Pedir comida pelo iFood pode ser extremamente prático, mas há casos em que o prato ou mesmo o processo de entrega simplesmente não dão certo. O que fazer em situações desse tipo? Pedir um reembolso é uma das possibilidades para evitar prejuízo. Mas existem algumas regras para que o seu dinheiro seja estornado, e vamos explicá-las a seguir.
Como pedir reembolso no iFood (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Antes de começar, vale lembrar que nem sempre o estorno será concedido. Para cada caso, há um mecanismo e uma análise do iFood que visa evitar situações injustas para o cliente e para o restaurante.
Para pedidos feitos no cartão, o prazo de estorno é de até duas faturas, a depender do prazo de fechamento do cartão. Em alguns casos, o iFood pode realizar o estorno mais cedo, em até 72 horas.
Para pedidos realizados em boleto, o prazo de estorno é de até 15 dias úteis e ocorrerá na conta cadastrada no iFood.
Se o seu pedido foi finalizado no aplicativo, mas você não o recebeu, siga o passo a passo abaixo:
Solicitando reembolso por pedido não entregue (Imagem: Reprodução/iFood)
Agora basta aguardar. O iFood irá responder à sua mensagem avisando sobre o cancelamento do pedido e o estorno.
Caso o pedido tenha sido entregue, mas haja problemas (sabor, cozimento ou apresentação do prato), você pode entrar em contato com o restaurante pelo chat antes de finalizar o pedido.
Se você e o estabelecimento não chegarem a um acordo para o envio de um novo prato, você poderá solicitar o estorno ao iFood.
Solicitando reembolso por pedido com problema (Imagem: Reprodução/iFood)
Caso você opte por “Meu pedido veio errado”, poderá especificar qual item foi trocado. Após detalhar o ocorrido e anexar fotos que ajudem a comprovar o problema, você será atendido pelo iFood no chat do serviço.
Quando há problemas com a qualidade do pedido, o iFood pede que você descreva o ocorrido e avalie o estabelecimento. Essa avaliação pode ser feita em até 15 dias após a conclusão do pedido.
Caso o pedido ainda não tenha saído para entrega, mas você precise fazer o cancelamento, o mais indicado é entrar em contato com o restaurante por meio do chat. Quando o restaurante cancela o pedido, seu reembolso é feito de forma automática.
Lembre que o tempo é importante nesse momento, pois evita que o estabelecimento comece a preparar/finalize o pedido e negue o cancelamento.
Se o restaurante não responder e você precisar cancelar mesmo assim, é possível tirar um print da mensagem enviada ao estabelecimento com a solicitação de cancelamento e entrar em contato com o iFood para pedir o reembolso.
Você pode fazer isso indo em “Ajuda” > “Tenho um problema com o pagamento” > “Cobrança indevida” > “Não recebi meu reembolso” > “Enviar mensagem para o iFood”.
Com informações: iFood
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