sexta-feira, 9 de abril de 2021

Facebook coloca aviso de sátira em posts no feed de notícias | Internet | Tecnoblog

O Facebook quer evitar que páginas de humor sejam levadas a sério por usuários. Para isso, a rede social passou a testar um aviso de sátira em posts que se parecem com notícias, mas não são. A ideia é evitar que os conteúdos sejam interpretados como declarações de figuras públicas ou de veículos de notícias, por exemplo.

Facebook testa aviso em páginas de sátira (Imagem: Divulgação)

Com a mudança, os posts do feed passarão a exibir, abaixo do título, um rótulo para dar mais contexto sobre a página. O Facebook anunciou a mudança na quarta-feira (7) e indicou que fará testes nos Estados Unidos. Além das páginas de sátira, os rótulos poderão ser aplicados às páginas de políticos e fã clubes.

Ao selecionar um aviso, os usuários recebem uma explicação detalhada da rede social. No caso de páginas de sátira, a plataforma indica que elas podem ter posts muito parecidos com os de figuras públicas e veículos de notícias. A rede social também aponta que os administradores podem rotular suas páginas como humorísticas para evitar a confusão.

Segundo o Facebook, o objetivo dos rótulos é fazer os usuários entenderem melhor quem é o autor de determinada publicação. A expectativa é de que a medida torne menos comuns os casos em que usuários não conhecem páginas como a do Sensacionalista e interpretam o conteúdo como uma notícia verídica.

Esta é mais uma tentativa do Facebook para evitar mal entendidos em sua plataforma. Em junho de 2020, a rede social passou a exibir avisos em páginas de veículos de notícias que são parcial ou completamente controlados por governos. Na ocasião, a empresa considerou que os usuários devem saber se as notícias que eles recebem podem ter alguma influência governamental.

Com informações: The Verge.

Você pode controlar o que aparece no feed de notícias do Facebook usando o Ver Primeiro, Soneca e Deixar de Seguir

Plataforma decidiu esconder links de notícias em resposta a projeto de lei, mas medida teve impacto maior do que o previsto

Após avaliar que usuários querem menos posts sobre política, Facebook testará mudança com pequeno grupo de usuários

Para governo da Austrália, Facebook colocou população em risco ao esconder informações confiáveis sobre a pandemia

Levantamento apontou queda em posts com fake news sobre eleição dos EUA uma semana após bloqueio de Donald Trump

Comentários com a maior pontuação

Eita que bomba!
Facebook quer mal entendidos?

@victorhugo Tem um erro no último subtítulo da matéria. Lá diz que o “Facebook quer mal entendidos”, acho que o certo seria “Facebook quer evitar mal entendidos”.

acho que o certo seria

Facebook não quer mal entendidos?

O povo desaprendeu a fazer interpretação de texto, que não sabe diferenciar a sátira, da ironia, da verdade e o Zuckeberg teve que apelar pra isso…

Eu não sei você, mas eu acho que nos últimos anos está mais difícil saber se uma reportagem é uma sátira ou verdade, de tão absurdo que a realidade está.

Você riu de alguma coisa, amou alguém ou curtiu um evento e talvez não se lembre disso; mas o Facebook guardou tudo

Do Feed aos Stories, é possível compartilhar automaticamente posts no Instagram e no Facebook

Faz tempo que não é mais necessário comprar um jornal na banca ou abrir seus sites favoritos no computador para acompanhar as notícias. Segundo o Digital News Report realizado pelo […]

O feed do Instagram resolveu deixar a ordem cronológica de lado e apostar em ordenar fotos e vídeos pela relevância. O novo formato foi criticado por boa parte dos usuários, […]

Agora ficou mais fácil avisar que tem foto nova no feed ou fazer repost nos seus Stories

Nenhum comentário:

Postar um comentário