratuita para te ajudar a selecionar os ativos mais adequados para navegar neste mar revolto com menos sustos. Inscreva-se aqui na super-aula Do Caos à Oportunidade.

Inicialmente, o Tourinho vai te explicar de forma simples e direta, para que você entenda de uma vez por todas, o que é a inflação, como ela impacta a sua vida e a diferença fundamental entre ganho real e ganho nominal.

Além disso, te dará acesso exclusivo a um passo a passo prático para investir de forma inteligente e responsável, da abertura de conta em uma corretora à compra do seu primeiro ativo. Aqui, serão apresentados ainda seis investimentos práticos para domar o dragão da inflação, proteger o seu patrimônio e lucrar com este momento de volatilidade.

Há oportunidades, por exemplo, no mercado de ações, em papéis de concessionárias de serviços públicos como energia elétrica, rodovias, telefonia fixa e saneamento. Isso porque há contratos assinados entre essas companhias e o governo que permitem a aplicação de reajustes anuais das tarifas cobradas da população que de alguma maneira seguem a inflação.

Já na renda fixa, um caminho seguro é investir em títulos do governo atrelados à inflação. Nas chamadas NTN-Bs, o governo paga a variação do (Índice de preços ao consumidor amplo) IPCA mais uma taxa pré-estabelecida, garantindo assim um ganho real generoso para o seu dinheiro.

Mas não fica por aí. Até ativos que pareciam distantes do investidor comum no passado, como o ouro, estão ao seu alcance hoje em dia. Em todo o mundo, o metal costuma atrair o interesse dos investidores em tempos de turbulência, guerras, conflitos políticos e também inflação.

Quer saber mais? Inscreva-se aqui na super-aula Do Caos à Oportunidade. E depois que consumir e absorver este conteúdo totalmente gratuito, poderá acessar um presente incrível que vai te elevar a um outro patamar como investidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário