sexta-feira, 9 de abril de 2021

Spotify usa assistente de voz para direcionar anúncios | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O Spotify apresentou detalhes sobre a sua nova assistente virtual. Em uma página, a plataforma de streaming afirmou que as informações coletadas com o recurso acionado pelo comando “Hey Spotify” também podem são utilizadas para direcionar anúncios. Mas, caso o usuário queira, a função pode ser desabilitada nas configurações do app.

Spotify no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Os detalhes sobre o uso de informações com o recurso foram revelados em uma lista de perguntas e respostas. A página diz que, ao utilizar a ferramenta, a entrada de voz e outras informações são enviadas ao Spotify. “Isso inclui gravações de áudio e transcrições do que você diz e outras informações relacionadas, como o conteúdo que foi devolvido a você pelo Spotify”, afirmam.

“Você pode interagir com alguns dos anúncios no Spotify usando sua voz”, explicam. “Por exemplo, um anúncio habilitado para voz de um novo álbum pode pedir que você diga “Tocar agora” para ouvir esse álbum. Você pode ler mais sobre os anúncios de voz e ativá-los ou desativá-los a qualquer momento nas configurações do Spotify”.

A plataforma de streaming certifica que não está gravando todas as conversas. Eles afirmam que começam a receber os dados quando o usuário pressionar o botão correspondente à ferramenta ou dizer “Hey Spotify”. No caso dos anúncios de voz, o aplicativo vai emitir um alerta sonoro para avisar que o recurso está habilitado.

“O dispositivo sempre indicará a você quando o Spotify está recebendo sua entrada de voz, por exemplo, com um indicador visual ou um tom audível”, explicaram. “Ao ouvir a palavra de despertar, o Spotify ouve pequenos fragmentos de alguns segundos que são apagados se a palavra de despertar não for detectada”.

Spotify no celular (Imagem: Unsplash)

A plataforma de streaming de músicas e podcasts revelou cinco fatos sobre a novidade nesta sexta-feira (9). Nos dois primeiros, a companhia explica que o recurso pode ser ativado pelo botão de microfone na busca ou desativado nas configurações do Spotify. O usuário também pode remover as permissões de microfone completamente.

O terceiro e quarto pontos destacam a facilidade que a novidade confere. Em um exemplo, a plataforma mostra que é possível solicitar a reprodução de uma playlist pela voz, sem precisar mexer no celular, para ouvir as músicas. Por fim, o último fato é destinado ao que acontece quando o comando é acionado:

“O Spotify sempre indicará – com um tom visual ou de áudio no aplicativo – quando está recebendo sua entrada de voz”, explicam. “No resto do tempo, o aplicativo ouve ‘Hey Spotify’ em trechos curtos de alguns segundos que são excluídos se você não diz”.

Segundo a plataforma de streaming, o recurso começou a ser liberado recentemente para os usuários dos Estados Unidos nos aplicativos para Android e iOS.

Com informações: Engadget e Spotify (1 e 2)

Comando "Hey Spotify" pode ser útil em gadget da empresa para carros, principalmente para quem não tem Android Auto e CarPlay

As mudanças visuais são pequenas, mas com elas o Spotify pretende dar ainda mais destaque para recomendações de artistas

Car Thing está em desenvolvimento desde 2019 e pode chegar em breve, após ter sido homologado e aparecido no código do app para iOS

Cortar pausas silenciosas em podcasts é uma ferramenta muito importante para fazer do Spotify um hub deste tipo de conteúdo

Mudança no Spotify inclui nova página de perfil de ouvinte, que destaca as músicas e os artistas que você mais ouve

Comentários com a maior pontuação

“Por exemplo, um anúncio habilitado para voz de um novo álbum pode pedir que você diga “Tocar agora” para ouvir esse álbum.

E pra essa super “interação” com o anúncio, vai ter que dizer o “Hey Spotify” ou pressionar o botão correspondente antes?
Porque se não precisar,

Ainda assim, a plataforma de streaming certifica que não está gravando todas as conversas. Em outras palavras, a assistente virtual só é acionada quando o usuário pressiona o botão correspondente à ferramenta ou diz “Hey Spotify”.

Essa afirmação vai por água abaixo.
Apesar de que certificar que não está gravando todas as conversas não quer dizer exatamente que a assistente só é acionada se determinadas condições são verificadas.

“O Spotify sempre indicará – com um tom visual ou de áudio no aplicativo – quando está recebendo sua entrada de voz”, explicam. “No resto do tempo, o aplicativo ouve ‘Hey Spotify’ em trechos curtos de alguns segundos que são excluídos se você não diz”.

Essa parte está estranha.
O Spotify sempre indica quando o app está captando sua voz. E no resto do tempo (que eu entendo que seja todo o tempo em que o app não está captando a sua voz), o aplicativo capta o som do microfone por alguns segundos (suponho que em intervalos regulares) pra ver se a frase é dita e, caso contrário, ele descarta o que for captado?
Se for isso e não houver indicação alguma durante esses segundos, a afirmação também seria uma falácia.

Eu atualizei o texto para explicar melhor pois acabou ficando confuso nessa parte.

Valeu pelo toque!

Você provavelmente já sabe o que é o AdBlock ; entenda também por que bloqueadores de anúncios são tão polêmicos em toda a internet

Para todos; pesquise na Biblioteca de Anúncios do Facebook, antes de acreditar que tudo é orgânico, verdade ou inofensivo

Um guia para quem começou agora e quer saber como usar o Spotify para aproveitar todos os recursos da plataforma de streaming

Saiba como adicionar pessoas no Spotify para saber o que anda em alta na sua comunidade e ficar por dentro dos lançamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário