Aproveitando a leva de lançamentos que aconteceram nesta semana, a Xiaomi também mostrou ao mundo um novo visual para a marca, mudando principalmente o logo da empresa. A firma chinesa cortou as bordas e adotou cantos bem arredondados, mantendo o mesmo nome “Mi” do interior. Um dos objetivos desta alteração é a identificação da companhia com o segmento de maior custo do mercado, em cores preta e prata.
Toda empresa sonha encontrar meios de se identificar em um segmento onde pode cobrar mais caro por seus produtos. A Xiaomi vive em um estereótipo de tudo custar menos, só que alguns de seus produtos já são tão caros quanto a concorrência direta, como acontece com o recente dobrável Mi Mix Fold, que passa facilmente dos R$ 11 mil na conversão direta com a nossa moeda – o Galaxy Z Fold 2 5G, da Samsung, pode ser encontrado no varejo por valores próximos de R$ 12,5 mil.
Seguindo nesse pensamento, junto de uma modernização da própria identidade visual, a Xiaomi resolveu apresentar um novo logo. Ele é basicamente idêntico ao anterior, só que mais arredondado. Imagine que o anterior é um quadrado, então você avança 50% do caminho necessário para um círculo perfeito. É mais ou menos assim que ficou.
A Xiaomi comenta que cortar as bordas e chegar ao novo visual foi um trabalho feito pelo professor da Musashino Art University, Kenya Hara, que também é presidente do Nippon Design Center. “A cor corporativa permanece em laranja para continuar a transmitir a vivacidade e juventude da Xiaomi,” diz a empresa em nota.
“Preto e prata também serão utilizados como cores complementares para acomodar linhas de produtos de alta qualidade,” complementa. Hara diz ter utilizado fórmulas matemáticas para desenhar o novo logo, trabalho que estava acontecendo dentro da empresa desde 2017.
Não está claro quais produtos serão os primeiros a carregar a nova identidade visual, já que a empresa conta com muito mais do que apenas celulares, indo para televisores, purificadores de ar, bicicletas e patinetes elétricos, lâmpadas inteligentes, projetores, aspiradores de pó, caixas de som Bluetooth, roteadores, câmeras inteligentes e até mochilas.
De qualquer forma, o site da Xiaomi já está utilizando o novo logo arredondado.
Com informações: Xiaomi.
Fórmula matemática para a nova logo: border-radius: 50%.
E pensar que pagaram rios de dinheiro para o departamento de design para estudar essa ‘fórmula’. Falta assunto ou inovação mesmo…
Achei que o thumbnail da notícia era o antes da logo nova
Ficou parecendo ícone de aplicativo
Seria bacana outras marcas em segmentos premium. Hoje só consigo realmente ver a Apple sendo de um segmento de fato premium.
A Samsung até tenta, tem bons telefones e está seguindo à risca vários dos pontos fortes da maça, porém ainda sinto que o Android não é um bom sistema pra quem busca essa categoria. Vamos ver no futuro se quem compra aparelhos buscando destaque social levará em consideração a Xiaomi tbm.
ainda sinto que o Android não é um bom sistema pra quem busca essa categoria.
O problema nem é o Android, mas o posicionamento da marca. Vender apenas produtos premium ou com experiência consistente, implica em cobrar mais. E isso sempre vai ser um ponto negativo dentro do mundo Android justamente pela diversidade de modelos, com as marcas competindo pelo mesmo cliente.
Precisaram contratar tudo isso pra alterar as bordas? Sem querer desmerecer o trabalho do profissional responsável mas, francamente kkk…
Obs: a marca em si não mudou nada, só alteram o logotipo mesmo.
Basta forçar os ícones adaptativos no Android em qualquer launcher e já se tem o mesmo resultado…
Nossa, esses Ads na interface são realmente irritantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário