sexta-feira, 9 de abril de 2021

Samsung prepara TVs OLED com painéis da LG Display | Negócios | Tecnoblog

Se por um lado a LG não se deu bem tentando vender seus celulares, na fabricação de telas OLED a empresa vai bem ao ponto de receber uma cliente conterrânea para novas TVs: a Samsung. Se os boatos realmente forem verdadeiros, a marca pode lançar novamente televisores com este tipo de display após muitos anos apostando em outras tecnologias.

TV 8K Samsung Q800T (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Nas TVs o mercado fica basicamente dividido entre a Samsung entregando LCDs de vários tipos, como as competentes QLEDs, enquanto a LG aposta muitas de suas fichas nas OLEDs. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas na média a qualidade de exibição para cores e contraste são maiores em televisores com diodos orgânicos – com o preço no burn-in. Este cenário é tão comum, que rumores recentes apontam para uma parceria sendo firmada dentro da LG, para entregar telas OLED para a Samsung criar suas próprias TVs.

Se confirmado, o acordo pode fazer a Samsung deixar de ser praticamente a única grande fabricante de televisores que não conta com modelos OLED em seu portfólio – mesmo com AMOLED na maior parte dos smartphones vendidos pela mesma marca.

Segundo o rumor, a Samsung está finalizando os detalhes para comprar um milhão de painéis OLED da LG até o final do segundo semestre deste ano. Já em 2022 a empresa receberá outros quatro milhões. Só a segunda parte do pedido já deve significar uma demanda 50% maior que a atual fabricação deste componente nas plantas da LG – resta saber se é possível aumentar a capacidade fabril.

Neste momento, a LG já é uma das maiores fabricantes de painéis OLED no planeta, entregando o componente até mesmo para empresas concorrentes. A lista inclui seus próprios televisores, junto de modelos da Vizio, Sony, Philips, Sharp, Huawei, Panasonic, HiSense, Bang & Olufsen e Toshiba.

Em março do ano passado a Samsung chegou a anunciar o fim da produção de telas LCD, fabricadas em quatro locais da marca espalhados por Coreia do Sul e China. Pouco tempo depois, em dezembro de 2020, a empresa asiática voltou atrás e seguiu com sua linha de montagem por tempo indeterminado – dependendo apenas da demanda apresentada pelo mercado.

Um grande responsável pela decisão mais recente é o COVID-19, já que a Samsung viu a demanda por este tipo de tela subir em 30% no terceiro trimestre de 2020, quando comparado aos três meses anteriores. Com a parceria firmada com a concorrente LG, estes planos podem ter mudado mais uma vez.

Existe um rumor apontando o lançamento de um novo tipo de televisor da Samsung, com tecnologia chamada QD-OLED e que trará um painel OLED com os pontos quânticos das TVs QLED, chegando ao mercado no último trimestre deste ano. A provável promessa encaixa na entrega dos painéis da LG neste segundo semestre, seguindo para 2022 com mais unidades.

Com informações: SamMobile e Engadget.

Localizada em Guangzhou, a nova unidade da LG Display começou a produção em larga escala e poderá entregar 60 mil telas por mês

Samsung pretendia encerrar produção no fim de 2020, mas mudou de ideia após alta na demanda por painéis LCD

Divisão de telas da Samsung irá interromper produção de LCD até o final de 2020; focos serão OLED e pontos quânticos

Vendas do Fire TV Stick crescem 36% no quarto trimestre de 2020 e fazem Amazon superar a Samsung pela primeira vez

Apple teria compensado Samsung em US$ 950 milhões por encomendas de telas OLED aquém da quantidade mínima estabelecida

Comentários com a maior pontuação

Modelos de Smart TV ostentam telas de configurações diferenciadas: LED, LCD, OLED, QLED e MicroLED

Preços, tamanhos de tela, tecnologias, recursos e sistemas variam muito de um modelo para o outro; saiba como comprar uma smart TV

Descubra o que é e como funciona uma estrada solar, uma solução proposta para o futuro da geração de energia elétrica limpa

Entenda o que é efeito burn in, que afeta telas de TVs e celulares, e saiba o que fazer para evitar os incômodos "fantasmas"

É comum encontrar essas siglas (IPS e VA) em etiquetas e especificações técnicas de monitores ou televisores, e tudo bem ficar confuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário