Moradores da região dos Finger Lakes, no interior do estado de Nova York, estão dizendo que uma instalação de mineração de bitcoin (BTC) alimentada por uma usina elétrica movida a gás está aquecendo o Seneca, um lago glacial de 12 mil anos, deixando-o “quente como uma banheira” e afetando seriamente o ecossistema local.
“O lago fica tão quente que parece que você está em uma banheira”, disse a moradora local Abi Buddington à NBC News. Ela vive nos arredores de uma usina elétrica que está sendo usada para alimentar pelo menos 8 mil máquinas de mineração de bitcoin que operam 24 horas por dia no local. A instalação movida à queima de gás natural utiliza a água do lago para resfriamento, e então a descarrega de volta quente ao Seneca.
Trata-se da usina Greenidge, que agora está sendo monitorada pelo Departamento de Conservação Ambiental do estado de Nova York. Segundo a apuração da NBC, a instalação possui as devidas autorizações para puxar até 139 milhões galões de água do Seneca e despejar outros 135 milhões de volta. A temperatura da água aquecida supera os 42°C no verão.
O local, que antes era uma usina movida a carvão, foi comprado pela Atlas Holdings em 2014 para então ser transformado em uma usina elétrica a gás natural em 2017, operada pela Greenidge Generation. Porém, a instalação privada de energia só era ativada ocasionalmente para ajudar no fornecimento à rede elétrica local em períodos de alta demanda.
A história muda em 2019, quando as primeiras máquinas de mineração de bitcoin foram instaladas pela Greenidge Generation para dar um destino à energia excedente e lucrar ao mesmo tempo.
Segundo documentos obtidos pela NBC, a instalação já possui pelo menos 8 mil máquinas de mineração de bitcoin operando. Porém, a Greenidge planeja aumentar sua capacidade de extração da criptomoeda até dezembro, indicando a chegada de mais computadores e consequentemente uma alta no consumo de energia.
A usina não está afetando somente o lago Seneca, que sempre foi um popular destino de pesca, nado e lazer na região. A emissão de gases poluentes também é outra reclamação dos moradores locais e uma preocupação para os políticos. No mês passado, a senadora Elizabeth Warren sugeriu uma investida contra mineradores para ajudar a combater a poluição atmosférica.
Judith Enck, uma ex-administradora regional da Agência de Proteção Ambiental, disse que Nova York não alcançará suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa se Greenidge continuar a minerar bitcoin.
Jeff Kirt, O CEO da Greenidge, disse à NBC que os impactos ambientais da usina “nunca foram menores” e que a instalação está operando dentro de todas as normas de sua licença ambiental. Além disso, a empresa afirmou que pretende tornar suas atividades neutras em carbono ao comprar créditos para compensar pelas emissões. Porém, o ecossistema da região do lago Seneca continuará sendo afetado.
Uma das autorizações ambientais de Greenidge deverá ser renovada em setembro. Mandy DeRoche, vice-procuradora do programa de carvão da organização ambiental Earth Justice, disse à NBC que irá solicitar ao Departamento de Conservação Ambiental que analise com mais atenção o caso antes de simplesmente renovar a licença da usina.
Com informações: NBC News
Vao acabar por proibir essa porcaria de mineracao em todo o mundo continuando assim. Com a natureza nao se brinca normalmente pra coisas essenciais, imagine pra essa tralha inutil.
criptomoeda é o futuro… e o futuro é uma distopia entediante.
falando sério, pessoal que tá ganhando milhões tá se lascando pra natureza e não é só nas criptomoedas… coisa que não é nada bom…
E pensar que tudo isso poderia ter sido evitado, se a histeria coletiva mundial não tivesse “banido” a energia nuclear…
A maior parte da mineração é feita com energia “verde”.
Talvez agora essa afirmação se torne verdadeira porque a China baniu a mineração no país. Tem que fazer uma análise melhor.
Mas eu já fiz um comentário mostrando que a coisa não tinha cara de ser tão verde assim não.
Vim aqui só pra ler comentários dos lunáticos jurando de pé juntos que criptomoedas são mineradas única e exclusivamente por “energia verde”.
E tive sucesso.
A maior parte da mineração é feita com energia “verde”
E se ao invés da água quente ser desperdiçada no lago fosse reutilizada pelos moradores locais.
Assim seria ECONOMIZADO gás para a água das torneiras e chuveiros e energia elétrica.
Tu toma banho com agua usada ou usa água tratada pela concessionária que cuida do tratamento e distribuição de água? Tu beberia água que saiu de um liquid cooler?
Depois dos fanboys de marcas, bancos, sistemas e planos de celular, temos agora os fanboys de criptomoeda haha. Inacreditável ler os comentários de alguns aqui. Sim amiguinhos, a energia é verde sim, pode acreditar. E o blockchain é super seguro sim, as fraudes que acontecem é porque tem gente torcendo contra😂
Nenhum comentário:
Postar um comentário