Todos já ouvimos falar de ativos, mas realmente o que pode ser considerado como isto? Veja abaixo o que é um ativo financeiro, seja de empresas, investidores, que objetos que podem ser definidos com esse nome. Quais são as diferenças quando falamos de empresas e pessoas físicas? Vamos tentar entender um pouco mais sobre ativos e ativos financeiros no decorrer do texto.
Termo que determina propriedades ou itens de valor possuídos por uma pessoa, casas, carros, renda fixa, investimentos, partes societárias.
No caso das empresas, representa todos os itens como caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, investimentos etc. Posses e que estão contabilizadas em seu balanço patrimonial.
Normalmente, os ativos de uma empresa são alocados em três categorias, de acordo com a liquidez e duração (ativo circulante, realizável no longo prazo e permanente). O total de ativos de uma empresa equivale à soma dos seus passivos e de seu patrimônio líquido.
É um ativo líquido que obtém seu valor de um direito contratual ou reivindicação de propriedade. Podemos incluir dinheiro, ações, títulos, fundos mútuos e depósitos bancários são exemplos de ativos financeiros, pois são intangíveis.
Ao contrário de terras, propriedades, mercadorias ou outros ativos físicos tangíveis, o que estamos definindo não têm necessariamente um valor físico inerente ou mesmo uma forma física.
Em vez disso, seu valor reflete fatores de oferta e demanda no mercado em que negociam, bem como o grau de risco que carregam. Quando falamos de empresas, os ativos intangíveis são bens valiosos que não são de natureza física, eles incluem patentes, marcas registradas e propriedade intelectual.
Commodities, por exemplo, são os ativos subjacentes reais que são fixados em ativos financeiros como futuros de commodities, contratos ou alguns fundos negociados em bolsa (ETFs).
Da mesma forma, os bens imóveis são os ativos imobiliários associados às ações de fundos de investimento imobiliário (REITs). REITs são ativos financeiros e são entidades negociadas publicamente que possuem um portfólio de propriedades.
De acordo com a definição normalmente citada das “Normas Internacionais de Relatório Financeiro” (IFRS), eles incluem:
Para pessoas físicas a questão é mais simples do que para empresas, mas o resumo da definição é: tudo aquilo que se possui e que pode ser atribuído valor, inclusive suas ações na bolsa. Boa sorte.
Com informação: Infomoney, Investopedia, Ni Business Info.
Nenhum comentário:
Postar um comentário