quinta-feira, 1 de julho de 2021

Windows 11 também roda no Xiaomi Mi 8 e em outros celulares Android | Aplicativos e Software | Tecnoblog

A Microsoft desistiu há anos de lançar celulares, desde a época do finado Windows Phone, então coube a desenvolvedores independentes colocar os sistemas da empresa em smartphones. Esta semana, vimos o Windows 11 rodar no Lumia 950 XL (e Raspberry Pi 4); desta vez, ele foi portado para o Xiaomi Mi 8, OnePlus 6T e protótipos de aparelhos Android com Qualcomm Snapdragon.

Windows 11 no OnePlus 6T (Imagem: Reprodução / YouTube)

O desenvolvedor Xilin Wu explica ao Windows Latest que é possível instalar a versão ARM do Windows 11 em celulares com processador Snapdragon 845. O Snapdragon 855, por sua vez, é suportado de forma parcial.

O trabalho está sendo realizado por uma equipe chamada Renegade Project, liderada por Xilin Wu. Eles criaram ferramentas e drivers próprios e conseguiram fazer boot com sucesso em celulares como o Xiaomi Mi 8:

Windows 11 roda no Xiaomi Mi 8 (Imagem: Reprodução / Windows Latest)

Por sua vez, no OnePlus 6T, estão funcionando recursos como touchscreen, USB e chip gráfico, ainda que parcialmente. Não se pode dizer o mesmo do Wi-Fi, Bluetooth e áudio do alto-falante.

Mesmo assim, a equipe afirma que diversos jogos podem rodar no OnePlus 6T com Windows 11, incluindo GTA 4, CS:GO, Far Cry, Minecraft, Need for Speed: Most Wanted e SimCity 5.

No vídeo abaixo, você pode ver o usuário edi194 usando um OnePlus 6T rodando Windows 10 para ARM e atualizando o sistema com a prévia do Windows 11. A instalação demora um pouco, mas o aparelho consegue fazer boot:

É impossível inicializar o Windows usando o bootloader padrão que vem de fábrica em aparelhos com chip da Qualcomm. Isso acontece porque a fabricante impede a modificação de dois componentes cruciais: o “xbl”, que é o firmware UEFI; e o “abl”, necessário para carregar o kernel do Linux.

Por isso, a equipe Renegade criou um firmware que parece um kernel Linux graças a um “cabeçalho mágico” e outros truques. Usando esse ambiente UEFI personalizado para o Snapdragon 845, o Windows 11 consegue fazer boot no celular.

Essa iniciativa está em seus estágios iniciais. Se você quiser saber mais sobre o Renegade, confira a página oficial do projeto e o repositório edk2-sdm845 no GitHub.

Já existiam outros projetos para colocar o Windows em celulares Android: por exemplo, em 2019, um desenvolvedor conseguiu rodar o Windows 10 ARM no OnePlus 6T e no Google Pixel 3.

No entanto, nada disso é oficial, nem mesmo previsto pela Microsoft: ela liberou o Windows 11 ARM para ser testado no Surface Pro X e outros PCs com processador Qualcomm. Além disso, um dos requisitos mínimos do sistema é uma tela de pelo menos 9 polegadas; portanto, não espere um retorno real do Windows aos celulares.

Com informações: Windows Latest, XDA Developers.

A lista de celulares compatíveis com o LineageOS 18.1 é longa, incluindo aparelhos antigos como LG G2 e Samsung Galaxy S4

Com a nova adição, agora o Google garante que 540 celulares e tablets trabalham a realidade aumentada de forma satisfatória

Evento da Microsoft deve apresentar o Windows 11 e a nova Microsoft Store, com mais atrativos para desenvolvedores

Google vai lançar Android 10; Samsung, LG, Motorola e outras fabricantes ainda não comentam planos de atualização

Android 12 no Google I/O 2021: nova interface Material You, desempenho mais rápido e privacidade na câmera e microfone

Motorola, Xiaomi, OnePlus, HTC e Sony já listaram quais celulares serão atualizados, enquanto Samsung, LG e Asus não confirmaram

Descubra quais são os requisitos mínimos e recomendados para jogar Fortnite em qualquer sistema que não seja um console

Mi Band 5 e Mi Band 6 compartilham o mesmo design e bateria, mas a versão de 2021 traz tela maior e SpO2; veja se vale o upgrade

Veja quais celulares rodam o Fortnite no Android e os requisitos para jogar o battle royale mobile, mesmo que não esteja na lista

Mi 9, Mi 8 Lite, Redmi 7, Redmi Note 7, Redmi Go, Redmi Note 6 Pro ou Pocophone F1, qual é o melhor celular da Xiaomi no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário